Press "Enter" to skip to content

Dica: configure sua operadora manualmente no iPhone e evite problemas de sinal e/ou 3G

[A dica desta matéria foi de um e-mail que recebi do nosso leitor Marcelo Hallais. No final do post, há uma observação que fiz, uma conclusão que cheguei. A parte mais importante do artigo está no final do post, portando, se você estiver sem tempo, pule direto para lá. ;)]

De acordo com o relato do nosso leitor, de uma hora para outra, vários usuários das quatro principais operadoras brasileiras (Oi, TIM, Claro e Vivo) – esta última (Vivo) é a única que parece ter solucionado o problema nos últimos meses, estão tendo um problema de conexão, em que quando o usuário do iPhone se conecta numa rede Wi-Fi e se desconecta em seguida, o aparelho aparelho perde o sinal e volta a ter sinal, e neste vai e vem a rede 3G da operadora não é conectada automaticamente depois, fazendo com que o usuário tenha que desligar o aparelho e ligar novamente para poder se conectar à rede 3G.

Ontem, vi o problema bem de perto num iPhone de um amigo: ele estava conectado no 3G da operadora TIM, foi para uma Wi-Fi e depois, quando precisou voltar para a rede 3G, apesar da rede já estar ativada nos Ajustes do iPhone, o ícone do 3G não aparecia ao lado do nome da operadora. Tentei desligar e ligar o 3G mais duas vezes para ele, para ver se o problema era resolvido: não tive resultado positivo. Imediatamente, lembrei do e-mail que havia recebido, e reiniciei o iPhone. Tudo voltou ao normal assim que o aparelho foi reiniciado.

A solução…

Para evitar o processo chato de ser forçado a reiniciar o iPhone toda hora, há uma configuração que podemos fazer manualmente no iPhone. No aplicativo Ajustes, há a o menu Operadora. Nele, você deve esperar até que o iPhone busque todas as operadoras disponíveis. Em seguida, clique na correspondente à sua. Fazendo isto, você não terá mais alguns problemas chatos causados pela operadora marcada na opção automática.

Simples assim. 😉

Conclusão e observação importante:

Meu iPhone 4 não é desbloqueado de fábrica, uso um chip de desbloqueio nele, e minha conexão 3G estava horrível até então: apesar de sempre estar com sinal e o ícone do 3G sempre aparecer, a conexão apenas funcionava de vez em quando, e eu sempre era obrigado a desligá-lo e ligá-lo várias vezes até que a rede funcionasse. Eu culpava o Gevey pelo problema, mas depois que, por curiosidade, segui a dica deste post, o 3G simplesmente voltou a funcionar como deveria: funciona de primeira. Aparentemente, marcar a sua operadora ao invéz da opção “Automático” no menu de Ajustes é algo que pode lhe trazer algumas vantagens. Se você possui um iPhone, não perca tempo: faça isto já, é a melhor configuração que pode ser feita em relação à sua operadora. 😉

A única dica é que, se você viajar para o exterior, é bem provável que você tenha que, novamente, habilitar a busca Automática para uma operadora, para que seu iPhone se conecte a alguma operadora parceira disponível em algum outro outro país.