Press "Enter" to skip to content

Dica ao enviar SMS’s no iPhone: entenda a contagem de caracteres

Todo celular deve seguir um padrão máximo de caracteres de SMS, definido pelas operadoras. O limite é de 160 caracteres, e o iPhone, obviamente, deve obedecer a este limite. O próprio aplicativo de Mensagens possui um recurso que muitos não conhecem, ou não sabem ativá-lo: um contador de mensagens. Indo no aplicativo Ajustes, no menu “Mensagens”, você pode ativar a opção “Contagem de Caracteres”, no final da tela, descendo a barra de rolagem. Com esta opção ativada, sempre que você está digitando uma nova mensagem, o número de caracteres restantes aparece ao lado do botão de enviar. Mas por que, às vezes, o limite exibido é de 160, e às vezes 70? E quando passamos do limite, o que acontece? Vamos aprender, nesta matéria, a interpretar estes números corretamente, compreendendo como este recurso funciona.

Na imagem abaixo, o limite é de 160 caracteres:

E nesta próxima, o limite é de 70 caracteres:

A diferença? Na primeira, não usei acentos, e na segunda, usei. As acentuações usam caracteres especiais que fazem com que o limite seja alterado. Por que isto acontece? A explicação mais provável é que as redes GSM de operadoras usam um padrão de 140 bytes para cada mensagem, com 7 bits para representar cada caractere. Sendo assim, os caracteres limitam-se a alfanuméricos simples, não havendo espaço para caracteres especiais. Quando usamos caracteres especiais, a codificação muda: Unicode de 16 bits. Mais espaço gasto para cada letra, logo, menos letras podem ser digitadas. Daí o limite cai de 160 para 70.

Portanto, fica a dica: se você ultrapassa o limite de caracteres, o iPhone envia mensagens adicionais, o que fazem você gastar mais créditos ou mensagens do limite do seu pacote, e se surpreenda ao ver mensagens contadas em dobro ao final do mês. Se for necessário, remova alguns acentos na mensagem, para economizar. 😉