Press "Enter" to skip to content

Conceito por designer brasileiro: iOS 7

Pela primeira vez na história da Apple, Sir Jony Ive, o designer tão idolatrado e estremecido por Steve Jobs, terá a oportunidade de colocar suas mãos mais próximas no iOS. Daremos um possível adeus ao escabroso ‘Skeumorfismo’ (técnica de mimetismo e/ou reprodução gráfica de determinada textura, objeto ou material usada para simular a aplicação de um elemento sobre qualquer outro numa tentativa de transferir as sensações táteis, sonoras e visuais deste para aquele) apoiado por Scott Forstall para uma mudança radical no design do iOS 7 – é por isso que nossa equipe está tão ansiosa para a chegada da próxima grande versão do iOS, provavelmente agendada para o meio do ano. Depois da era Jobs, Scott era o único da administração da Apple que defendia o skeumorfismo.

Enquanto o próximo provável remodelado iOS não chega, podemos nos divertir um pouco com ótimos conceitos divulgados na web. Hoje, apresento-lhes uma criação do brasileiro André Luis Moreira:

Sobre o QuickSettings, o brasileiro criador do conceito explica detalhadamente sua ideia: “a inspiração veio da tela de informações da Siri, os ícones foram modificados para o padrão dos ajustes que temos hoje no volume e brilho. Por quê? Listas são um modo fácil de mostrar preferências no iOS. O ícone, o nome e a possibilidade de organizar a lista ajudam ainda mais a encontrar a opção que você busca. […] Existe aquele ícone nos controles do iPod que é a opção para podermos bloquear a orientação da tela. No iOS 4 a Apple optou por colocar isso no iOS, pois o iPad tem isso via um botão físico e o iBooks precisava dessa opção para ser mais usável (e ainda ajudaria o uso de outros apps). Então ela colocou ele junto com os controles do iPod dando um acesso mais facilitado. Foi uma saída para um problema, é apenas um ícone com o mesmo design do ícone do app Preferências, ele funciona pois é apenas um, se colocarmos vários ícones juntos com designs e cores parecidas irá gerar uma certa confusão, para usar ícones teriam que ser de cores diferentes e desenhos contrastantes ajudando a diferenciar um do outro, como acontece no App Switcher, mas também teria o problema de diferenciar ativos e inativos mudando o design ou a cor, provavelmente ficaria horroroso. Respeito todos os que usam e adoram o SBSettings, ele funciona, mas não é o melhor exemplo a se seguir.”

Explicações mais completas sobre cada detalhe do conceito, escritas pelo próprio elaborador do mesmo, podem ser acessadas através deste link do Pastebin.