Press "Enter" to skip to content

Conheça algumas mudanças do Mac OS X Lion [atualizado]

Olá, caro leitor. Como se sabe, o Mac OS X Lion Developer Preview (versão de teste para desenvlovedores) foi liberada pela Apple, porém não é preciso nenhuma autenticação para instalá-la em um Mac, o que me deu a liberdade para experimentá-lo e comentar alguns detalhes sutis que a Apple não detalhou.

1. Barra superior

Já na barra superior se notam algumas mudanças. No Snow Leopard, a hora e os minutos são separados por dois pontos, e no Lion é separado por um H, o que eu achei bem estranho.

Outra mudança foi nos controles Wi-Fi na barra superior. Anteriormente chamado de Airport, agora é chamado de Wi-Fi.

Mesmo assim, o aplicativo Utilitário Airport, localizado na pasta Utilitários, continua com o mesmo nome, o que é contraditório com a barra superior.

Outra mudança ocorreu no Spotlight, que agora está maior e contém um Quick Look embutido, para dar uma olhada no arquivo antes de clicá-lo.

 

2. Dock

O dock sofreu uma mudança sem aviso da Apple e que faz muita falta: Não há mais a “luzinha” embaixo do ícone de um aplicativo para avisar que ele está rodando. E no meu caso, está fazendo muita falta.

Qual dos 3 está rodando?

3. Exposé

Não sei quanto à vocês, mas eu era um Exposé heavy-user. Eu sempre usava-o quando queria trocar de janela, com apenas um deslize de 4 dedos para baixo. Pois é, no Lion ele foi parcialmente retirado. Agora, com um deslize de 4 dedos para baixo, o Dock Exposé é ativado, ou seja, ele mostra apenas as janelas abertas do aplicativo que você está usando nesse momento, e não de todas as janelas do sistema.

Dock Exposé ativado; note que apenas as janelas do Chrome aparecem.

Para substituir o Exposé, o Mission Control pode ser ativado com um deslize de 3 ou 4 dedos para cima, porém o Mission Control não mostra janelas minimizadas.

4. Dashboard

O Dashboard recebeu uma mudança apenas: Ele agora é um Space. Para ativá-lo a partir do Desktop, deslize 3 ou 4 dedos para a esquerda ou direita, dependendo da configuração do seu trackpad e o Dashboard é mostrado. Mas não tema, se quiser usar o Dashboard como ele era no Snow Leopard, um clique nas preferências do Sistema, na aba Exposé e Spaces, é o suficiente.

Transição entre o Desktop e o Dashboard

5. Sobre este Mac

A janela do ‘Sobre este Mac’ agora conta com um visual super interessante quando você clica em “Mais Informações”. É possível ver, a partir de uma interface bem interessante, informações detalhadas sobre sua memória, monitor ou até mesmo sobre o disco rígido, além de você poder contatar seu AppleCare a partir dessa janela.

Enfim, essas foram as principais mudanças – que a Apple não comentou a respeito – que eu percebi no Mac OS X Lion. Fique à vontade para deixar suas dúvidas e opiniões nos comentários. Até mais.

Atualização:

O leitor iRodrigoViana, nos comentários desse post, apontou que nas Preferências do Sistema existe a possibilidade de reativar as luzes dos aplicativos abertos. Mesmo assim, fica a dúvida do porquê que a Apple mantém o contrário como padrão.