Press "Enter" to skip to content

Downgrades: tudo o que você precisa saber sobre

ATUALIZAÇÃO: CLIQUE AQUI E ABRA NOSSO GRUPO DO FACEBOOK. TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O DOWNGRADE POR LÁ, MUITA COISA MUDOU. É GRATUITO, O GRUPO É LIVRE. 😉

[Última atualização da matéria: 15 de outubro de 2012]

Como fazer o downgrade do iOS 6 para o iOS 5?

Muitos usuários do iOS às vezes têm o desejo de realizar um downgrade no aparelho. A palavra downgrade obviamente vem do famoso – mas não mais falado do mundo, okay? – idioma inglês, e em português pode ser traduzida para algo como “regressão de versão”, o contrário da atualização: seria voltar o gadget para uma versão mais antiga do que a que ele está rodando.

No iPhone, muitos desejam fazer o downgrade de baseband para que um aparelho comprado no exterior bloqueado de fábrica possa rodar uma versão de baseband desbloqueável pelo Ultrasn0w (programa de desbloqueio via software disponível no Cydia). Se este é o seu caso, saiba que o downgrade de baseband já foi possível nas versões antigas de basebands, mas não é mais. O único downgrade atualmente possível é o de software, do sistema operacional que o iPhone roda (a última versão no momento é a 6.0). Mas para fazer o downgrade de software, precisamos entender alguns conceitos básicos de SHSH. Vamos então às explicações!

1: Entendendo o SHSH.

Antes de tudo, saiba que o iTunes é um software muito inteligente. Antes dele instalar uma versão do iOS em seu gadget, ele primeiro veifica com os servidores da Apple se aquela versão é a última disponível. Se não for, ele cancela o processo de inatalação do iOS, e você receberá uma mensagem de erro na tela de seu computador.

A única maneira de contornar isto e fazer com que o iTunes instale em seu gadget uma versão mais antiga do que a do servidor da Apple é tendo o SHSH salvo. Ele é uma assinatura única e diferente para cada aparelho. Sempre restaurar que você atualiza seu gadget, essa assinatura é verificada nos servidores da Apple antes de proceder com a restauração. Quando uma nova atualização é lançada, a Apple deixa de assinar a versão anterior, tornando assim impossível a restauração para uma versão mais antiga. Aí que entra o SHSH: quando você possui o SHSH blob salvo de uma versão mais antiga, você poderá “enganar” o iTunes: é possível simular um servidor local em que a última versão para este servidor seja a salva localmente no seu computador.

2: Antes de salvar o SHSH.

Mesmo estando em uma versão antiga do iOS (como por exemplo a 5.0.1), você pode salvar o SHSH para a versão mais recente: você não precisa estar nela para salvar. Mas apenas pode salvar a da mais recente disponível (atualmente, a 6.0). Portanto, se você comprasse um iPhone HOJE e ele viesse com o iOS 6.0, você não poderia realizar o downgrade. Resumindo toda essa história: ter o SHSH salvo serve mais por PRECAUÇÃO: se você atualizar acidentalmente para uma versão que não possui jailbreak, poderá voltar a uma versão que possui, se você tiver o SHSH salvo para ela, claro. Portanto, se você já chegou aqui, não pare: continue o processo para salvar seu SHSH. É simples e útil.

3: Como salvar o SHSH.

Agora que já entendemos os conceitos básicos necessários, vamos aprender a salvar o SHSH? O Cydia faz isso automaticamente, na maior parte das vezes,  mas se você nunca realizou o jailbreak, ou então deseja ter certeza em dobro de que um dia você poderá realizar o downgrade, se precisar, é possível salvar o SHSH pelo Redsn0w, e o melhor: deixar tudo em um servidor dos hackers de maior credibilidade no mundo do jailbreak. Sendo assim, você provavelmente nunca (!) perderá o SHSH uma vez salvo. Vamos primeiro salvar todos os SHSH’s que podem ser salvos, e depois verificar a lista completa de todos os SHSH’s salvos.

3.1. Primeiramente, baixe a última versão do Redsn0w correspondente ao seu sistema operacional:

3.2. Abra o Redsn0w. O programa é exatamente o MESMO independentemente do seu sistema operacional. Os botões e a tela são os mesmos. Cada vez que você seleciona um botão, mais opções aparecem. Não se preocupe, é tudo extremamente simples. Clique na sequência de botões: “Extras” > “SHSH Blobs” > “Fetch”.

Conecte seu iPhone, iPod touch ou iPad ao seu computador pelo cabo USB. Em seguida, desligue seu aparelho normalmente e aperte em “Next” (continuar). O Redsn0w pedirá que você coloque seu aparelho no modo DFU. Faça o seguinte:

  • Pressione o botão de ligá-lo e mantenha-o pressionado por 3 segundos;
  • Sem soltar o botão de ligá-lo, comece a pressionar também o home button (botão quadrado). Matenha essa combinação por 10 segundos;
  • Solte apenas o botão de cima, mas continue com o dedo em cima do home button. Depois de aproximadamente 15 segundos, o Redsn0w detectará seu iPhone/iPod/iPad e fará todo o trabalho de forma automática.

Durante o modo DFU, a tela do seu aparelho fica preta, apagada. É normal. Espere alguns minutos até que o Redsn0w salve todos os SHSH’s disponíveis e envie para o Cydia.

3.3. Clicando em “back” no Redsn0w, ainda na opção “Extras > SHSH blobs”, não clique no botão “Fetch” agora, mas sim no “Query”. A lista de todos os SHSH’s salvos aparecerão para você. Se você tiver o SHSH salvo para a versão 5.1.1, por exemplo, o downgrade do iOS 6 para o iOS 5.1.1 será possível.

4: Como realizar o downgrade tendo o SHSH salvo?

  • Clique aqui para baixar as versões do iOS. Nesta página, selecione a versão do iOS a qual você quer que seja instalado em seu aparelho. Baixe a versão correspondente à geração do seu aparelho, obviamente.

Baixado, abra o Redsn0w. De novo, vá em Extras > SHSH blobs. E desta vez, use a opção “Stitch”. Posteriormente, você verá uma tela divididas em duas seções: “IPSW” e “blobs”. Na seção do “IPSW”, selecione o arquivo com a extensão .ipsw que você baixou; e na seção “blobs”, clique no botão “Remote” (ela buscará o SHSH correspondente a tal versão no Cydia). Feito isso e clicando em Next, sua tela ficará parecida com esta:

Um arquivo com a extensão “.ipsw” será gerado na mesma pasta em que o IPSW original estava. Salve-o em um local seguro. Você usará este arquivo para restaurar seu aparelhos através do iTunes.

Coloque seu aparelho em DFU e faça uma restauração normal: botão shift do teclado (ou option, no Mac) + restaurar e selecione o arquivo customizado que o Redsn0w criou para você. Você já ouviu falar do TinyUmbrella e da modificação do arquivo de hosts do computador? Esqueça – por este processo, tudo necessário está dentro do arquivo IPSW final gerado. Você não precisa de mais trabalho nenhum.

6: Etapa opcional: Solucionando possíveis erros no downgrade.

Após aguardar o decorrer da restauração, se não for exibido em sua tela nenhuma mensagem de erro, parabéns, você efetuou o downgrade com sucesso!

Mas se você não foi tão felizardo assim, deve ter recebido de presente uma mensagem de erro desconhecido(1015 é o mais comum) e a imagem pedindo que conecte seu aparelho ao iTunes. Com isso lhe restam duas alternativas para tirar seu device de tal situação:

  1. Faça o jailbreak pelo Redsn0w. Tutoriais de jailbreak estão disponíveis no menu Jailbreak aqui no Blog. Faça o correspondente a sua versão. A ideia geral é esta: você faz o jailbreak para que a tela do cabo do iTunes suma e seu aparelho seja iniciado normalmente após o downgrade ser feito com sucesso.
  2. Grupo do Facebook! No nosso grupo do Facebook, você terá assistência no jailbreak. Participe clicando aqui.