iPod School

Desenvolvedor cria uma pequena versão do Macintosh, o Mini Mac

Bruno De BlasiBruno De Blasi
Mini Mac

Mini Mac

Sem prova de dúvidas, a Apple — assim como Steve Jobs desejava — escreveu sua marca no universo com o Macintosh, que depois de tanta briga dentro da própria Apple, tanta piada contra o Lisa e uma briga entre desenvolvedores dos dois projetos e ainda com o Apple II, Jobs conseguiu lançar seu queridinho depois de um longo trabalho. O primeiro Mac, assim como todos os atuais, foi destaque por envolver um visual minimalista que não se esperava na época, mas infelizmente, o tempo passa e fica obsoleto, ficando na história da computação. Não para John Leake, que com um Raspberry Pi e uma tela de 3,5 polegadas, criou o Mini Mac. E é incrível.

Com um Raspberry Pi, o computadorzinho foi criado de uma maneira bem simples. Trata-se da pequena placa dentro de uma case com um monitor monocromático de 3,5 polegadas, com uma resolução de 320×200. Há também duas portas USB, uma entrada HDMI e uma entrada Ethernet, para conectar-se a uma rede. A melhor parte fica no sistema operacional, utilizando o Mini vMac, um emulador do clássico sistema operacional que vinha no antigo Mac, que pode ser testado em Macs, Windows e Linux. Confira mais detalhes no vídeo:

Para saber mais sobre esta bela arte, Leake publicou em seu blog alguns detalhes sobre a engenhosidade. É um experimento fantástico e eu, como fã do primeiro Macintosh, adoraria ver minha estante com um “Sad Mac”. Ah, quem não queria?