iPod School

[Curiosidade] Veja como é o chip do seu iPhone e Apple pode acabar desenhando os próprios chips do iPhone e iPods

FernandoFernando

Uma batalha silenciosa – ou talvez nem tanto – está em curso entre a Apple e a IBM e ela pode terminar com a empresa de Steve Jobs desenhando os próprios chips para iPods e para o iPhone.

A ida do executivo responsável pelo negócio de chips PowerPC da IBM, Mark Papermaster, para a Apple já rendeu até processo, mas a companhia não voltou atrás na decisão.

Segundo uma análise do MarketWatch, o movimento é um forte indicativo de que a Apple está considerando fazer o design dos seus semicondutores.

A briga não começa de hoje: há dois anos a Apple trocou os chips PowerPC por processadores Intel nos computadores da linha Macintosh.

Com a chegada de Papermaster e seus mais de 20 anos de experiência no mercado de chips, a empresa de Jobs – que nunca foi muito fã de depender de fornecedores terceiros para seus produtos – poderia estar criando uma divisão voltada à criação de chips para dispositivos portáteis – leia-se iPods e iPhones.

Embora não tenha tradição na criação de chips, a Apple vem se preparando para tanto. No início do ano, ela comprou a P.A. Semi, startup do Vale do Silício especializada em chips com baixo gasto de energia. A aquisição de US$ 278 milhões é a segunda maior na história da Apple.

O chip usado no iPhone usa como referência o design da ARM e é fabricado atualmente pela Samsung.

A companhia poderia apelar para a parceira Intel e sua plataforma Atom, voltada a dispositivos móveis com baixo consumo de energia – o que explica porque a Intel se apressou em corrigir publicamente os executivos que falaram mal do processamento do iPhone.

Mas os movimentos recentes indicam que Jobs deve seguir por outro caminho, o seu preferido: manter o máximo controle possível sobre a produção do iPhone, que cada vez mais parece ser a sua galinha dos ovos de ouro.

Por: Daniela Moreira do INFO Online