iPod School

Comprei meu Mac, e agora? Navegadores

Dico42Dico42

Desculpa pela demora, pessoal…

Hoje em dia, a maior parte do tempo em que passamos no computador, estamos na internet. Por isso, o aplicativo que possibilita você acessar o vasto mundo da internet (os browsers — ou navegadores) é o mais importante do sistema — pelo menos aos seus olhos. Por isso, nessa série, eu não poderia deixar de analizar os navegadores disponíveis para a plataforma da Apple, começando pelo Safari. Clique no nome do browser e será redirecionado para o site do mesmo.

Safari

O Safari, padrão no Mac OS X, é atualmente o mais rápido dentre os navegadores, de acordo com a Apple. O histórico dele tem uma bonita apresentação em CoverFlow, que facilita encontrar as páginas pelas quais você navegou, de um modo bem visual. É possível baixar extensões pelo site O site Pimp My Safari, como noso leitor Fernando Cézar bem lembrou (obrigado!). Nos contras, por ser um browser pouco usado, muitos sites de bancos simplesmente não funcionam.

Google Chrome

Disputa com o Safari a posição de navegador mais rápido do mercado. Com visual minimalista, conquistou muitos usuários por causa da unificação entre a barra de pesquisas (normalmente no canto superior direito da tela) e a barra de endereços (onde você digita as URLs). Além disso, trata cada aba como um processo diferente, ou seja, se uma das abas travar o navegador em si não será prejudicado, apenas aparecerá uma amigável mensagem perguntando se você deseja “matar”(fechar)  a aba ou esperar até que ela volte a funcionar normalmente.

Mensagem Subliminar: Vejam as múltiplas conspirações sobre o logo do Chrome clicando aqui.

Mozilla Firefox

Um dos líderes do mercado, é o grande queridinho dos adeptos do software livre. Seu grande trunfo é a quantidade de extensões, permitindo deixar o browser do jeito que você quiser. Recentemente sua versão 3.5 se tornou o navegador web mais usado individualmente. Isso quer dizer que, em versões totais, o Internet Explorer ainda supera o Firefox. Mas, como o público do IE está muito divido entre suas versões 6, 7 e 8, a versão 3.5 do Firefox é o navegador mais utilizado ao redor do globo (sem trocadilhos com o logo). Não é tão rápido quanto o Chrome ou o Safari, mas está anos-luz a frente do Internet Explorer.

Internet Explorer

Ok, ele não roda em Mac. Mas, bem ou mal, você acabará precisando usá-lo para acessar alguns sites de banco; podendo instalar o Windows via BootCamp ou emulando ele (futuramente pretendo fazer um post enumerando os prós e contras de cada processo, mas, por enquanto, vocês podem encontrar um tutorial de como instalar o Windows via BootCamp clicando aqui). Os usuários mais avançados podem inclusive usar o Wine*. Líder do mercado, é o browser mais odiado, por ser muito lento, além de ter diversos problemas com Javascript e outras linguagens de programação baseados em Web. Suas versões mais antigas são muito vulneráveis a ataques.

Abaixo uma pequena representação gráfica do Market Share de browsers, compilados pela Net Applications e divulgados pelo MacMagazine, referente ao prmeiro mês de 2010:

*Sigla para Wine Is Not an Emulator, popular programa do Linux que cria uma API que permite sistemas baseados em UNIX rodar programas de Windows

P.S.: Resolvi inverter a ordem programada e o post sobre a suíte de aplicativos iLife sairá apenas na semana que vem.

P.S. 2.: Antes que venham reclamar do Opera não estar na lista, devo dizer que ainda não tive a oportunidade de testá-lo, logo, não estou apto a falar sobre ele.

P.S. 3 – ( Piadinha do JG, rs)

  • allPod

    Já ficou chato esse PS3, hein?

    • ? Não entendi o que quis dizer com a sua frase, desculpe, pode explicar?

      • allPod

        forget that

        • allPod

          forget it*

  • Eu eu particularmente gosto do Firefox no meu Snow Leopard…
    Não sei porque não consigo usar o Chrome nem uma semana…

    • JG

      Sou idêntico a vc, eu gosto do firefox no meu snow leopard. E nao consgio usar o chrome..

  • Sudré

    Muito bom o post… Eu não tenho Mac (infelizmente)… Uso o IE e o Firefox… PS.: Tenho um PS3… Hehehe… Abraços!

  • Fernando Cézar

    Olá amigo,
    você está errado quando diz que o Safari não possui extensões.
    O site Pimp My Safari (http://pimpmysafari.com/) possui varias extensões.
    É claro que não existem tantos complementos quanto para o FF, mas dizer que ele não possui extensões está incorreto.

    • Dico42

      Obrigado, irei atualizar o post com essa informação.

  • Vejjeta

    Chrome concerteza o melhor navegador e agora com temas e extensao.

  • Fernando

    não consigo usar outro naveador sómente o Fire Fox 😀

    só nele as paginas aqui em casa abrem estantaniamente 😀

  • Zé Maria

    Prefiro o safari:]

  • Vejjeta

    Realmente firefox eh uma otima alternativa, mais eh o navegador mais vulneravel da atualidade e um devorador de memoria. E possivelmente nao funcionara em diversos sites como you tube, pois a nova tecnolgia sera de html 5 q eh muito cara para o firefox.

    Mais mesmo assim recomendo o firefox por ser um produto alternativo de qualidade, e nao deixando os grande sofocarem os menores como vem acontecendo. Monopolio eh sempre ruim, pois como o proprio nome diz sem escolha eh isso ou eh isso.

  • Gabriel

    Chrome é uma droga, se é pra usar chrome use o safari, se não, use o firefox.

  • Uma vez eu fiz uma materia pra um site, eu teste o chorme, o firefox e o safari atualizados(na epoca) e mandei pra ele… os tester foram eu que fiz…
    www. dropexinfo.com/saiu-o-google-chrome-para-o-mac/

  • Felipe

    Hahahahahaha P.S. 3!!!!!

    Muito bom post