Press "Enter" to skip to content

Curiosidade: tática da Apple em sua linha de suporte para aliviar consumidores irritados

Aqui no Brasil, o AppleCare não é muito popular. Prova disso é que o produto da Apple que faz mais sucesso nas terras tupiniquins é o iPhone, que tem como responsável pela sua assistência as próprias operadoras, e não a sua própria fabricante. No exterior, geralmente o suporte da Apple é mais popularmente usado, e o pessoal do TheNextWeb divulgou uma história bem engraçada.

Assim como diversas empresas, principalmente as do ramo tecnológico, a Apple usa um sistema de assistente virtual por reconhecimento de voz para auxiliar o usuário a ser redirecionado ao setor correto. Por exemplo, de cara, quando você liga para o AppleCare, é solicitada uma palavra-chave. Se você diz “iPhone”, as opções de suporte se limitarão ao produto iPhone. Bem mais legal que o clássico “tecle 1 para […], tecle 2 para […]” implantado pela maioria das empresas no Brasil, no entanto, o sistema de reconhecimento de voz nem sempre é tão mágico, e é motivo de irritação para muitos usuários que são erroneamente interpretados pelos sistemas virtuais automatizados. A descoberta feita por um consumidor é bem curiosa: um usuário que mandar um simples “Fuck you” para as gravações da Apple que antecedem o contato direto com um atendente real são imediatamente direcionados para um contato pessoal.

Segundo o a The Next Web, elaboradora da reportagem, a ‘novidade’ não é de se surpreender. Os sistemas de Interactive Voice Response (IVR) das grandes empresas são programados para escutar palavras-chaves que indicam que um consumidor pode estar sendo perdido. Com a Apple, não é diferente.

[Fonte: TNW]