iPod School

Dica de aplicativo: Calendars by Readdle

André BazagliaAndré Bazaglia

Usar smartphones para organizar calendários pode ser muito útil em qualquer tipo de situação, principalmente quando realizamos uma sincronização completa entre o computador, o smartphone, o tablet e qualquer outro aparelho que seja capaz de se conectar ao mundo da web – e o Google Calendar faz o serviço de maneira precisa, nos oferecendo todos recursos que precisamos.

O próprio aplicativo nativo do iOS dá conta do trabalho básico, e inclusive possibilita a sincronização de calendários com o clássico serviço Google Calendar – tão elogiado pelo efêmero mundo cibernético. A Google explica de maneira bem completa em uma página oficial [link] como a configuração de comunicação entre o iOS e o Google Calendar deve ser feita (da maneira correta). No entanto, há quem goste de organizar cada específico detalhe de sua vida em calendários, e para esses, o app nativo da Apple pode ser insuficiente em funcionalidades. Hoje, apresento-lhes a recém-lançado versão gratuita do “Calendars by Readdle”.

calendars

A interface do app é bem elegante – exclusiva, nesse sentido –, e a exibição de conteúdo pode ser feita em dias, semanas, meses ou em listas completas de todos os eventos pendentes. Além do seu visual agradável, pode-se destacar possibilidades de receber notificações por SMS (ao invés de push), buscar por eventos com uma barra de pesquisa, tocar e arrastar eventos para diferentes horários e teclados customizados, que especifica a digitação do conteúdo, tornando-a mais rápida (um teclado com dia e horário é mais intuitivo do que o padrão do iOS, com números digitados manualmente).

O Calendars é gratuito [link], mas tem uma versão paga com alguns recursos adicionais [link]. Particularmente, sinto que o aplicativo nativo do iOS é visualmente 80 kilos mais leve visualmente, e não deixa muitos recursos faltarem, atendendo, assim, grande massa da categoria de usuários que usam o recurso calendário. De qualquer maneira, por ser gratuito, se você é um usuário mais exigente e que quer experimentar algo novo, o Calendars é, inegavelmente, uma das melhores opções existentes na loja virtual de apps da Apple.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.