iPod School

Conceitos: sistemas de notificações, widgets e de reconhecimento de voz no iOS 5

André BazagliaAndré Bazaglia

O lançamento do iOS 5 está cada vez mais próximo. Acredito, particularmente, que o novo sistema operacional para iPods touch, iPhones e iPads será lançado no meio do ano, na WWDC 2011.

Três das grandes novidades que a nova versão do iOS poderá trazer são a possibilidade do uso de widgets, um sistema melhorado de notificações e um sistema aprimorado de reconhecimento de voz, mais integrado aos aplicativos.

Por meio desta matéria, comentarei os três dos meu grandes desejos para o iOS 5.

Sistema de notificações inovador:

Começando pelo conceito de um sistema de notificações inovado, acho que a Apple tem muito a melhorar no sistema extremamente simples de notificações atual. Além das janelas em pop-up muitas vezes aparecerem com um delay de até 10 minutos, elas têm uma péssima interface – minha opinião!

Acredito que o sistema deva ser rescrito do zero, com uma interface bacana e inovadora, nada de janelinhas que muitas vezes atrapalham sua ação atual no aparelho, principalmente em jogos ou em aplicativos que exigem uma atenção total. O conceito abaixo, em forma do vídeo, sugere uma possível modificação no sistema de notificações. Confira-o:

Um sistema alternativo de notificações já existe para os usuários que possuem o jailbreak em seu aparelho, através do aplicativo MobileNotifier. Clique aqui para conhecê-lo, caso seja do seu interesse (o link é para um vídeo).

Novo recurso na tela de início: widget

A segunda modificação no sistema seria na tela de início: um sistema de widgets, que foi sugerido por um designer. Não é muito provável que a Apple implemente algo do tipo, mas é possível que aconteça, e achei a ideia bem interessante. Confira o vídeo logo abaixo:

Sistema de reconhecimento de voz compatível com apps

Digitar? Para que digitar se você pode falar? Assim como alguns rumores já apontavam, é possível que a Apple aplique um sistema de reconhecimento de voz aprimorado em vários idiomas, inclusive é possível que tal sistema esteja disponível em português do Brasil. A ideia é simples: ao invés de digitar em aplicativos, como o nativo de SMS, Facebook, Notas, ou qualquer outro tipo de aplicativo de textos, você poderia falar. O sistema reconheceria sua voz e digitaria o texto falado por você automaticamente. Confira a ideia em vídeo logo abaixo.

Os vídeos desta matéria foram retirados do canal do YouTube do usuário janmike34 e do canal do YouTube do iSpazio.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • jvSilv@

    po, gostei das 3 ideias, acho q seria muito util para os usuarios de iOS, porem, infelizmente acho q a Apple nao aplicaria o sistema de widgets no iOS, mas o jailbreak ne…

  • Vagner

    Gostei da ideia de poder falar e escrever por exemplo esse comentario estou escrevendo pelo iphone por isso nao uso nem acento mas na verdade gostaria também de aprimoramento no corretor ortagrafico dai ficaria show

  • Jeferson

    Widgets no iPhone é o fim da picada, pulo da ponte se colocarem isso, vai ficar ridículo.

  • Rafael

    Noss,esse notificacoes vai mudar minha vida !

    Fico PUTO quando to jogando no ipod e percebo que to com notificacoes ligado, é impossivel jogar com os meliantes mandando mensagem ate vc responder…