iPod School

[Curiosidade] Seu fone é seu inimigo…

FernandoFernando

Segundo estudos da Northwestern University (EUA) revela que os pequenos fones de ouvido, popularizados por MP3 players portáteis como os iPods, podem causar danos à audição.

Segundo Dean Garstecki, professor de desordens e ciências de comunicação, o fato de os fones de ouvido serem colocados diretamente dentro dos ouvidos, aumenta o som de seis a nove decibéis. “Isso é mais ou menos a diferença de som de um aspirador de pó ou de uma motocicleta”, explica.

O problema se agrava pelo fato que os pequenos fones permitem a entrada de sons externos, ao contrário dos fones que envolvem toda a orelha. Por conta disso, o usuário tende a aumentar ainda mais o volume do aparelho, agravando o problema.

O problema não está restrito a MP3 players, já que esse tipo de fone de ouvido também pode ser encontrado em CD players portáteis e walkmans. Entretanto, a enorme capacidade de armazenamento e as baterias com longa duração agravam os danos nos MP3 players. “Você não apenas tem um sinal que provavelmente é mais intenso, mas também que use o aparelho por mais tempo”, afirma.

O pesquisador ainda explica que a perda de audição é mais grave de acordo com o gênero de música. Para Garstecki, ouvintes de rock e de rap tendem a usar um volume mais alto que, por exemplo, os que escutam música erudita, jazz ou country.

Como dificilmente os usuários de um reluzente iPod nano concordariam em usar um grande fone de ouvido “das antigas”, Garstecki sugere, como medidas preventivas, o uso do aparelho por, no máximo, uma hora ao dia e a adoção de volumes mais moderados, “em torno do nível seis ou menos”.

Por isso, tomem muito cuidado com a altura do volume do seu iPod/iPhone!

Fonte: InfoOnline

  • Thiago

    Tenho um amigo meu que so usa o fone no volume máximo(no itouch) e eu uso quase no mínimo para mim o máximo dói o ouvido.

    Ops: sempre falei pra ele parar de usar assim, mas ele nem liga…