Press "Enter" to skip to content

Cydia – O guia completo: como usar, instalar e gerenciar apps, tweaks e addons

Quem usa jailbreak conhece muito bem o Cydia, a loja alternativa de aplicativos e tweaks não oficiais. Se você nunca usou jailbreak ou está se aventurando por esse mundo aberto cheio de possibilidades mas não tem a menor ideia de como utilizar os recursos do Cydia, basta apenas acompanhar esse tutorial completo.

Ao abrir o Cydia pela primeira vez ele perguntará qual tipo de usuário você é: User, Hacker, Developer. Escolha User que é a opção mais indicada para a maioria dos usuários.

Agora você estará na página inicial do Cydia. No topo da tela é possível ver quais versões do iOS você tem salvo os arquivos SHSH Blob (essencial para fazer downgrade); recomendação de aplicativos, e acesso a um mini-FAQ.

Acessado a área Sections você encontra disponível diversas categorias de aplicativos, tweaks, addons e temas. Não é tão organizado quanto a App Store, mas com um pouco de paciência você acaba encontrando aquilo que procura.

Em Changes você tem informações sobre os últimos apps/tweaks lançados e atualizados, contendo nome do aplicativo, repositório, categoria e uma pequena descrição.

Em Manage você tem acesso a tudo que está instalado no seu aparelho. Em Packages é possível ver todos os apps/tweaks/addons instalados, e é por aqui que você deve removê-los também. Basta abrir qualquer app que você deseja desinstalar, então vá em Modify no topo da tela e escolha Remove.

Em Sources você verá uma lista com todos os repositórios adicionados. Você pode apagar ou adicionar novos repositórios. Para isso vá em Edit, depois em Add e então digite o endereço do repositório desejado. Muitas vezes se você não consegue encontrar algum app no Cydia, pode ser que o repositório em que se encontra não está na sua lista de fontes.

A opção Storage não tem muita utilidade, servindo apenas para verificar o tamanho de dados armazenados pelo sistema, temas, App Store, iTunes, Câmera, outros e também a quantia ainda disponível.

O último item é o Search, que acaba sendo a melhor opção ao procurar determinado aplicativo, pois oferece uma busca precisa, além de mostrar sugestões de tweaks conforme você digita alguma palavra.

Usar o Cydia não é tão simples como a App Store, que é mais organizada, porém se você gostar de modificar bem o iOS, adicionando diversas funções novas ou até mesmo gosta de personalizá-lo ao extremo instalando temas, não se incomodará nem um pouco com isso.