iPod School

Conceito: Reconhecimento de voz no iOS 5

Bruno De BlasiBruno De Blasi

Depois que a Apple implementou o recurso no antigo iPhone OS (que agora se chama iOS), os preguiçosos de plantão, vulgo eu, tivemos que nos acomodar com esta função e deixar mais ainda de usar o dedo no celular. No Android, sistema operacional para celulares e tablets da Google, tem um sistema que você pode usar o celular pela voz, porém é limitada só para apps da empresa. Nada mais provável que a Apple faça um sistema similar a este.

Como alguns sabem, sempre que se suspeita de algo novo, ou até mesmo quando está chegando a época de atualizações da Apple, os designers e desenvolvedores começam a especular sobre o que a Apple poderá fazer ou lançar. Dessa vez um design, chamado Jan-Michael Cart, preparou um conceito de como seria este novo sistema de reconhecimento vocal, que podemos ver neste vídeo:

Nesse caso, o iPhone reconheceria nome dos aplicativos e você poderia abrí-los apenas com um comando de voz, além de podermos falar os textos que desejamos introduzir. Seu acionamento se daria da mesma forma que usamos o Voice Control hoje, segurando o Home Button na springboard (tela principal) até que o sistema alerte a ativação da ferramenta, para então ditar o comando. Nas caixas de textos, originalmente temos que dar um toque para exibir o teclado, já no conceito, devemos apertar e segurar a caixa de texto até que o sistema notifique a ativação do controle de voz, para então ditarmos o que desejamos inserir no texto. Já em aplicativos não nativos, o sistema de reconhecimento também poderia ser usado, apenas tocando duas vezes sobre a caixa de texto, assim como fazemos para copiar e colar, e selecionando a ferramenta. Bem prático e claro que a Apple poderia usar.

Segundo informações que estão no vídeo, os desenvolvedores teriam uma API para que você pudesse adaptar seu aplicativo para a nova função, sendo assim possível sua aplicação em diversos aplicativos. Claro que em aplicativos já existentes os desenvolvedores teriam de adaptar-los para que os mesmos fossem reconhecidos, como por exemplo, no comando vocal “Twitter”, para que o sistema possa identificar o aplicativo  “Twitter for iPhone”, além de outras infinitas possibilidade.

Nada confirmado pelo tio Jobs ainda, mas acredito que esta função possa ser incrementada em versões futuras, assim como o sistema novo de notificações. O designer tem um canal do YouTube com vários desses conceitos.

Quando temos um novo iOS, podemos observar alguns conceitos, antes em forma de tweaks, aplicados ao sistema nativo, assim como a porcentagem da bateria e o multitarefa. Espera-se que a Apple continue “aceitando” novas idéias, que surgem a todo instante.

Fonte: MacRumors.

  • Reginaldo Junior

    isso seria legal mas para quem tem mente poluida ia falar um monte de palavrão

    • lol. Nem tanto cara, ok, falei o palavrao, mas a mulher nao vai repetir, so escrever oq voce falou. Existe um otimo app no cydia que é o voice control. que voce pode mudar oq acontecera quando falar um comando e ela responde.. Entao por exemplo, cydia, abre o cydia e tudo. Mas tambem da pra botar "Quem é lindo?" e ela responder: "O @mettrau é o cara mais gato do planeta e eu quero 'casar' com ele!" Isso fica restrito a sua imaginação! Testa lá! Tem que baixar pelo cydia, claro

      • Aham, o Mettrau é o cara mais lindo do planeta, QUERO PROVAS! :P.

  • sensacional. Otimo post, parabens 😀

  • Vinicius Covre

    sensacional. Otimo post, parabens 😀 [2]

  • sensacional. Otimo post, parabens 😀 [3]

    • detalhe: ctrl+c/ctrl+v da porra, tudo sem acento xD

      • Vinicius Covre

        suhaushushuh esse Mettrau 😛

  • E quando eu estiver bêbado, como procede esse sistema? D:

  • ThomasTurbando

    cara, muitas vezes, penso como a apple eh maravilhosa, mais por outro lado, vejo o quanto eh o orgulho idiota da apple, isso eh uma das coisas q me deixa + put*, c o steve jobs fosse realmente esperto, criaria uma parceria com o saurik e a eqipe dele ( atualmente 3 pessoas 😛 ) e criaria uma nova loja, q viria para substituir a appsstore, algo como, iDevStore ( iDev d idevice, ou de ideveloper ), e assim, controlaria, todos os tweaks e etc… ja vi uma noticia, d q rola uma grana MTOOOOOOO alta nesses tweaks, coisa d mto + d 100 mil dolares, entao imagina a grana q daria isso, fora a comodidade e todos os clientes e consumidores da maça estariam extremamente satisfeitos, mais como steve jobs, c axa O CARA ( ta bom, admito, mtas vzs, ele eh O CARA ) ele nao qer compartilhar com ngm, e ainda nao c tocou q cada vez + temos devices jailbrokens, em todo o mundo

    e quanto a estar bebado e usar esse programa seria engraçado, xD, eu me habilito a fazer o teste ( qd lançar ) 😛

  • ThomasTurbando

    e eu vi hj, parece q tem uma nova versao do voice activator, e ele faz tudo isso ai, soh axo q a diferença do voice activator para esse, eh q esse seria da apple e viria numa atualização, + o voice activator, faz tudo isso e mto +, abre URL's, fala textos que vc quiser, abre aplicativos, fala a versao do iOS pra qem tem preguiça d ir nos ajustes, fala qto tem d bateria, fala o modelo ( tipo ipod touch, iphone, etc.. ) e por ai vai…

    • Sim, se você usar Android você encontrará isto.

      • ThomasTurbando

        eu me referia a nova versao do voice activator no cydia, pros iDevices, q faz tudo isso q eu disse, e da até pra brinca com ele ^^ 😛

        + nao entendi qd vc disse q c eu usa-se android, iria encontrar isso, significa, q no android a uma opçao de "customização" do comando d voz, e sendo assim, nao fik limitado aos comandos q ja vem d fabrica com os iDevices?