iPod School

Comprei meu primeiro iPhone/iPad!! O que eu faço? (Atualizado)

Guilherme WilliamGuilherme William

Nesse Post você terá todas as informações que um iniciante e até um intermediário precisa saber para usar da melhor forma o seu iGadget.

 

Bem, a primeira coisa, é abrir a caixa e ler os manuais com cuidado. Guardar todas as peças e a NOTA FISCAL!

Depois vamos para a fase de configuração. Enfatizo que essa fase é fundamental para o sucesso de seu aparelho.

Requisitos Mínimos: Computador ou Notebook com Windows ou Max OS instalado. iTunes (versão mais recente) instalado. Cabo USB para conexão do iPhone/iPad com o PC.

 

[tube]http://www.youtube.com/watch?v=3038VjX7tHk[/tube]

Após ver o Vídeo, de uma olhada abaixo!

28-06-2011 – Atualização:

Um Compressão de todas as informações básicas para iniciantes!

Informações retiradas e editadas do iPodSchool

Comprei meu iPhone, iPod touch ou iPad agora, o que devo saber?

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o iTunes para o seu computador [baixe aqui] e conectar seu aparelho à ele através do seu cabo USB. No iTunes você pode gerenciar suas músicas, vídeos, livros, programas de TV, informações e etc. E além disso, é por ele que você pode transferir arquivos e dados para seu aparelho, suas músicas, vídeos, calendários, contatos e seus afins.

Ao conectar seu aparelho, ele será reconhecido pelo computador e pelo iTunes, onde você pode renomear seu aparelho clicando com o botão direito do seu mouse sobre o seu aparelho no iTunes.

Sincronização, como funciona?

Para transferir músicas, vídeos e fotos para aparelho, você deve sincroniza-lo com o iTunes, que nada mais é passar os arquivos do computador para seu device (aparelho). Você também pode sincronizar seus contatos e calendários, assim como aplicativos comprados pelo iTunes.

 

Criando toques telefónicos para meu iPhone, como faz?

Vá até a música que deseja transformar em toque no seu iTunes, clique com o botão direito sobre o mesmo e vá até a opção “Obter informações”.

 

Agora siga até a aba “Opções”. Nesta você terá as opções “ínicio” e “fim”, marque as duas, sendo a primeira o ínicio do seu toque e o final o termino do mesmo, lembrando que a diferença de tempo entre as duas deve ter no máximo 30 segundos (0:00-0:30, 1:00-1:300).

Aperte em “ok” e vamos para a segunda parte. Agora clique sobre a mesma música com o botão direito e vá até a opção “Criar versão AAC”.

 

 

Agora observamos dois arquivos com o mesmo nome, porém com durações diferentes.

 

 

Clique com o botão direito no arquivo de 30 segundos que você criou e vá até “Mostrar no Finder” (Mac) ou “Mostrar no Explorer” (Windows).

 

Agora podemos visualizar os dois arquivos, você terá de renomear a extenção do arquivo de .m4a para .m4r.

 

Agora é só confirmar a modificação de extenção e adicionar o arquivo à sua biblioteca do iTunes, que será adicionado à aba “Toques”

 

Agora é só sincronizar com seu iPhone o seu novo toque!

 

Realizando Backups.

É sempre bom que você mantenha o backup do seu aparelho atualizado, caso haja algum problema com seu aparelho ou outros problemas (sim, estou falando de furto e perda de aparelhos xD) com o mesmo. Ao conectar seu aparelho no computador, automaticamente é realizado um backup do seu aparelho, nele serão salvos informações como contatos, fotos, notas, saves de games, papeis de parede e informações em geral. Como os arquivos da biblioteca (músicas, vídeos, aplicativos e etc) estão salvos no computador, estes não são salvos no backup, mas serão adicionados no aparelho caso seja solicitado o mesmo.

Caso precise fazer/acionar um backup, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a aba do seu aparelho no iTunes, então terá disponível as seguintes opções:

Atualizar e restaurar.

A Apple constantemente lança atualizações para os aparelhos, e estas aparecem no iTunes quando conectamos o device no computador. Caso você tenha um aparelho importado (com bloqueio de operadora) ou seja usuário de Jailbreak, não atualize seu aparelho até obter informações de desbloqueio e jailbreak para a versão a seratualizada.

Mas antes entenda o que é SHSH

O SHSH é uma assinatura única de cada aparelho, ela é usada para validar uma atualização ou restauração de uma versão mais recente. Cada vez que tentamos restaurar ou atualizar nossos devices,  essa assinatura é enviada para os servidores da Apple, permitindo que o processo seja efetuado ou não. Cada vez queatualizamos nossos aparelhos, este recebe um SHSH novo, referente a nova versão, e o antigo é descartado, impedindo a realização do downgrade (voltar para a versão anterior).

TinyUmbrella:

 

Após salvo, deve aparecer as SHSH’s que o seu device tem salvas, deste modo:

 

 

Atualizações, restaurações e downgrades.

Vamos conceitualizar um pouco:

Ao abrir a página principal do seu aparelho no iTunes, você poderá ver dois botões: Atualizar e Restaurar.

Você pode atualizar seu aparelho para versões mais atuais sem perder suas informações, caso essa versão desejada não seja a última lançada, basta baixar o firmware da versão desejada nesse site [link], segurar a tecla “Alt” e clicar em atualizar, assim será aberta uma caixa de seleção, onde você poderá selecionar o firmwareselecionado para atualizar seu aparelho para aquela versão. Lembrando que só é possível atualizar o aparelho para uma versão superior a sua.

No caso da restauração ou downgrade, apaga-se todos os dados do seu aparelho e aplica-se as configurações originais, com ele podemos fazer downgrades (voltar versões) caso tenha salvo o SHSH da versão que deseja-se instalar, fazer atualizações com perda total de dados ou simplesmente consertar erros da sua versão atual. Caso tenha algum problema no seu iOS e nenhuma solução parece funcionar, pense em restaurar seu device.

Erro na restauração/atualização, o que eu faço?!

Primeiro você deve observar se o erro aconteceu no inicio ou no final da restauração e seguir esses passos:

Tenho um iPhone americano/bloqueado, quais preocupações tenho que ter?

Pois bem, iPhones bloqueados que foram desbloqueados após sua compra por métodos não oficiais necessitam de uma altíssima atenção. Cada iPhone possui seu IMEI, que é um código único para cada aparelho, e uma versão de BaseBand (ambos podem ser vistos em Ajustes>geral>sobre). Se seu iPhone é bloqueado, seu IMEI é tido pela Apple como aparelho bloqueado, mas existem métodos que permitem o uso do mesmo com qualquer operadora. Esses métodos variam de acordo com sua BaseBand. Se sua BaseBand é 02.10.04 ou superior, ainda não existe desbloqueio por software (Ultrasn0w), mas existem Turbo-SIM’s, que são contatos adicionados entre seu chip e o aparelho.

Caso tenha um iPhone desbloqueado após a compra, você tem que tomar certos cuidados:

iOS, o que preciso saber?

Você precisa saber a nomeclatura de algumas partes de seu device e qual device é o seu para não se sentir perdido ao ler um artigo no mundo Apple. Logo aqui estão alguns nomes que você poderá precisar:

  1. iPhone 2G (clássico): caracterizado pelo seu fundo em alumínio.
  2. iPhone 3G: Fundo preto em plástico, com desenho mais arredondado.
  3. iPhone 3G[s]: Ele é extremamente parecido com o modelo 3G, a maior diferença é o nome “iPhone” e a capacidade no fundo, que são cromadas.
  4. iPhone 4: Modelo mais quadrado, com fundo em vidro plano.

 

Qual é o meu iPod touch?

  1. iPod touch 1G: bordas cinzas e antena Wi-Fi característica:
  2. iPod touch 2G: Bordas cromadas e antena Wi-Fi arredondada.
  3. iPod touch 3G: Bordas cromadas e antena Wi-Fi arredondada. É idêntico ao modelo 2G, mas para distinguir o iPod touch (3ª geração) do iPod touch (2ª geração), observe a parte posterior do aparelho. No texto apresentado abaixo da inscrição gravada, procure o número de modelo. O iPod touch (2ª geração) é o modelo A1288 e o iPod touch (3ª geração) é o modelo A1318.
  4. iPod touch 4G: Possui câmera frontal e traseira. Não possui antena Wi-Fi visível:

Qual iPad é o meu?

  1. iPad: Não possui câmera, disponível apenas na cor preta.
  2. iPad 2: Possui câmera frontal e traseira, disponível nas cores branca e preta.

Partes do meu Aparelho:

Seu Aparelho tem, basicamente, 4 botões:

E se você tem um iPhone ou iPad, terá também uma chave:

Já na questão de software, temos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sistema operacional móvel da Apple é mágico, são tantas possibilidades em tão pouco espaço que qualquer pessoal se impressiona com sua magnitude. Estão vamos mostrar algumas dicas para você tirar o máximo do seu aparelho!

Outro detalhe interessante são os controles do iPod, que estão nesta barra, onde para acessá-los, basta deslizar a barra para a direita.

 

Para que serve a App Store e o iTunes?

Pois bem, na pratica essas são as duas lojas que seu aparelho tem originalmente, então vamos explica-las:

  1. Para que essa conta seja americana, você precisa acessar a iTunes Store americana. Para isso vá ao canto inferior direito da aba iTunes Store no iTunes e clique na bandeira brasileira, alterando-a para americana.
  2. Tente comprar qualquer aplicativo gratuito, pode ser os algum da barra lateral.
  1. Agora basta clicar em “criar nova conta” e seguir os passos seguintes.
  2. Agora basta seguir e preencher o formulário com com seus dados, talvez seja preciso alguns dados fictícios, como CEP e telefone americano.
  3. Agora, na opção de pagamento, basta selecionar a opção “None“
  4. Pronto, você já tem uma conta iTunes e pode baixar apps grátis na App Store!

 

O que é Jailbreak?

Agora, se você não está satisfeito com os recursos que a Apple oferece em seus aparelhos, talvez seja interessante você experimentar o novo mundo do Jailbreak. Traduzindo a palavra, significa libertar da prisão, ou seja, libertar seu iPhone e iPod touch dos limites implementados pela Apple. Com ele você pode instalar modificações do sistema operacional, acessar as pastas do seu iPhone e de seu iPod touch remotamente, instalar aplicativos que não foram publicados pela Apple Store, ou resumindo tudo isto: você pode fazer o que bem entender com seu aparelho, abrindo uma infinidade de novas funções para ele. Com isso tornamos o iOS da Apple um sistema Open-Source, ou seja, um sistema livre para modificações e alterações.

Fiz o Jailbreak, e agora?

Após a realização do jailbreak, a única diferença visível no seu device é um novo aplicativo em sua SpringBoard, chamado Cydia.

Para que serve o Cydia?

Como o iOS é um sistema fechado, o que impede que usuários que não trabalhem para a Apple modifiquem suas funcionalidades, foi criado o Cydia. Ele se assemelha a App Store, existem pacotes (como chamamos os programas do Cydia) pagos e pacotes grátis. Basicamente podemos baixar temas que mudam completamente o visual de seu iOS, aplicativos não aprovados pela Apple para entrar na App Store, correções de bugs não feitos pela Apple e principalmente os Tweaks.

O que são Tweaks?

Tweaks são pacotes que geram modificações no iOS. Temos como exemplo tweaks que adicionam atalhos doWi-Fi, modo avião e várias outras coisas em sua SpringBoard. Esse tweak se chama SBSettings.

 

Tweak SBSettings

 

 

Certo, mas como uso o Cydia?

Vamos abrir o Cydia, logo teremos a página inicial do mesmo (caso apareça uma barra preta com vários dados sendo carregados, isso é normal, não cancele até que o mesmo se conclua). Na primeira vez que abre o Cydia, ele te pergunta quem você é (Who Are You?), basta selecionar “User” e tocar em “Done”. Após isso o Cydiacarregará alguns arquivos e perguntar se deseja atualizar, selecione atualização completa e espere o processo acabar, para então reiniciar o aparelho.

 

Agora vamos as funcionalidades do Cydia. Na barra inferior (Preta com vários itens) encontramos:

 

 

 

Como faço o Jailbreak no meu aparelho?

Você já sabe qual é o seu aparelho, agora basta saber qual é a versão do seu firmware(Ajustes>Geral>Sobre>Versão) e qual plataforma (windows ou mac) você vai usar para realizar o jailbreak. Agora basta ir a nossa área de tutoriais [link] e verificar os tutoriais para sua versão e plataforma.

Dicas para Jailbreak.

DFU/Recovery mode.

DFU/Recovery é um modo que você coloca seu iPod para restaurá-lo totalmente. É útil não só para fazer jailbreaks, mas caso seu aparelho apresente algum defeito e não se conecte ao iTunes, basta iniciá-lo para realizar a restauração.

Para colocar o aparelho em DFU/Recovery mode, basta seguir estes passos:

Agora você pode realizar o Jailbreak ou abrir o iTunes e restaurar seu aparelho.

Como criar uma Custom Firmware?

Para isso você precisa de uma das ferramentas que realizam tal processo, como o Pwnagetool (Mac) ou Sn0wBreezer (Windows). Basicamente uma CF serve para ativar iPhones sem chip especifico, atualizar iPhonessem atualizar BaseBand e adicionar funções na instalação do seu Firmware.

Para instalar uma custom firmware, é necessário que seu aparelho esteja em PwenDFU, um modo de DFU especifico para instalar essas firmwares customizadas. As ferramentas vem com o mecanismo de entrada do mesmo.


Tenho um iPhone 4 bloqueado, como faz?

Atualmente só existe dois método eficaz para o desbloqueio do iPhone 4, um por software (UltraSn0w) e por hardware (Turbo-SIM). O UltraSn0w funciona apenas para iPhones 3G/3G[s] de BaseBand 04.26.08, 05.11.07, 05.12.01, 05.12.04 e 06.15.00, já no iPhone 4, apenas a BaseBand 01.59.00. Caso sua BaseBand seja uma superior, o método atual é o Turbo-SIM, que nada mais é que um chip para desbloqueio. Nós testamos o Turbo-SIM Gevey, para maiores informações sobre o mesmo, acesse.

Como esse Gevey funciona?

Na teoria, o Gevey modifica as informações do seu Chip para funcionar com o iPhone 4 bloqueado, logo, se a Apple não fizer um mecanismo de bloqueio, o Gevey funcionará nas próximas versões e BaseBands. Lembrando que ele funciona em TODAS as versões e BaseBands atuais. O Gevey tem suas limitações, como para inicia-lo, é preciso discar para o número 112 e logo após ligar e desligar o modo avião várias vezes (veja o nosso review). Ele custa U$35 mais U$9.99 do frete simples para o Brasil e pode ser comprado no site Apple’n’Berry.

 

E Quanto ao Rebel SIM?

O Rebel SIM tem o mesmo esquema de funcionamento que o Gevey, porém promete corrigir os errors do Gevey e não necessitar discar para o número 112 para ínicia-lo. O Rebel SIM vem em dois kits, onde uma é identico ao Gevey e o outro o sistema fica para fora, necessitando o uso de uma Case especifica. Você pode comprá-lo pelo site da Rebel.

Gostaram? Comente se faltou eu explicar alguma coisa!

  • Luciana

    Muito bom!
    Queria saber uma coisa: quem tem gevey pode sincronizar no itunes?

    • Robson

      Pode sim! Só tome cuidado na hora da sincronizacao. As vezes o iTunes pede pra atualizar o iOS. Pode acontecer do seu gevey nao dar suporte a nova versao.

  • Darci

    Guilherme:
    Parabéns pelo página com dicas sobre produtos Apple. Muito útil.

    Minha dúvida:
    Comprei um I-Pad-2 e meu I-Tunes está na versão 9.0.2.25. Quando ligo o IPAD-2 aparece na tela uma figura constando de um cabo USP ligado a um símbolo musical e da palavra I-Tunes. Navegando pelo I-Tunes não encontrei nenhuma referência sobre o IPAD (por exemplo, em "Arquivo" não existe a opção "Sincronizar IPAD".
    O que devo fazer?
    Obrigado
    Darci

    • Guilherme

      Primeiramente atualizar o itunes para a nova versao. 10.4. Faça isso e veja se o erro persiste ok?

  • Petala

    Tenho conta no iTunes mas minha app store não abre de jeito nenhum, fica carregando e só!! O que eu faço??

    • IPING

      O QUE VC FAZ? ENFIA NO CU !!!!

  • anô

    Tenho uma dúvida: todas as minhas músicas tem de ser compradas?

    • IPING

      SIM SEU TROXA

  • iPING

    ANONYN -IP COMPREI MEU PRIMEIRO IPHONE E AGORA O QUE EU FAÇO?
    IP – ENFIA NO CUUUU

  • Lucas Melo

    Minha duvida, posso atualizar meu Iphone em outro iTunes, sem que minhas informações sejam sincronizadas com o iTunes e o pc?