iPod School

E se o iPad 2 só tiver 256MB de RAM?

Francisco Almeida VizentinFrancisco Almeida Vizentin

Com o lançamento do iPad 2 vieram as dúvidas e os rumores. Até que os usuários realmente ponham as mãos em um essas perguntas ficarão no ar. Uma das hipóteses que mais marcou  a semana após o lançamento do dispositivo foi sobre sua verdadeira quantidade de memória RAM. A Apple não divulgou informações oficiais, e pra piorar um rapaz que testava um iPad 2 que estava em demonstração em Londres perguntou sobre isso a um dos funcionários que estavam no local e obteu um direto “Não podemos passar essa informação.” Mas se o iPad 2 realmente tiver só 256MB de memória, o que mudaria no seu uso?

A Apple tem essa mania de sempre ficar com segredos. Talvez seja esse o sucesso dos lançamentos de seus produtos. Mas com essas ideias as pessoas começam a pensar que estão sendo enganadas pela empresa de Cupertino, afinal, com tantas melhorias (como o processador super-potente), o que levaria a maçã a manter a memória igual à do antecessor do Tablet e menor que a do iPhone 4? Só é possível pensar em uma explicação: não é necessário o upgrade.

Vamos pensar como Tio Jobs: “Se meu tablet roda com boa performance com esses 256MB, pra que deixar ele mais caro?” E é isso. Se o iPad 2 realmente só tiver tal quantidade de memória é porque a Apple não julgou necessária essa melhoria.

E ainda para justificar: os laptops rodando Windows agora vêm com 6GB de RAM, mas têm performance igual ou pior que os MacBooks que tem 4GB. O que importa não é o número, mas sim como você o usa.

Esse é o meu primeiro post no blog. Espero que gostem!

Apaixonado por programação, design, fotografia e música, desenvolveu um grande respeito pela companhia da Califórnia. Atualmente tem 17 anos e vive em Brasília.

  • Mike

    Belo post, parabéns!

    Pensando por esse lado, realmente faz muito sentido o que disse, e é até melhor, eu sempre achei que não fosse necessário tanta ram, afinal, até o ipod que tem menos memoria roda tudo que roda no iphone praticamente igual! Então, não há porque fazer mudanças mesmo..

    Mudanças tem q continuar fazendo essas tablets horríveis com Windows, pq o Windows e seus programas come mais memória que qualquer outra coisa.

    • Francisco Almeida

      Obrigado! Que bom que gostou do post, e espero que goste dos próximos! Seu ponto de vista é bem semelhante ao meu…

  • Willian Sousa

    Se o desempenho continuar o mesmo, quer dizer que realizaram os testes, e chegaram a conclusão de que o aparelho não necessita de mais memória.

    O iPhone 4 por exemplo tem 512, e é um exagero. Um dia eu compro um 😛

    Mesmo assim o iPad2 vale a pena, por conter chip gráfico e processador novo, já vale mt a pena.

  • Le0VilleMS

    Ótimo Post!

    Mas como você falou, não adianta ter 6Gb de memória de uma marca ruim, tem PC com 2Gb que é mais estável do que um com 4Gb (eu já vi isso). O que importa não é a quantidade, mais sim a qualidade, tanto que um DIMM de memória DDR3 para servidor custa R$ 250,00 Por que? Simplesmente porque um servidor tem que ter uma memória de ótimo desempenho, pois se um servidor para por 1 hora, a empresa pode ter um sério prejuízo.

    Mas manter o iPad 2 com 256Mb vai fazer com que a Apple volte à história dos iPods Touch 2G MC: Foram lançados juntos com os iPods Touch da 3 ª Geração, mas devido à baixa quantidade de RAM, foram tirados de linha juntos com os da 2 ª Geração.

    Provavelmente a Apple não quer cometer o mesmo erro e o iPad 2 deve ter de 512 Mb a 1Gb de RAM.

    Temos que esperar que alguém pegue o iPad 2 e verifique para nós…

  • Gil

    Finalmente alguém com uma opinião inteligente sobre o assunto, hehehe. A Apple NUNCA vendeu produtos pelas especificações técnicas deles como fazem as concorrentes. Isso é bem visível nos MacBooks, como vc mesmo disse. Para a Apple, oq importa é que as especificações técnicas sejam boas o suficiente para que a experiência seja boa.

    Afinal, alguém sabe medir o quanto uma tablet precisa pra rodar as coisas? Nos PCs, você até compra pensando naquele jogo que precisa de 512MB de vídeo ou 4GB de RAM, mas alguém sabe o quanto um jogo ou App para tablet precisa?

    Enquanto os concorrentes se matam lançando tablets com mais memória, mais câmera, mais processador… A Apple continua vendendo boas experiências… 😉

  • Reinaldo

    Seu primeiro post, e meu primeiro comentário.

    Começou bem, pois, no mínimo me fez pensar em algo que sequer passava em minha cabeça e, acredito, na de muitos.

    Seu argumento, sobretudo quanto ao preço e performance são válidos e reforça meu pensamento que este iPad 2 é apenas uma aquecimento para o lançamento do iPad 3 que, segundo alguns, pode ser feito ainda este ano, coisa que não acredito.

    Não comprei iPad pois não tenho quem os traga do exterior, tampouco gosto do risco, além do que, prefiro comprar parcelado no cartão.

    Embora com muitas dúvidas, você tocou num ponto que me agradou , pois, caso este iPad tenha 256 de RAM, realmente, compensa comprar o iPad de 1a geração, pular esta e esperar o 3, em 2012.

    Sucessos e continue postando!

    • Mike

      Depende, quem usa facetime toda hora como eu que uso todo santo dia, é mais vantagem um ipad 2, rs 200 reais não é tanta diferença assim :S

  • Muito bom cara, começo com o pé direito >D

  • Ricardo

    Otimo post, concordo totalmente! Parabens e bem vindo ao iPod School!

  • Emílio

    Esse negócio de "não importa o número e sim como você usa" parece que tá falando do tamanho do pênis! auhauhauhauhauha

    • Francisco Almeida

      Quando dizem que brasileiro tem mente poluída eu concordo sempre. Hahaha, eu ri com isso.

  • iMark

    Parabéns e seja bem vindo a família iPod School 😉 .

    Abraços

    • Francisco Almeida

      Obrigado!

  • Guilherme Freitas

    A manchete, devo assumir, me fez deliberar por um instante. Porém, acho improvável que a empresa de Cupertino tenha mantido os tais 256 – como dito em nossa ultima podcast; uma vez que o avanço gráfico do novo tablet demande uma capacidade de armazenamento melhor. De qualquere forma, exdelente post, meu novo colega!

    • Norton Cruz

      Com certeza, a demanda por memória que esses novos jogos para iPad – que com certeza tomarão proveito do novo chip A5, com 9 vezes a performance gráfica – será muito maior, eu estimo…

    • Norton Cruz

      E só mais uma coisa… excelente, não exdelente hahaha!

      • Guilherme Freitas

        Digitando no iPad ;p

  • benno

    Só uma coisa quanto mais handware ele tiver mais atualizaçoes ele vai receber.

    Se for verdade acho que com essa ram ele nao vai muito longe,

  • Victor Diniz

    ótimo post cara!

    bem vindo a nossa família 😛

  • "os laptops rodando Windows agora vêm com 6GB de RAM, mas têm performance igual ou pior que os MacBooks que tem 4GB. O que importa não é o número, mas sim como você o usa"

    Opa, tem coisa errada ai, pois mais de 4gb de ram do pc ou no Mac só irão realmente se "revelar" se você usa editores de vídeos ou imagens, a diferença aparece quando você renderiza um vídeo no After Effects!

    A não ser que você use o bugado Windows Vista…

  • Eduardo Vasconcelos

    Vamos lá

    1 – quantidade de memória ram não tem nada haver com sistema operacional, existem windows com 2 gigas que tem performance melhores que macbooks o que importa são os serviços executados pelo S.O bem como as aplicações a serem utilizadas nesse seu pensamento a performance de um linux rodando com 512mb em modo texto rodando somente uma aplicação simples seria melhor ou tão bom um macbook rodando a mesma aplicação pois os serviços envolvidos seriam diferentes nos sistemas operacionais envolvidos.

    2 – a Apple colocando somente 256mb de memória no ipad2 seria um tiro no pé, você pode perguntar para qualquer pessoa mais experiente em informática em geral que ele lhe responderia isso, escute o podcast horadomac que tem um pessoal mais experiente no mundo apple que eles comentam que a utilização de certas aplicações no ipad são lentas demais por conta desses 256 coisa que no iphone4 são excelentes por conta de mais memória ram.

    3 – Cara eu amo meu iphone 3gs, mas sou realista e não xiita por causa da apple se a apple fizer isso que vc diz com tanta clareza seria um suicidio abra os olhos que o mundo apple nao e perfeito e melhore suas justificativas, pesquise mais vc gosta de escrever mas seu pensamento tá muito dentro do campo de distorção de jobs, dizer que não merece upgrade é burrice de uma empresa que é lider de mercado e a história já se mostrou bem violenta com empresas são burras vide IBM e Microsoft

    • Francisco Almeida Vi

      Em parte do texto alguma eu disse que concordava com a Apple. Você que precisa abrir os olhos e ler. é muita estupidez sua dizer que minha justificative é ruim. Quando eu li os rumores da pequena memoria foi essa a unica coisa que me veio a cabeça.

      1 – Claro que o sistema operacional tem a ver com a memoria RAM, afinal é ele que controla o hardware. E linux em modo texto teria performance equivalente ao mac porque qmbos rodam sobre a mesma plataforma. A RELAçÃO QUE FIZ NO TEXTO ERA ENTRE MACS E WINDOWS.

      2 – Nada a comentar

      3 – Como disse a principio, nunca disse que concordava com a Apple, e não estou tentando salvar ela.