Press "Enter" to skip to content

Cuidado com o que você compra na App Store

Recentemente, em dezembro do ano passado, apareceu um aplicativo chamado Face Unlock na App Store. As duas primeiras frases na descrição do aplicativo são: “A espera acabou, finalmente você pode usar seu rosto para desbloquear seu iPhone. Isto funciona exclusivamente no iOS 5 e requer uma câmera frontal”. Uau, mas isto seria sensacional! Será que, de fato, o aplicativo faz o que o usuário espera?

Não! Este não é o primeiro caso do tipo. Desenvolvedores aproveitam-se da falta de conhecimento que o usuário final tem dos tipos de exploração do sistema (API’s) que são permitidos pela Apple e lançam algo que “engana o usuário”. Obviamente, eu nunca caí nas tais pegadinhas, mas sei que já aconteceu com muitos leitores do blog, e por isto estou criando este alerta geral.

Note que a empresa em questão possui vários aplicativos similares. No caso do Face Unlock, o que você espera dele? Certamente, você espera que seja possível desbloquear o aparelho, quando ele está em standby, pelo reconhecimento do seu rosto. Na verdade, o recruso só funciona quando o aplicativo está aberto: ele detecta seu rosto e simula que o aparelho foi “desbloqueado”. Mas na verdade, ele nunca estava travado, o aplicativo não tem permissão para travar a tela do iPhone (colocá-lo em standby).

A conclusão é que a Apple aprova estes aplicativos porque eles não mentem, apenas ocultam o detalhe importantíssimo de que a modificação não é feita no sistema, mas sim uma simulação é criada dentro do próprio aplicativo, o que não é o que os usuários querem, por isto a classificação de UMA ESTRELA para esta categoria de aplicativos persiste na App Store. Fique atento ao que você compra, e a sugestão é que você sempre leia os reviews antes para evitar situações desagradáveis.