Press "Enter" to skip to content

E agora, iPhone 5 ou iPod touch 5 em setembro deste ano?

Em setembro deste ano, a Apple provavelmente marcará um evento musical, como ela sempre faz. Durante o ano, há eventos da Apple em janeiro, em junho e em setembro. Já passaram dois neste ano, portanto temos apenas mais um. No primeiro evento do ano, foi apresentado o iPad 2. No segundo, foram apresentadas três grandes novidades relacionadas à software. E no terceiro, finalmente, será apresentado algum gadget novo, provavelmente. Seria este novo produto um iPhone ou um iPod touch?

Antes de tudo, sinto-lhes informar que é extremamente improvável que a Apple lance um iPhone novo juntamente com um iPod touch novo no seu evento musical de setembro. Não seria uma boa estratégia de marketing para a empresa lançar dois produtos um pouco “similares” juntos. Apesar do iPhone e do iPod touch serem diferentes, é inegável que a Apple lucre mais lançando os dois em períodos do ano diferentes.

Apesar de eu não ver melhorias necessárias no iPhone 4, vejo algumas melhorias básicas que deverão existir no iPod touch de quinta geração, e acredito que será ele que será atualizado em setembro.

Primeira possível novidade no iPod touch 5g: câmera.

Apesar de já ser existente desde a primeira geração do iPhone, uma câmera física no aparelho foi implementada no iPod touch apenas em sua última geração, motivado pelo conceito do FaceTime: ligações gratuitas por voz e vídeo entre iPhones, iPods, iPads e Macs. Sabemos que a câmera traseira do iPhone 4 é excelente, ela apresenta uma capacidade de 5 megapixels e alta resolução. Mas e a câmera do iPod touch, será que ela tem o mesmo desempenho espetacular?

A sequência das fotos abaixo foram retiradas desta página. São duas fotos com um pouco de zoom. Uma delas foi tirada pelo iPhone 4, e a outra foi tirada pelo iPod touch 4g.

Primeira foto, batida através iPhone 4:

Clique na imagem para ampliá-la.

Segunda foto, batida através do iPod touch 4g:

Clique na imagem para ampliá-la.

Uau! Enquanto a foto tirada pelo iPhone 4 é claramente nítida, a mesma foto tirada pelo iPod touch 4g aparece totalmente distorcida quando é ampliada. Mas qual é o motivo desta diferença enorme? Enquanto a câmera do iPhone 4 tem 5 megapixels, a câmera do iPod touch 4g não chega nem a 1 megapixel – ela tem apenas 0.7 megapixel. Acho a situação lamentável.

Segunda possível novidade no iPod touch 5g: hardware.

O grande sucesso do iPod touch certamente se deve à sua capacidade para jogos. Os aplicativos na App Store são o foco de quem compra qualquer modelo do iPod touch. Ele é ótimo principalmente para jogos. Mas para rodar jogos, ele precisa de um hardware bom, será que ele já tem?

Novamente, o iPod touch 4g perde para o iPhone. Enquanto o iPhone 4 tem 512MB de memória RAM, o iPod touch 4g tem apenas 256MB. O número não é o suficiente para rodar vários apps ao mesmo tempo, e deixar vários aplicativos rodando em background simultaneamente prejudica o desempenho do aparelho. É provável que a Apple também inove do processador: a empresa poderá adotar o novo chip A5, já em uso no iPad 2, para substituir o A4 atual.

O que mais o novo iPod touch teria?

As únicas duas novidades que acho um pouco óbvio que o iPod touch 5g teria são uma câmera mais potente e mudanças no hadrware, prefiro não me arriscar além disto, mas também acho um pouco provável um design novo e numa bateria um pouco melhorada. No entanto, a Apple é uma caixinha de surpresas. Posso estar certo do que falei neste artigo, e posso estar completamente errado. A única coisa que sabemos é que a Apple gosta de nos surpreender, e podemos esperar novidades muito interessantes para o novo iPod. 😉