A grande diferença entre o iPod Touch e os outros modelos de iPod é a tela sensível ao toque. Quando você toca na tela, o circuito do iPod detecta a presença do seu dedo. Ele sabe quantos dedos estão na tela e para onde você os move, incrível não?!. 

O iPod Touch faz isso através de uma camada de material capacitor debaixo de uma tela protetora. A idéia principal é que eles se aproveitam das propriedades elétricas do corpo humano.Quando você toca uma superfície capacitora, a quantidade de carga que ela armazena muda. É por isto que dispositivos como o iPod Touch requerem que você toque na tela com a pele.Materiais como luvas, canetas ou canetas stylus não causam os mesmos efeitos no circuito capacitor.

touch sensing
O processo básico de detecção de toque

Existem dois métodos possíveis para o iPod Touch medir as mudanças dos estados elétricos:

  • Capacitância própria: Os monitores de circuito mudam em uma série de eletrodos.
  • Capacitância mútua: Uma camada de linhas direcionadoras carrega corrente. Uma camada separada de linhas sensíveis detecta as mudanças na carga elétrica quando você coloca o dedo na tela.
self
O circuito sensitivo em uma tela de capacitância
própria mede as mudanças na corrente elétrica

mutual
Na capacitância mútua, uma grade de linhas direcionadoras
e uma grade de linhas sensíveis trabalham
juntas para detectar as mudanças na corrente elétrica

 

Independentemente do método que a tela usa, toda vez que você a toca ocorre uma mudança em suas propriedades elétricas. O iPod registra esta mudança como dados e usa algoritmos matemáticos para transformar dados em uma compreensão da localização dos dedos. Na próxima seção, vamos descobrir o que o iPod faz com esses dados e como navegar por suas funções.

 

Fonte: HowStuffWorks Brasil