iPod School

Dica: Wondershare Dr. Fone recupera dados do iOS

André BazagliaAndré Bazaglia

Por mais incrível que pareça, mesmo o fechado e tão seguro, o iOS pode ter algumas possibilidades exploradas pelo uso de softwares externos. O Wondershare Dr.Fone surge como uma excelente ferramenta para recuperar dados apagados do iPhone, iPod touch ou iPad – sim, isto é possível!

Backups são quase que indispensáveis no universo da computação. Acredito que todos nós saibamos disso. Afinal, dados estão sempre sujeitos à perda total, seja ela por falha de hardware (HD’s têm o tempo de vida projetado por fabricantes geralmente para 5 anos, e o tempo é ainda estendido no caso do armazenamento em flash, que é o usado em gadgets da Apple) ou por algum imprevisto no software: seu aparelho pode ser perdido ou passar por falhas irreversíveis no software, forçando uma restauração total do sistema – com a consequência perda de todos os dados. Um backup, apesar de ser uma viável opção, não é algo fácil de manter: o iTunes facilita o processo, e a sincronização com a nuvem do iCloud também. Fotos, musicas, dados de apps, mensagens, histórico do Safari, notas, contatos e eventos no calendário geralmente estão sempre seguros com um backup do iTunes. Na ausência dele, contudo, precisamos de um plano B. É aí que o Wondershare Dr. Fone entra.

macdrfoneforios-sc01

Os tipos de dados restaurados, de acordo com o a desenvolvedora do software, são: Mensagens, Contatos, Histórico de Chamadas, Calendário, Notas, Lembretes, histórico do Safari, Histórico do WhatsApp, dados de apps, histórico de chamadas, Câmera Roll, Biblioteca de fotos, Transferência de Foto, Mensagens de voz, Anexos de mensagens, Anexos WhatsApp, App de Fotos, App de Vídeos.

macdrfonefor4s-sc02

Inicialmente, um “scan” é feito. Seus dados são escaneados a partir de três possíveis fontes:

iOS: o software roda com o iPhone, iPod touch ou iPad conectado ao computador para possibilitar a recuperação dos dados perdidos mesmo na inexistência de um backup.

iTunes: O programa extrai o backup do iTunes, mesmo criptografado, para recuperar dados anteriores.

iCloud: O programa extrai o backup do iCloud para obter dados perdidos de volta. Esta opção é útil caso o aparelho não esteja mais com você. Afinal, nada impede que ele esteja quebrado ou seja perdido.

Depois do scan

Após a realização do scan, os dados são salvos para seu computador. A compatibilidade existe com Windows e Mac. Você pode filtrar exatamente o que deseja salvar para seu sistema operacional. Uma lista de seleção interativa organizada por tipos de itens/categorias é exibida. Basta interagir com o programa selecionando os itens/opções desejadas. Nada muito complexo. Após alguns minutos, seus dados serão salvos no seu sistema operacional. O backup é feito mesmo após a perda dos dados, por mais mágico que isso pareça ser.

Compatibilidade e preço

Assim como foi citado anteriormente, o Wondershare Dr. Fone é compatível com Windows e Mac. No caso do sistema operacional da Microsoft, ele requer Windows XP ou qualquer outro posterior (Vista, 7 ou 8). No caso do Mac OS X, ele é compatível com qualquer versões entre a 10.6 e a 10.9. Nota que ainda não há compatibilidade garantida com o OS X Yosemite beta, mas o software é constantemtente atualizado. Até o lançamento da versão final do OS X 10.10 não deveremos ter problemas no quesito compatibilidade. O Wondershare funciona – e muito bem – em qualquer versão ou subversão dos principais sistemas operacionais.

A recuperação de dados oferece suporte aos seguintes aparelhos: iPhone 5S/5C/5/4S/4/3GS, todos os iPads e iPod touch 5g/4g. Note que, no caso de iPHones e iPods touch, os modelos mais antigos não são suportados.

O preço é um pouco salgado, mas acompanha algumas comodidades para o usuário: o pagamento de 59,99 € (equivalente a 182,55 reais no momento da publicação desta matéria) pode ser feito pela maioria dos cartões de crédito, além de transferência bancária, boleto ou PayPal. Adicionalmente, há uma garantia de 30 dias do uso do software: caso ele não atenda suas expectativas ou necessidades, o dinheiro é devolvido desde que isso seja declarado antes do primeiro mês de uso dele.

Conclusão

Note que, definitivamente, o Wondershare não substitui um backup. Ainda assim, ele é essencial para a recuperação de dados no caso de um acidente. Tenha em mente também que, quanto antes você rodar o programa após a perda dos dados, maior as chances deles serem recuperados.

Fica a sugestão: caso um dia a recuperação de dados em seu aparelho seja essencial, você já sabe por onde começar. O Dr. Fone é vendido no site da Wondershare. Acesse sua página oficial clicando aqui.

iOS

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Germano

    Matéria bem explicativa. Ótimo ver posts assim no blog.

  • Rudimar Serves

    E do nada meu 5s perdeu toda a memória! Tava com 11 Gb disponíveis. Agora tem só 123 Mb. Não fiz nada, só notei qdo quiz tirar uma foto e disse que o iphone estava cheio! Alguma dica? Compro esse programa? Antes que falem, só tenho umas 800 fotos, uns 150 programas FREE e NENHUM VIDEO!

  • Luis

    Está empresa não é seria. Em um outro blog participei de um sorteio e ganhei uma licença do dr. Fone. Até hoje aguardo o email com a licença. Eles oferecem isso aos blogs para que os mesmos façam propaganda de graça para eles, pois é lógico que é legal oferecer um sorteio assim para os leitores. Mas a empresa não entrega o que promete.
    Desonestos.

    • Luis, no nosso caso, não recebemos nenhuma licença, nem fizemos nenhum sorteio. Foi mais uma dica de programa mesmo. Mas a situação que você passou com outro blog foi meio complicada mesmo. Tente ir atrás disso. 😉

    • Olá Luis. E você está coberto de razão. Sou o editor desse blog que você cita e realmente não anuncio mais nada deles. Das 10 licenças prometidas, não entregaram Nenhuma. Fiquei p*to.

      • Luis

        Christian, não quis mencionar o nome do blog por saber que a culpa é da empresa e não do blog