Press "Enter" to skip to content

Curiosidade: Siri pode tocar piano Yamaha Disklavier com o uso do AirPlay

O que um pouco de criatividade não faz, não é mesmo? Já vimos muitas coisas maravilhosas que a Siri pode fazer, desde tarefas simples que ajudam no nosso dia-a-dia até coisas muito criativas. O vídeo que mostrarei à vocês hoje certamente é uma das maiores provas de coisas criativas que a Siri pode fazer.

O processo funciona da seguinte maneira: sabemos que o AirPlay é um recurso que possibilita a transmissão de vídeo e/ou áudio do iOS para outros aparelhos sem a necessidade de fios. Com o uso do AirPort Express, um roteador portátil da Apple que suporta o AirPlay, um cabo é ligado do AirPort Express ao piano Yamaha Disklavier, e o iPhone é conectado nessa mesma rede Wi-Fi a qual o AirPort Express está ligado por um cabo ao piano, criando uma conexão do AirPlay entre os dois dispositivos. Até aí tudo bem, uma ligação pode ser feita com este piano, mas como a Siri faria ele começar a tocar sozinho? A resposta é criativa e muito lógica:

Um arquivo de áudio MIDI é convertido para um arquivo de áudio comum, que pode ser adicionado à biblioteca do iPhone. Seu formato poderá ser adicionado ao iPhone, e seu conteúdo do MIDI continuará existindo, depois do arquivo de áudio ser convertido. Sendo assim, já que o piano em questão, o Yamaha Disklavier, suporta este recurso curioso de começar a tocar com um arquivo MIDI externo inserido nele, basta solicitar para a Siri que ela reproduza uma dessas músicas MIDI convertidas com o AirPlay ativado. A música será enviada pela rede sem fio ao AirPor Extreme, que por sua vez passará a música ao piano, que começará a tocar sozinho. Brilhante! Confira o vídeo logo abaixo. Recomendo que você avance aos 50 segundos, que é o momento em que a demonstração começa.

Analisando a explicação que dei acima do vídeo, todo o processo inclusive pode ser repetido por qualquer um que tenha um iPhone 4S, um AirPort Express da Apple e o piano Yamaha Disklavier.

[fonte: The Loop]