iPod School

Dicionário iOS

Guilherme WilliamGuilherme William

Pra quem está tendo o seu primeiro contato com o Mundo iTouch, muitas palavras desconhecidas irão aparecer. Como por exemplo: o que é iCloud?


Nesse post explicaremos todos eles que rodeiam iPhone, iPod touch e iPad. Caso você tenha alguma dúvida, é só procurar pela palavra e para isso, clique no seu teclado as teclas CTRL + F(Windows) ou Command + F (Mac OS). Aparecerá uma janelinha e escreva, conseqüentemente, a que queira.

Se tiver mais duvidas, comente que nós responderemos e adicionaremos ao post.

iCloud: Novissimo serviço disponível na Apple, onde ela armazenará todos os seus documentos, músicas, vídeos na “nuvem“.

* Nuvem é a mesma coisa que servidor. Seu arquivo fica na internet e quando quiser, é só baixar. Um bem conhecido é o DropBoxVeja um post muito bom sobre Nuvem.

App Store: A App Store é uma loja para o iPhone, iPod touch e iPad criado pela Apple que permite aos usuários navegar e fazer download de aplicativos que foram desenvolvidos com o SDK do iOS. Dependendo da aplicação, algumas são gratuitas e outras não. O preço mínimo é 1 dólar.

iTunes Store: A iTunes Store é um loja online de música, vídeo, podcast, filmes, shows, seriados e audiobooks operado pela Apple dentro do programa iTunes. Nele há conteúdos grátis como pagos.

iBooks Store: Loja de livros para o iPad, iPhone e iPod touch (os dois últimos exclusivos no firmware 4.0 em diante). Agora integrada no iTunes.

Aplicativos (app): É cada quadradinho que tem no seu aparelho. É um programinha que pode ser desde jogos à utilitários. Alguns são free e outros pagos. Todos são baixados através da App Store.

App universal (aparece um + ao lado): quer dizer que o aplicativo funciona em todos os gadgets, inclsuive no iPad (tem formato para ele).

SDK: A interface de desenvolvimento de aplicativos para a plataforma iOS. Atualmente funciona apenas em Mac.

iOS: O sistema operacional (SO) do iPhone, iPod touch e iPad. Para entender melhor, o Windows está para o computador assim como o iOS está para o iPhone/touch/iPad.

Mac OS X: É o sistema operacional do Mac. Para entender melhor, o Mac OS está para Mac assim como Windows está para PC (personal computer ou computador pessoal).

Software: É o sistema operacional. É a parte lógica. Usamos para dizer o iOS, Mac Os X e Windows.

springboards

SpringBoards/homescreen: São as páginas do seu aparelho. Cada bolinha em cima da dock, é uma SpringBoard (SB). É como se fosse sua área de trabalho.

Lockscreen: é a tela de início quando você liga seu aparelho que tem o “desbloquear”.

Pasta/Folder: como o próprio nome diz, é a pasta na qual você guardará seus apps.

folder/pasta

Dock: Barrinha que fica no canto inferior da SB. Normalmente vem 4 apps. Pode-se colocar mais caso use jailbreak. No iPad ele consegue até 6.

dock iOS

Backup: Ou cópia de segurança, é quando guardamos todas as informações do nosso gadget em alguma pasta ou local específico. Toda vez que você conecta seu aparelho ao iTunes, ele faz um backup. Se por algum motivo você restaurar, poderá escolher o último realizado. Assim, seu iPod touch, iPhone ou iPad, ficará do mesmo jeito que estava ante (apenas informações). Caso não aceite, terás que refazer tudo o que fez desde o zero. O mesmo termo é utilizado com músicas, vídeos, fotos e afins. Fazer backup deles, é guardar em algum lugar fora do computador (pen-drive, DVD, CD, nuvem*) para caso haja algum problema, você terá uma cópia por segurança, e com isso, não perderá seus dados.

Download: É quando você baixa algo para você mesmo, no seu computador. Quando você puxa algo da internet e fica com você.

Upload: É o contrário de download. Alguém está puxando ou você está enviando para alguém. Por exemplo: colocar fotos no iPod ou Orkut. O iPod e Orkut estão fazendo um upload delas. Ele está puxando para si suas informações.

Hardware: É a parte física, palpável, do aparelho. No caso do iPhone, iPod touch e iPad, é o seu interior onde tem sua placa mãe, memória, processador.

Firmware: São os arquivos do sistema operacional. Eventualmente são liberados firmwares mais novos, que trazem atualizações ao sistema.

Upgrade: É quando você atualiza para uma versão mais recente de firmware. Por exemplo: do iOS 3.0 para o 4.0.

Downgrade: É o inverso de upgrade. Este você regressa, volta a uma versão anterior da atual. Por exemplo: do iOS 3.1 para o 3.0 ou 2.0.

Baseband: Exclusiva do iPhone (iPod touch e iPad não possui). É o que controla as transmissões de dados do aparelho como EDGE/3G e internet. Em outras palavras: modem.

Desbloqueio/Unlock oficial pela operadora: Desbloqueio oficial para operadoras feito legitimamente pela Apple ou por elas mesmas, podendo assim usar o iPhone com qualquer operadora sem nenhum hack.

Desbloqueio/Unlock da operadora por hack: Desbloqueia para qualquer operadora, mas o programa é feito por hackers e depende de vários fatores como aparelho, baseband e firmware. Não é autorizado pela Apple e é combatido pela mesma a cada atualização de firmware.

Desbloqueio: É um termo confuso pois pode-se referir ao desbloqueio de operadora ou jailbreak.

Jailbreak: Forma de livrar o iPhone, iPod touch e iPad das amarras da Apple. Num aparelho jailbroken é possível fazer tudo o que a Apple não deixa, como instalar aplicativos não-oficiais (não foram feitos pela Apple e seus desenvolvedores). A maioria destes, são usados pelos usuários para deixar o dia a dia mais prático e simples.

Gadget: Aqui identificados como iPhone, iPod touch e iPad. São aparelhos eletrônicos portáteis como MP3, celulares e iPods.

SHSH: gadgets a partir do modelo MC fazem verificação cada vez que vai instalar o iOS. Quem faz isso é o iTunes com um servidor da Apple. Quando ela autoriza uma versão do iOS para ser instalada, ela envia o SHSH ao iTunes, que é uma assinatura digital, única para aquele aparelho e única para a versão do iOS em questão. Hoje, se você solicita a instalação do 4.2.1, o servidor envia ao iTunes o SHSH do 4.2.1 para o aparelho que será instalado e, portanto, ele está apto a ser instalado. Vamos supor que amanhã saia o 4.3. Aí eu solicito a instalação do 4.2.1. O servidor parou de enviar assinaturas digitais do 4.2.1, logo ele não enviará o SHSH. Agora ele só enviará SHSH do 4.3 e portanto só podemos instalar o 4.3.

O que acontece é que criaram formas alternativas de simular esse servidor. Então, se você salvou o SHSH quando ainda podia, você pode simular esse servidor e fazer o iTunes conversar com esse servidor fake. Daí, se você quer instalar o 4.1 hoje, se você salvou o SHSH quando ele ainda estava disponível, esse servidor fake envia o SHSH do 4.1 ao iTunes e este deixa instalar o 4.1 no aparelho.

iREB: Quem tem problemas com restaurações, downgrades, upgrades e afins no seu gadget, poderá usar esse programa feito pelo pessoal do iH8sn0w no qual ajuda justamente nisso.

Cydia: Instalador de aplicativos não oficiais, não autorizados e/ou não revisados pela Apple. Existente somente em aparelhos com Jailbreak.

Source/Repo: “Fonte” ou “Repositório” usado pelo Cydia. Qualquer pessoa pode criar uma source e hospedar seus aplicativos lá, para que sejam instalados por quem adicionou.

iTunes: Programa usado em seu computador para sincronizar músicas, vídeos, fotos, e outras coisas para seu gadget. Também usado para atualizar o firmware. Ele é o único programa no qual pode-se sincronizar seu iPhone, iPod touch e iPad.

Modo DFU: “Device Firmware Update”, um modo de recuperação que deixa o aparelho em “coma”. Usualmente usa-se quando o Recovery Mode não resolve.

Modo de Recuperação/Recovery mode: Como o próprio nome diz, é um estado do aparelho em que deve ser feita a restauração do firmware. Normalmente coloca-se um aparelho nesse modo quando ele apresenta defeito.

Tethered: Traduzindo: amarrado. Se você faz um jailbreak e este diz que será tethered, quer dizer que, ao desligar o aparelho, terá que refazer. Não é completo.

Untethered: É o contrário. Este é completo. Poderá reiniciar o gadget que ele continuará jailbroken.

iPhonebrowser/iPhone Folders: Programa usado para acessar os arquivos internos do iPod touch, iPhone ou iPad.

Geohot: Um dos maiores contribuidores do mundo Jailbreak. Um jovem que dedica seu tempo a encontrar falhas nos aparelhos a fim de explorá-las para que seja possível fazer Jailbreak.

Yellowsn0w, Ultrasn0w: “Programas”que fazem o desbloqueio de operadora em iPhones.

Sn0wbreeze: Programa que cria firmwares customizados, para que sejam instalados já com modificações.

Thetering: Compartilhamento oficial de internet do iPhone (rede EDGE ou 3G) para o computador.

Reboot: Reinicialização.

Boot: Inicialização do aparelho.

Safe mode: “Modo de Segurança”, estado que o iOS entra quando há algum conflito entre processos.

Roms: Jogos para serem executados em emuladores.

Emuladores: Programas que simulam um console de vídeo-games.

Openssh: Programa que, ao instalado, habilita a conexão via SSH nos iPods touch, iPhones e iPads.

SSH: “Secure Shell”, uma forma de se fazer conexão entre dois sistemas.

Os programas para fazer Jailbreak em seu gadget são:

Spirit: Lançado no começo de maio de 2010, é o mais fácil e rápido. Consegue fazer em todos os gadgets e o mais importante, é untethered.

Jailbreakme: Usado no firmware 4.0 devido a uma falha no Safari. Forma mais fácil de fazer bastando entrar no site e deslizar o dedo.

Limera1n: programa para Windows e Mac feito por GeoHot que usa uma falha no software para desbloquear.

Blackra1n: Feito pelo GeoHot, é um dos mais fáceis e simples, pois ele usa uma falha no firmware. Todo o processo é feito pelo aparelho, não sendo necessário restauração nem nada do tipo.

Blacksn0w: App criado pelo GeoHot que serve para fazer o desbloqueio dos iPhones, podendo, com isso, utilizar outras operadoras.

PwnageTool: Programa de desbloqueio feito pelo grupo de hackers, Dev-Team. O programa só funciona em Mac e serve em todos os aparelhos (com algumas exceções).

Redsn0w: Programa de desbloqueio feito pelo grupo Dev-Team. O programa funciona em Windows e Mac e serve em todos os aparelhos (com algumas exceções).

Dev-Team: Grupo de hackers mais conhecido, pois foram os únicos que desde o primeiro iPhone, vem desbloqueando todos os gadgtes da Apple. Inclusive pela operadora.

  • Pingback: O que fazer com seu primeiro iPhone, iPod ou iPad. Manual de A a Z - Parte 1 | iPhone Universo()

  • Nathália

    Obg vocês me ajudaram um pouco sobre entender essas coisas pois eu não sabia de absolutamente nada.. Sou muito noob pro iphone.. Gostaria de ter alguém para me ajudar a entender tudo