iPod School

Conheça o nova versão do aplicativo “iPod”, no iPad.

Bruno CarvalhoBruno Carvalho

Uma das inovações do iOS 5 para o iPad é a reformulação do aplicativo “iPod”, que com o novo sistema passa a se chamar “Música”, e ganha também um novo ícone.

 

 

A interface do app foi significativamente mudada, recebendo novos formatos e posições de botões (play/pause, volume, linha do tempo…). Confira:

Os botões play/pause, back e next  estão em formato retangular, localizados na parte superior esquerda onde no modelo anterior ficava o controle de volume. Por sua vez, os controles de volume mudaram para a parte superior direita, e a linha do tempo com as informações da música que está sendo executada se encontra na região superior central.

A lacuna de pesquisa passou para parte inferior, ao lado das abas de classificação (Listas, Músicas, Artistas, Álbuns entre outros).

Classificações:

Listas: Exibe as listas de reprodução criadas por você, como a lista “Genius”, por exemplo.

Músicas: Exibe a lista completa de músicas, organizadas em ordem alfabética.

Artistas: Exibe uma lista dividida por artistas, e suas respectivas capas de álbum.

Álbuns: A aba “Álbuns”, por sua vez, divide as musicas em álbuns e discos, exibindo sua capa também.

Mais: Permite que você classifique as músicas em Gêneros e Compositores.

 

Outra grande mudança foi no layout da tela de reprodução, que pode ser acessada tocando na pequena capa do álbum, ao lado da linha do tempo. Os botões também estão em diferentes formatos e posições. O fundo escuro foi mantido:

 

A capa do álbum é exibida na região central, e há uma pequena semelhança com o Cover Flow do iPhone e iPod: Para passar ou retornar a música, deslize o dedo da direita para esquerda, ou da esquerda para direita, respectivamente. Para exibir todas as músicas do álbum ou artista em execução, toque no botão representado por três traços paralelos, na região inferior direita da tela.

Lembrando que os controles básicos do aplicativo Música podem ser acessados na Lockscreen (tela de bloqueio), bastando apertar duas vezes o botão Home.

E vocês, caros leitores, o que acharam do novo formato do aplicativo “Música”? Deixe sua opinião nos comentários!

No blog, procura trazer aos leitores dicas, curiosidades e noticias sobre os devices e assuntos da empresa como um todo.

  • Só achei que o bug de não aparecer as letras é bem chato! Espero que a Apple implemente as letras de novo logo!

    Fora isso, o app está excelente, com um design lindo!

    • Interessante, no meu aparece, é só esperar uns segundos que a letra aparece…

  • Joao Vitor

    ficou muito bom o/

  • Matheus

    Ah, eu gosto mais da antiga… acho que é que me acostumei com a velha … mais é tempo pra acostumar com essa…

  • Almir
  • Neto

    essas mudancas ficaram bem mais uteis, a unica coisa q nao gostei foi a listagem das musicas, acho q antiga ficava mais elegante

  • Marcos

    Sem duvida alguma, um otimo trabalho feito pela Apple. O que mais me chamou.a atencao foi a velocidade do app quando volta da minimizacao. O design esta muito mais bonito.

  • Luís Felipe

    Não sei se é só comigo, mas no meu iPad 2 com iOS5 não aparece a letra das músicas. Alguém tem alguma solução?

  • Victor Freitas

    Ai comprei um iphone 4 branco pois era o unico que tinha na loja mas fiquei com peso na consciencia nao acham meio feminino não ? mas era um branco ou nenhum ai nao teve jeito concordam comigo ???

    • Rafael

      Eu ja me arrependi de ter comprado o preto, achei o branco mais bonito, diferente, eu não achei feminino, tenho alguns amigos que acham, mas eu não ligo para o que eles acham, você tem que gostar, isso é o que importa.

      ps: Fiz a mesma burrice com o iPad 2, comprei o preto mas me arrependi de novo, hahaha, a partir de hoje todos meus futuros pertences da apple serão brancos.

      • Victor Freitas

        ok obrigado pela resposta isso me deixa aliviado o IPHONE em si é lindo o que importa que se funciona

  • Gian

    eu achei muito ruim! nao tem como tocar todas as musicas de um artistas (só toca um album e quando chega na ultima musica, volta para a primeira), nao tem como adicionar as musicas de uma lista de reprodução, nao tem como buscar musicas dentro de uma lista de reprodução, etc. MUITO RUIM… nao tem como voltar com o velho? hehe

  • Júlio

    Não gostei muito, me fez lembrar um pouco aqueles programas Shareware que existem para Mac e Windows, o visual antigo me agradou mais pq apresentava algumas linhas que faziam lembrar um pouco com o QuickTime Player da Apple. Acho que o interessante seria manter uma padronização entre Mac iPhone iPhod e iPad – baseado no iTunes e no QuickTime Player.

  • Rafael

    Eu achei que ficou legal, apesar de não ouvir com freqüências musicas no meu iPad, ouço mais no iPhone, gostei como ficou no iPad.

  • rafael

    NO CYDIA VC PODE MUDA E SO ESTALA UNFIED IPOD FOR IOS 5 QUE ELE MUDA

  • Leonardo Castro Henr

    Não sei não,eu gostava do outro formato,os arquivos m4b ficaram diferentes neste novo app.

  • as minhas letras não estão aparecend.. algum problema?

  • nina

    ah,eu consigo baixar as musicas,capas,e talz,mas não tem jeito, a letra não vai, consigo até colocar a letra no itunes," passo" para o ipad,mas na hora que vou ouvir não ta.. nossa,não gostei dessa parte!