iPod School

[Curiosidades] Do primeiro celular ao iPhone! Muita coisa mudou!

Guilherme WilliamGuilherme William

Evolução do Celular

Hoje ele já faz parte do vestuário. Para as mulheres ele tem que combinar com a bolsa, para os homens ele tem que ter a capa mais diferente. Mas todos usam e abusam do celular! Mas nem sempre foi assim. Do primeiro celular ao iPhone muita coisa mudou, como por exemplo a pequena diferença de 39,8 kilos! (iPhone – 200g) – Veja muito mais mudanças:

Primeiro CelularEm 1956 a Ericsson, então, resolveu unir todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente e finalmente criar o celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos, e o custo de produção também não facilitava sua popularização.

Alguns anos se passaram até que em abril de 1973 a Motorola, concorrente da Ericsson, lançasse o Motorola Dynatac 8000X, um verdadeiro celular portátil (para a época), com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando “apenas” 1 quilo e com uma bateria que durava 20 minutos.

O primeiro celular lançado aqui no Brasil, em 1990, foi o Motorola PT-550 (acima), vendido inicialmente no Rio de Janeiro e logo depois em São Paulo. O aparelho já era um pouco mais compacto.

eliomarpt550

De seu lançamento até os dias atuais os celulares já passaram por cinco gerações, e já estão se encaminhando pra sexta. Conheça um pouco de cada uma delas:

– A primeira geração, ou 1G, a fase analógica, dominou o mercado no início dos anos 1980;

– A segunda geração, ou 2G, o início da era digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, usava os sistemas CDMA e TDMA. Também é a geração dos chips, o chamado GSM;

– A segunda geração e meia, ou 2,5G, uma versão melhorada da 2G, com melhor transmissão de dados;

– A terceira geração, ou 3G, a atual geração de celulares em boa parte do mundo, operando desde o final dos anos 1990, possibilitou o acesso a internet entre outras funções digitais avançadas;

– A terceira geração e meia (3,5G), assim como a 2,5G, é uma evolução da geração anterior, a 3G, com maior velocidade de conexão com a internet, o que a aproxima da velocidade da internet banda larga convencional;

Nessa fase está o iPhone 4. Hoje ele é praticamente um computador. Com processadores super avançados e microchips. Cada vez mais rápidos, leves e menores.

– E por fim a quarta geração (4G), atualmente em desenvolvimento.

E agora? qual será a próxima geração?

Via TechTudo

  • Só a duração de bateria não mudou tanto para o iPhone, de manha deixo meu 3GS no modo avião pra quando chegar em casa poder carrega-lo, e a noite ele acaba ficando com mais ou menos 40% de bateria.

    • Guilherme

      É algo que tem que melhorar. As baterias duram muito pouco!

  • I A Sm I M

    Eles acabam a bateria muito rápido
    isso é muito chato.