Press "Enter" to skip to content

Conceito: Reconhecimento de voz no iOS 5

Depois que a Apple implementou o recurso no antigo iPhone OS (que agora se chama iOS), os preguiçosos de plantão, vulgo eu, tivemos que nos acomodar com esta função e deixar mais ainda de usar o dedo no celular. No Android, sistema operacional para celulares e tablets da Google, tem um sistema que você pode usar o celular pela voz, porém é limitada só para apps da empresa. Nada mais provável que a Apple faça um sistema similar a este.

Como alguns sabem, sempre que se suspeita de algo novo, ou até mesmo quando está chegando a época de atualizações da Apple, os designers e desenvolvedores começam a especular sobre o que a Apple poderá fazer ou lançar. Dessa vez um design, chamado Jan-Michael Cart, preparou um conceito de como seria este novo sistema de reconhecimento vocal, que podemos ver neste vídeo:

Nesse caso, o iPhone reconheceria nome dos aplicativos e você poderia abrí-los apenas com um comando de voz, além de podermos falar os textos que desejamos introduzir. Seu acionamento se daria da mesma forma que usamos o Voice Control hoje, segurando o Home Button na springboard (tela principal) até que o sistema alerte a ativação da ferramenta, para então ditar o comando. Nas caixas de textos, originalmente temos que dar um toque para exibir o teclado, já no conceito, devemos apertar e segurar a caixa de texto até que o sistema notifique a ativação do controle de voz, para então ditarmos o que desejamos inserir no texto. Já em aplicativos não nativos, o sistema de reconhecimento também poderia ser usado, apenas tocando duas vezes sobre a caixa de texto, assim como fazemos para copiar e colar, e selecionando a ferramenta. Bem prático e claro que a Apple poderia usar.

Segundo informações que estão no vídeo, os desenvolvedores teriam uma API para que você pudesse adaptar seu aplicativo para a nova função, sendo assim possível sua aplicação em diversos aplicativos. Claro que em aplicativos já existentes os desenvolvedores teriam de adaptar-los para que os mesmos fossem reconhecidos, como por exemplo, no comando vocal “Twitter”, para que o sistema possa identificar o aplicativo  “Twitter for iPhone”, além de outras infinitas possibilidade.

Nada confirmado pelo tio Jobs ainda, mas acredito que esta função possa ser incrementada em versões futuras, assim como o sistema novo de notificações. O designer tem um canal do YouTube com vários desses conceitos.

Quando temos um novo iOS, podemos observar alguns conceitos, antes em forma de tweaks, aplicados ao sistema nativo, assim como a porcentagem da bateria e o multitarefa. Espera-se que a Apple continue “aceitando” novas idéias, que surgem a todo instante.

Fonte: MacRumors.