iPod School

[Dica] Como economizar espaço no seu iPhone, iPod ou iPad.

Guilherme WilliamGuilherme William

Uma das novidades mais esperadas do novo iPhone 5 é se ele vira com os 64GB de espaço para colocar suas músicas, filmes e aplicativos. Mas de acordo com rumores recentes, parece que isso não irá acontecer. Mas não fique desesperado, o iTunes te dá várias ferramentas para você otimizar o espaço o seu iPhone, iPod touch ou iPad. Uma das mais eficientes é a redução pela qualidade da música.

Na imagem acima você esta vendo o mesmo iPad com a mesma quantidade de músicas, mas com quase 5GB a menos na segunda imagem. Como isso é possível? É muito fácil, veja:

Uma das ferramentas que o iTunes possui e poucas pessoas utilizam é o formato de suas músicas. Em vez de usar o famoso mp3, ele usa o m4a, um formato que ocupa menos espaço e da mais qualidade que o mp3. Usando esse artifício o iTunes da uma opção ao usuário, que tal diminuir o tamanho(em quantidade de megabits) e continuar com a mesma qualidade? É isso que eu fiz, e olha só quantos gigabits ele economizou! de 10.2 para 5,9GB!

Como faz isso?

É muito fácil. Conecte seu iPhone/iPod/iPad no iTunes. Clique no seu device >

> depois na Aba superior vá na opção Resumo (Summary na versão EUA) >


> e depois vá em baixo na parte opções e clique na caixa Converter as músicas com taxa de bits mais altas para 128kpbs AAC e pronto, sincronize e deixe o tempo que o iTunes irá converter essas músicas.

Olha só como vai ficar…

Não se preocupe, o iTunes não irá apagar a versão normal, ele só irá passar para o seu device, mas no computador ficará a versão original. E você não vai perder qualidade na sua música, como já falei, o iTunes é mestre em poupar espaço sem perder qualidade! Você não sentira, ou melhor, não ouvirá diferença de qualidade entre as músicas, pode ter certeza disso.

Ficou com dúvidas? Pergunte nos comentários, ok?

Se você gostou divulgue e curta esse post!

  • Lucas

    Muito bom, valeu pela dica.

  • Leandro Souza

    show

  • Dica MUITO BOA, mas recomendo quem tem bastante música como o do print, ou até mesmo menos, como eu que tinha 6GB de música, deixar fazendo a sync denoite ou quando sair de casa, porque pra quem tem bastante música isto DEMORA.

  • Valeu meeeeeesmo, de 5,3 pra 3,1!!

  • Fernanda

    Só o meu que não diminuiu nada??

    Tem que marcar tb "sincronizar musicas"??

    • Bruno

      Claro neah… 😉

  • Álvaro

    OBS: reduz sim a qualidade das músicas, embora a maioria das pessoas não perceba.

  • Gabriel

    cara vlw salvou minha vida!!
    de 20mb livres para 804mb livres (isso mesmo 804mb livres)