iPod School

Do iPad para o Surface RT: tablet da Microsoft recebe jailbreak

André BazagliaAndré Bazaglia

Desde sempre, a Apple tem a velha fama de empresa monstramente restritiva, malvada e boba, que não deixa seus consumidores explorarem por completo todos os recursos que o hardware integrado ao software dos seus populares gadgets podem proporcionar. Para fugir do ecossistema controlado milimetricamente pela maçã mordida, o usuário dos produtos da Apple realizam o jailbreak – fuga da jaula, na tradução literal -, que é um simples desbloqueio do sistema para rodar códigos não assinados. Antes exclusividade da Apple dentro do mundo dos tablets e smartphones, o Windows Surface RT foi o segundo tablet a receber o jailbreak (o primeiro foi, obviamente, o iPad de gerações anteriores). A versão RT é a mais básica do Microsoft Surface, com um hardware menos potente e um preço mais popular, que roda uma versão adaptada do Windows 8 para funcionar com um desempenho aceitável em um hardware limitado. Somente aplicativos disponíveis através da Windows Store podem ser instalados no Microsoft Surface RT; tal imposição não existe na versão clássica (e mais cara) do Surface.

20130113-182554.jpg

Quando questionada sobre o jailbreak de seu tablet, a reação da Microsoft é super paradoxal: a empresa aplaude e elogia o feito de hackers, diz que o jailbreak não abre o sistema para riscos sérios de segurança e ao mesmo tempo afirma que um dia possivelmente o jailbreak deixe de funcionar (em novos updates). A maçã mordida nunca se pronuncia sobre o jailbreak do seu iOS, mas deixa implícito que reprova totalmente o processo, sempre acreditando que o jailbreak prejudica a perfeição dos seus aparelhos. Assim que uma ferramenta capaz de realizar o jailbreak é lançada publicamente, a Apple desesperadamente arranja uma desculpa para atualizar o iOS, fechando a falha de segurança que permitia o jailbreak em questão. Hoje, a última versão do iOS que tem jailbreak untethered é a 5.1.1, mas hackers continuam batalhando para quebrar a segurança do iOS 6.1, que será lançado muito em breve (leia mais clicando aqui).

O método mais simples de jailbreak do Windows RT foi lançado em 10 de janeiro, mas ainda é tethered. Mesmo assim, basta executar um arquivo .bat toda vez que o sistema reinicia para o jailbreak voltar. Se interessou? Leia mais aqui.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Master

    Os usuários da maçã compram da Apple com base em uma das principais justificativas que é não pegar vírus.
    Se os caras desde as primeiras versões do iOS já quebravam a segurança, é ilusão achar que o MacOS é infalível. Só não é mais visado, por que o mercado é predominantemente PC, não Mac.
    Agora, a Microsoft ficar elogiando isso é estranho. Talvez ela já tenha se acostumado com toda a pirataria e não se importa mais. Ela já tem a maior parcela de mercado mesmo, porque se preocupar com isso se nunca foi um problema.

  • dudsrt

    sacanagem, manda os caras trabalharem no sistema iOS e nao em porcaria como Surface RT…..

    • microsoft

      famboy filha da puta…………………………………….

  • william

    O pior foi que a Microsoft elogia mesmo lembro-me do jailbreak que foi feito no kinect do xbox pra rodar no PC e depois de um tempo foi portado oficialmente para o windows 8