iPod School

Depois de lançar Iphone com Android, Gradiente explica a polêmica em vídeo

André BazagliaAndré Bazaglia

Há alguns dias, a fabricante brasileira Gradiente lançou um smartphone que roda Android com um detalhe causador de bastante repercusão no mundo inteiro: o nome do aparelho é, legalmente, “Iphone”. Só o nome do aparelho já foi motivo para muito blábláblá e milhões de matérias sobre o aparelho, que ganhou até um artigo no conceituado jornal norte-americano Wall Street Journal.

A Gradiente vendeu um celular com o nome de “Iphone” no ano de 2000, mais de 6 anos antes da Apple lançar seu primeiro smartphone, em 2007, o popular iPhone de primeira geração. A questão é: a Gradiente registrou a marca primeiro, e quem chega primeiro, ganha. Eugênio Staub, presidente da Gradiente, ainda diz que duas marcas não podem coexistir em um mesmo mercado, e cabe à Apple se mexer para mudar isso. Basicamente, uma empresa se aproveitou do sucesso do nome de um produto de outra para colocar de volta ao mercado um produto antigo que certamente jamais seria relançado. Oportunismo.

O Iphone Neo One da Gradiente já está sendo vendido por R$ 599. Ciente de todos os comentários rolando no mundo inteiro desde quando as vendas do seu smartphone começaram, a fim de esclarecer melhor as coisas, a Gradiente publicou um vídeo no YouTube resumindo a história toda.

Por mais que o vídeo aparenta simplificar tudo, o conflito entre as marcas é muito complexo, e a Gradiente pode tomar decisões até mais radicais, como tentar proibir a comercialização do iPhone no Brasil (ou pelo menos fazer com que o aparelho seja vendido com outro nome).

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e um smartfone muito Bão! KKKKKKKKK

  • Coala

    Se depender do setor de marketing, a Gradiente ta no buraco! Uma ótima propaganda, pra Apple!

    • Qaiq Alves

      Concordo plenamente!

      A Apple tem um aparelho fantástico e um Executivo brilhante.

      A gradiente tem um aparelho muito bom e com dois chips!

      Hahahahahahaha

  • drvinicius

    Eles atestam a copia ao falar: "aifone" ao invés do "ifone" como deveriam.

    • Qaiq Alves

      Exato!

  • AndroidFan

    Se o registro do INPI vem desde 2000, não há como negar que o nome é da Gradiente, mesmo que vocês Apple Fanboys digam o contrário. E, em tempo, entendo que esse IPHONE da Gradiente deve ser uma porcaria em comparação ao da Apple. Mesmo assim, em sendo correta a informação da patente, eles têm o direito sim de entrar com ações.

    • JanjaBoy

      Concordo em genero, numero e caso.

    • Qaiq Alves

      Na verdade, amigo, não estamos defendendo a Apple. Assim como não há como negar que o direito é da Gradiente, também não podemos negar que ela se aproveitou do momento para ré-lançar seu aparelho.

      Mas acima nós rimos e você, amigão, terá de concordar que o vídeo chega a ser ridículo o vídeo acima. Eles próprios chamam o produto deles de "porcaria".

    • Mateus

      Veey, Se vc é fan de android oq ta fazendo aqui??

      • AndroidFan

        E alguém que seja Android Fan não pode ter iPhone? Eu tenho dois iPhones 4S. Adoro os produtos da Apple mas não sou AppleFan.

      • Qaiq Alves

        Amigos, se acalmem! Nosso blog é sim voltado para o mundo Apple mas todos, eu repito, TODOS os leitores são bem vindos. Eu mesmo quando perdi meu iPhone ( e só depois de um ano comprei outro) acompanhava diariamente o blog.

        Não é porque temos um produto que não podemos despertar interesse por outros. Como diria o mestre Jobs "As pessoas não sabem o que querem até que mostremos à elas." E nada como um blog sobre iDevices para mostras todos lados, bons e ruins, prós e contras, deste pomar.

  • Raphael

    Historia de sempre.. gradiente vai pressionar falando q vai proibir e tals q nao quer vender.. e nisso a apple vai aumentando a oferta para comprar a patende .. até q a gradiente fala "a era esse tanto que eu queria" e venda a patente –' kkkkkkkkkkkk sempre da nisso fica vendo

  • Felipe pamplona

    Eu acho que a gradiente so ta querendo se valorizar pra ser comprada pela apple por um preço melhor. Vamos esperar daqui um ano pra ver se ainda vai existir esse ‘IPHONE’ da gradiente

  • Junior

    oportunista essa gradiente, mas se entrar numa queda de braço com a apple e proibir a venda aqui vai se tornar uma das empresas mais odiadas

  • Vinicius Doretto

    Mas em 2000 a gradiente já falava de iphone rs vejam o anuncio: http://d.pr/i/uHSr

  • Luiz Lang

    Que ridículo isso cara! Alguem aproveitando o sucesso do outro pra se reerguer

  • abraham

    oportunismo??claro!!parece que estão ignorando o mundo onde vivemos…
    quem me dera eu ter registrado em 1999 esse nome!!
    no mundo inteiro se registram nomes e domínios de internet que possam vir a ser valorizados um dia,isso é a coisa mais normal do mundo

  • Pingback: Apple perde nome 'iPhone' no Brasil; direito de uso é da Gradiente | iPod School - iPhone, iPod touch e iPad()