Press "Enter" to skip to content

Cydia agora começa a salvar SHSH para o iOS 5.0.1. Saiba a extrema importância disso.

O iTunes é um software muito inteligente. Antes dele instalar uma versão do iOS em seu gadget, ele primeiro verifica com os servidores da Apple se aquela versão é a última disponível. Se não for, ele cancela o processo de instalação do iOS, e você receberá uma mensagem de erro na tela de seu computador.

(O Cydia salva automaticamente os SHSH’s, e exibe eles no texto verde na parte superior, como você pode observar na imagem acima. Ao longo do texto, você compreenderá qual é a utilidade disso).

A única maneira de fazer com que o iTunes instale em seu gadget uma versão mais antiga do que a do servidor da Apple é tendo o SHSH salvo. Ele é uma assinatura única e diferente para cada aparelho. O último iOS disponível sempre é o único assinado pela Apple, e se você tentar restaurar para um iOS um pouco mais antigo, o iTunes saberá disto, pois o servidor da Apple dirá isto para ele, de certa forma. Aí que entra o SHSH: quando você possui o SHSH blob salvo de uma versão mais antiga, você poderá “enganar” o iTunes: é possível simular um servidor local em que a última versão para este servidor seja uma qualquer salva em seu computador, já que o SHSH cria uma assinatura praticamente idêntica à que a Apple cria.

[texto copiado de um conteúdo anterior postado aqui no iPod School]

Qual é a sugestão de vocês? O que devo fazer?

No momento, já que estamos extremamente próximos do lançamento do jailbreak untethered para o iOS 5.0.1, se você ainda estiver num iOS antigo, basta que você abra o Cydia e ele salvará o SHSH para o iOS 5.0.1, mesmo que você não esteja nessa versão. Mas corra: um SHSH para o iOS 5.0.1 só poderá ser feito enquanto a Apple também assina esta versão do iOS, sendo assim, quando a Apple lançar uma possível 5.1, você não poderá mais criar um iOS para a 5.0.1.

E depois que eu tiver o SHSH salvo? Qual é a vantagem para mim?

Se você possui uma versão do iOS abaixo da 5.0.1 e possui o jailbreak (geralmente a série das versões 4.x), salve agora mesmo o seu SHSH antes que seja tarde! Tendo ele salvo, se quando você atualizar a última versão disponível for a 5.1 (exemplo), você mesmo assim poderá atualizar para o iOS 5.0.1, mesmo ela sendo mais antiga, e poderá desta maneira realizar o jailbreak untethered, que provavelmente só estará disponível para o 5.0.1.

E as vantagens não param por aí! Se algum dia você atualizar acidentalmente para um iOS mais novo que ainda não tenha o jailbreak untethered, o downgrade (voltar para a versão antiga) será possível, também, com o programa TinnyUmbrella.

Como salvo o SHSH?

Já citei como o SHSH é salvo duas vezes no título, mas como sei que algumas pessoas leem por tópicos, repito aqui: para salvar o SHSH, simplesmente abra o Cydia. Ele salva automaticamente para você.