Press "Enter" to skip to content

RecognizeMe: reconhecimento facial para o seu gadget

Seria muito interessante ter um iPhone , um iPod touch ou um iPad (de uma geração que possua uma câmera frontal) que pudesse ser destravado ao reconhecer que você é o dono dele. Enquanto a Apple não lança um recurso assim, podemos usufruir de um tweak que faz esta função: RecognizeMe. Para destravar o aparelho, você deve estar à frente dele para que seu rosto seja reconhecido e, assim, sua homescreen liberada para uso.

A configuração do aplicativo é bem simples, e você já deve até imaginar como funciona: é necessário que você treine o aplicativo deixando o gadget parado com a câmera mostrando seu rosto, antes de tudo. Depois, você deve definir uma senha qualquer pelo menu Ajustes, digitá-la uma vez (para que o RecognizeMe memorize-a). Feito isto, das próximas vezes que você for desbloquear seu aparelho, já poderá utilizar o RecognizeMe como opção.

O vídeo abaixo, gravado pelo próprio desenvolvedor do app, mostra o funcionamento do mesmo. Confira-o logo abaixo.

Nos meus testes, o nível de confiabilidade do reconhecimento, que pode ser ajustado de 1% à 100%, teve que ficar no nível de 30% para que o gadget me reconhecesse sempre, em condições diferentes de iluminação. O ideal é que você treine o app em locais com iluminações diferentes, para aperfeiçoar a capacidade dele em lhe reconhecer e, desta maneira, poder cada vez aumentar o nível de confiabilidade, para que ninguém possa destravar seu iDevice ao ser confundido com você pelo aplicativo.

A únicas limitações são que você precisa ter um gadget de uma geração recente (com câmera frontal) para ter a proposta do app atigida; e o preço que você deve pagar para ter função: $9.99. O tweak pode ser adquirido diretamente da Cydia Store.