iPod School

Dica: remova o DVD do seu MacBook e adicione um segundo HD no lugar

André BazagliaAndré Bazaglia

Os DVD’s estão obsoletos, não há dúvidas. Os notebooks mais recentes abandonam os leitores/gravadores de DVD’s em prol de um hardware mais elegante – uma máquina final mais leve e mais fina. Afinal, quem usa DVD’s? Mas aqueles que têm MacBooks que ainda trazem os clássicos leitores de DVD’s podem aproveitar o espaço gasto pelo drive – que tal trocá-lo por algo realmente útil? – um HD!

Antes de mais nada, é importantíssimo ressaltarmos que a dica não é válida apenas para MacBooks. Qualquer modelo de notebook que tenha um leitor de DVD pode tê-lo removido e, no lugar dele, uma unidade de armazenamento pode ser adicionada.

Material necessário:

A necessidade de uma unidade de armazenamento adicional (HD ou SSD) é mais do que óbvia: se vamos adicionar uma unidade ao notebook, precisamos comprá-la. A nossa sugestão é a loja Willians Notebooks (especializada em acessórios Apple), parceira do iPod School, que se destaca no mercado de venda de acessórios e peças para notebooks por sua qualidade, confiabilidade e suporte à marca Apple.

Já o “caddy drive” é o que dará suporte ao HD. Afinal, ele é bem menor do que o drive de DVD. Precisamos que o HD se encaixe perfeitamente no espaço antes usado pelo notebook como um leitor de DVD’s. Para tal, é essencial que usemos um suporte que faça ele ocupar as mesmas dimensões antes usadas pelo leitor – não queremos que nosso HD fique solto no interior do notebook. Qualquer lojinha chinesa vende o “caddy drive”; ele também se encontra no Mercado Livre. Apenas atente-se para as dimensões dele: ele deve ter 9.5mm (o modelo de 12,7mm não serve!).

Tutorial:

Abrir um MacBook é muito mais simples do que parece. Exploraremos o processo.

1) Remova os parafusos da tampa traseira do MacBook Pro. Na imagem, os quatro parafusos da parte inferior (destacados em amarelo) e os três destacados em laranja são iguais. Apenas os três parafusos superiores do lado direito são diferentes – eles são maiores.

ZK52UttcjBKbEiPT

2) Use este guia do iFixit para ajudá-lo. Ele é um passo-a-passo completo com imagens em alta definição que mostra como adicionar um segundo HD no lugar de leitor de DVD’s do MacBook. Já adianto que o processo é simples: desplugue o conector da bateria e remova cabos e fios que tampam a passagem do leitor de DVD. Quando chegar nele, remova-o. Em seguida, adicione seu próprio HD/SSD. Simples assim. 😉

Imagens do processo:

antes

No canto superior, à esquerda, o SuperDrive, padrão em todos MacBooks.

depois

Após removermos o SuperDrive, o espaço para a instalação do DVD é criado.

caddy-drive

Usamos o “caddy drive” – ele funciona como uma case externa ao seu HD que faz com que ele se encaixe perfeitamente no seu MacBook. | Imagem: Google Images.

Este artigo foi escrito em parceria com a Willians Notebooks. Na loja virtual da Willians Notebooks você encontra HD’s SSD’s para MacBook, memórias, fontes, baterias e acessórios – tudo com foco para produtos Apple e a sua linha de Macs.

willians-notebooks

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • germano

    A saída do leitor de DVD também é sata… Colocamos um HD no lugar dele. Genial a ideia. Favoritei o post!

  • Qualquer SSD funciona?
    Tenho um Macbook Pro final de 2011 e estou pensando em colocar um SSD.

  • bryanuhlig

    Tenho um Hp pavillion , funciona eu fazer isso ai