iPod School

Desentendimentos parecem acabar com o uso de baterias da Samsung em produtos da Apple

André BazagliaAndré Bazaglia

Iniciada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, a Apple fez mágica ao crescer economicamente algo que parece estar fora da realidade de qualquer outra empresa do globo terrestre – a “enorme expansão” se iniciou principalmente no período pós-retorno de Steve Jobs, a partir de 1997, e se extende até os dias de hoje. Muito sucesso dentro do sistema capitalista obviamente resultaria em problemas com concorrentes. Já exemplificamos no blog várias vezes, abordando inclusive o tema, de maneira parcial, na semana passada. Inclusive, o autor Guilherme Freitas elaborou, no ano passado, um edital sobre briga de patentes que pode ser lido aqui no blog.

Dentro deste contexto de guerra entre as empresas por brigas de patentes que já tornaram-se fatos comuns no dia-a-dia, cada vez mais a Apple tenta evitar parcerias já consolidadas com a Samsung que, disparada, é sua principal concorrente no quesito briga por propriedade de patentes. De acordo com matéria divulgada ontem (dia 23) no TechCrunch, se os dados forem concretos e estiverem corretos, a Apple está encerrando a utilização de baterias da Samsung em iPads e MacBooks. Há alguns meses, a Samsung aumentou o preço de venda de seus processadores para a Apple, o que gerou *pequenos* desentendimentos entre as duas empresas. Mas o que está causando tais dificuldades nas parcerias já existentes entre a Apple e a Samsung?

Apesar de detalhes mínimos do relacionamento entre as duas empresas ser algo interno entre executivos das mesmas, é de conhecimento público todo o drama que causa uma troca de processos entre as duas. É óbvio prever, a partir daí, que o relacionamento da Apple com a Samsung torna-se péssimo, e uma empresa deseja se sobrepor em relação à outra. Tudo é, como sempre, justificável a partir das relações básicas do capitalismo (aliás, o termo está tão em alta que parece que qualquer coisa se justifica com base nele. Tenho a leve impressão de que o sistema econômico denominado “capitalismo” evoluiu e passou a ser um sistema de vida).

O CEO da Apple, Tim Cook, já afirmou anteriormente que as parcerias sólidas entre a Apple e a Samsung são de extrema importância para as duas empresas. A Apple é uma das maiores clientes da Samsung, e não é apenas na visão da firma de Cupertino que manter um bom relacionamento com a Samsung é importante: a própria gigante empresa sul-coreana já admitiu que a Apple é uma de suas mais importantes clientes. Apesar de importante, as relações harmônicas entre as duas empresas parece estar com os dias contados, e cada vez menos a Apple tenta depender da Samsung, assim como cada vez menos a Samsung tenta depender da Apple.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • luiz

    Infelizmente quem perde somos nós! Bela matéria!

  • Nob

    Vamo ver se o iphone. Vai continuar o mesmo sem a mao da sansumg kkkkk

    A tendencia eh a sansumg largua de vez a apple, pelo preco mediocre que ela esta querendo pagar.

    • Dante

      Nob…
      o iPhone vai continuar sendo o mesmo e melhorando a cada geração… é comum o pessoal confundir isto.

      Se a Samsung fabrica peças para o iPhone nao quer dizer que a tecnologia por tras desta peça seja da Samsung…
      No caso do iPhone e outros produtos da apple, pense na Samsung como um pedreiro e a apple como o engenheiro… o Pedreiro (Samsung) levanta a parede como ninguem, mas o projeto veio do Engenheiro (Apple).

      Resumindo… A Apple é dona da tecnologia do iPhone e só pede a mão de obra da Samsung construir suas peças…. Com ou sem a Samsung a apple vai continuar a mesma, é praticamente uma troca de um pedreiro…. rs

      (Nao quero denegrir a imagem de pedreiros…)

  • Rodrigo Novoa

    Galera , Hardware é Hardware e Software é Software … uma coisa é a Samsung fabricar hardwares para o Iphone , Ipad e outros … outra coisa , que é o que a maioria das pessoas vangloriam da Apple é o seu sistema operacional ..o IOS é ele que torna o Iphone "especial".

  • o grande problema , e somente um, nosso querido iphone ficará para traz, ja esta no rank da revista infor, como a pior bateria , imagine daqui pra frente, quem perde somos nois e claro