Press "Enter" to skip to content

Dica de aplicativo para Mac: Startup Mode Selector

Uma das novidades do Mac OS X Snow Leopard é a possibilidade de iniciar o Mac tanto em 32 bits quanto em 64 bits.

Hoje os computadores Mac conseguem suportar no máximo 32GB de memória física, mas os aplicativos de 32 bits que rodam neles operam somente com 4GB de RAM de cada vez. O ambiente de 64 bits rompe essa barreira permitindo que os aplicativos operem teoricamente com 16 bilhões de gigabytes de memória, ou 16 exabytes.

O gráfico compara a velocidade de algumas tarefas, mostrando quantas vezes mais rápida certa tarefa roda no modo 64-bit.

O sistema rodando em 64 bits possibilita também que os computadores processem duas vezes mais instruções por ciclo do clock, o que agiliza substancialmente os cálculos numéricos e outras tarefas.

Concluindo, seu computador Mac suporta o modo 64-bit, a dica a seguir é exclusivamente para você. Por padrão, apenas o Xserve inicia em 64-bit quando roda com o Snow Leopard. Porém, é possível que outros Macs rodem em 64-bit.

O método temporário para iniciar em 64-bit é pressionar as teclas “6” e “4” do teclado durante o boot. O programa Startup Mode Selector roda alguns comandos no Terminal, permitindo que você altere definitivamente o modo de boot.

O aplicativo mostra se seu processador é de 32 ou de 34 bits, mostra se seu Kernel está setado para iniciar em 32 ou 64 bits, mostra seu seu computador suporta oficialmente o boot em 64 bits e, finalmente, possibilita que você alterne entre os modos.

Baixe o aplicativo gratuitamente clicando aqui, recomendo ele à todos usuários do Snow Leopard. 😉

Algumas informações desta matéria foram retiradas do site da Apple.