iPod School

Dicas para economizar internet no celular

joaofmourajoaofmoura

Hoje em dia, estamos passando mais tempo utilizando celular, seja para uso pessoal ou profissional, e com isso nosso consumo de dados aumentou. Sempre estamos olhando  nossas redes sociais, mandando recados no WhatsApp, iMessage, Telegram ou respondendo algum email profissional. Ficar sem internet é quase impossível atualmente e pode atrapalhar nossa vida. Neste post lhe ensinarei como economizar internet no celular e não ficar na “sofrência”com a velocidade reduzida ou sem internet.

#1 – Desativar o que não precisa

Aplicativos que não utilizamos frequentemente, devemos desativar o uso deles pela rede celular. Aplicativos como App Store, iTunes Store, Musica, Podcast podem ser desligados para não fazer download e gastar seu plano. Para isso vá em Ajustes > Celular e desmarque todos aplicativos que você não precisa utilizar frequentemente.

IMG_0864

 

#2 – Acompanhar o consumo

Para saber se você está usando muito o seu pacote, você precisa ver o seu status de gastos. Para isso vá em Ajustes > Celular > e desça até “Uso dos dados Celulares”, é interessante redefinir estatísticas todo mês para ter uma melhor apuração de seus gastos.

IMG_0863

 

Podemos acompanhar esse gasto também através de apps, eu uso o Data Widget, mas existem outros apps que fazem o mesmo. Nesse app precisamos primeiro configurar o nosso plano de dados, a quantidade de Mb/Gb que temos disponíveis e qual é a periodicidade do plano (mensal, semanal, diário, 30 dias, 31 dias, 20 dias), o dia que o plano é renovado e o quanto você já gastou de internet até então. Após isso ele consta uma barra e mostra seu consumo em porcentagem, dividindo seu plano em dias, com uma barra azul ele mostra até quanto você pode gastar diariamente.

IMG_0870#3 – Desligar o 4G

O 4g é uma tecnologia que é mais veloz que o 3G, mas com isso seu plano também acaba mais rápido. O 3G possibilita uma boa velocidade de internet para celular, não espere vídeos em Full HD sendo carregados rapidamente, mas para quem quer economizar nos dados, assistir vídeos não estão em pauta.  Se o uso for apenas WhatsApp usando mensagens (sem vídeos, audios e gravações) a rede 2G pode dar conta também. Para isso vá em Ajustes > Celular > Voz e Dados e selecione a tecnologia que você deseja.

IMG_0865

 

#4 – Desativar as transferências automáticas

O que pode acabar com seu plano de dados podem ser as transferências automáticas (Músicas, apps, livros e apps). Para isso vá em Ajustes > iTunes Store e App Store e desative “Usar Dados Celulares”

IMG_0866

#5 – Desativar o Push

Obter novos dados automáticamente é bem prático, mas pode acabar com seu pacote de dados. Para isso vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados. A primeira opção é “Push” possibilita que o iPhone receba notificações mesmo que esteja com o app fechado, o que eleva o consumo de dados, é interessante mente essa opção desativada. Os emails também podem estar marcados para receber manualmente, isso quer dizer, que só vão se atualizados quando você entrar no app e deslizar o dedo para baixo para buscar novas atualizações de email, isso também ajuda em reduzir o consumo da bateria.

IMG_0868

 

#6 – Desativar atualizações em segundo plano

Desde o iOS 7, nossos aparelhos receberam a capacidade de atualizar apps mesmo quando eles não estão abertos. Isso pode ser um problema se vocês estiver tentando economizar seu pacote de dados e não estiver conectado a uma rede Wifi. Para isso vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e desmarque Atualização em 2º Plano.

IMG_0869

Essas foram apenas algumas dicas para economizar internet no celular. Caso você conheça outros dicas, escreva nos comentários.

 

  • Rodrigo Guimarães

    Dicas interessantes.