iPod School

Comprei meu Mac, e agora? Sincronização com o iPod

Dico42Dico42

Antes de mais nada, parabéns. A partir do momento único que é abrir a caixa do seu Mac, você entrará em um mundo sem vírus, sem DLLs, sem BSD (Blue Screen of Death, ou Tela Azul da Morte, em uma tradução literal)…

A princípio, você pode estranhar a falta do menu iniciar, e até o Dock pode ser um incomodo para você, acostumado a maximizar suas janelas. Mas não se preocupe, em pouco tempo você estará totalmente acostumado ao Mac e nunca mais irá querer usar rWindows. Estou escrevendo esse guia para te ajudar a entrar de cabeça no mundo dos Macs, e pretendo uma vez adicionar um “capítulo” nele. Vamos começar ?

Como estamos em um site sobre iPods (e, por extensão, iPhones), você pode ter adquirido seu Mac na esperança de que a sincronização deles com o Mac seria mais suave que no Windows. Acertou. Então, vamos dar uma olhada nos aplicativos que sincronizam com seu iPod, todos por meio do iTunes:

iPhoto

Parte integrante da suíte iLife, pré-instalada nos Macs. Atualmente na versão ’09, organiza suas fotos e permite o upload das mesmas, seja para sua galeria no MobileMe, no Flickr e até no Facebook. Conta também com reconhecimento de faces. As fotos, organizadas em eventos, podem ser sincronizadas com a no seu iPod por meio do iTunes.

Mail

O aplicativo de email do Mac, equivalente ao outlook no Windows. Uma interface bem limpa, permite múltiplas contas com POP ou IMAP. Suas contas são sincronizadas com as contas no iPod, por meio do iTunes.

iCal

É o aplicativo padrão de calendários para Mac. Muito bom, permite sincronização com a sua conta do Google, e entrada de calendários múltiplos. Seu conteúdo pode ser sicronizado com o iPod por meio do iTunes.

Address Book

Uma agenda simples. Permite sincronização com seus contatos do Google e com seu iPod.

iTunes

Velho conhecido de guerra de todos que têm iPods, é o gerenciador de mídia no Mac OS, assim como o Windows Media Player é no Windows. Por meio dele, você pode assistir vídeos, ouvir podcasts, músicas, acessar a iTunes Store, e, obviamente, sincronizar todo esse conteúdo com seu iPod, de qualquer geração. Atualmente está na versão 9, que adicionou organização de aplicativos, um novo design na iTunes Store, entre outros.

Como podem ver, todo o Mac OS X trabalha junto, e só usando um software, você possibilita a modificação de dados tanto no seu iPod quanto no seu Mac. Essas funções e a vocação multimidia do Mac o tornaram uma espécie de hub digital, onde ficam centralizados os conteúdos de todos os seus gadgets (celular, câmera, filmadora, iPod, etc). Vários celulares, inclusive, podem ser sincronizados com o Mac por meio de um software chamado iSync, que nos tempos remotos foi utilizado para a sincronização com o iPod, até ser substituído pelo iTunes.

  • Lucas Moreira

    Tenho uma dúvida…
    Caso eu venha a comprar um MacMini, eu posso usar meu teclado e mouse que eu uso no Windows (por USB)? Se a resposta for sim, ótimo, e continuo: depois, eu posso trocar eles por Magic Mouses e Teclados da Apple?

    E, última dúvida. Como faço para conectar um MacMini por wi-fi? Pesquisei e meu adaptador só funciona em PC/Windows. Teria outro adaptador compativel com o roteador da Linksys?

    Obrigado. 🙂

    • Dico42

      Sim e sim, quanto ao adaptor eu não sei, pois uso uma Time Capsule 🙂

    • Dangas

      Vc quer conectar o mac mini na rede wi-fi é isso? Então ñ vai precisar de adaptador nenhum pois o mini já vem com Wi-fi é só tirar da caixa e ligar.

  • Lucas Moreira

    Time Capsule é um adaptador da Apple? E o AirPort, para que serve?

    Mais duas perguntas:
    1 – Tem como melhorar as peças do MacMini igual o PC, como HD e tal… ?
    2 – Você tem MacMini, certo? O que achou dele?

    • Dico42

      Tenho um Mac mini sim, gosto muito dele. Muito mesmo.
      Até dá para melhorar, mas dá muito trabalho… Tem que desmontar ele todo…
      Time Capsule é um roteador da Apple, com HD embutido, que faz backup automático…
      O Airport tem o hardware, que é o roteador da Apple e o Software, que é o aplicativo responsável por achar e conectar as redes no Mac

  • Izak

    perfeito post……………..aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    kero um mac
    🙂

    • Dico42

      Brigadão aew… é bom saber que vocês gostaram 🙂 Pretendo publicar um por semana dessa série…

  • Mateus Pinheiro

    Muito bom o post para quem ta ingressando no mundo da Apple

    • Dico42

      Obrigado 🙂

  • PCTeacher

    Excelente post dico! Sem palavras, concerteza irá ajudar MUITA gente!

    • Dico42

      Valeu cara 🙂

  • Lucas Moreira

    Ah, então me diz uma coisa… Eu terei de continuar com o roteador Linksys, porque aqui em casa TODOS USAM PC/Windows. Existe algum adaptador wi-fi, para pegar a wi-fi do Linksys?

    • Dico42

      Você tem certeza que o linksys só funciona com PC ? PEnsei que não existia isso não, wifi é wifi…

  • iMark

    Muito bom Dico, eu sinceramente gostei muito! Parabéns pelo post! 🙂

    @Lucas Moreira:

    Não sei se eu estou certo, mas basta vc adquirir um roteador wireless compatível com os 2 sistemas, ou seja que aceitem tanto Windows como Mac, acho que ai dá certo! 🙂

    Em casa tenho 1 PC com Windows, e 1 MacBook Pro, e somente um roteador pra todos, até os iPhones aqui de casa captam o sinal somente deste roteador, se eu estiver errado por favor me corrijam! 🙂

    Abraços

    • Dico42

      Valeu aí 🙂

  • Pedro

    Wifi é wifi.. qualquer roteador de qualquer marca funciona em qualquer PC/MAC/Linux .. independente da marca modelo.. basta apenas estar cnfigurado..

    Sobre o MAC.. dps do meu macbook, trabalhar diariamente com rWindows é um saco..BSD

    • Dico42

      Foi o que eu pensei 🙂

      • iMark

        Eu não sabia, obrigado pela informação Pedro 🙂

        Abraços

  • Lucas Moreira

    Vocês não entendeu ! 🙂
    Não existe driver da Linksys para Mac. 🙂
    Por exemplo, Macbook, todos, já tem um “adaptador wifi” incluidos e podem pegar a wifi, entenderam?

    Se a Linksys pudesse disponibilizar drivers para Mac dai funcionaria, porque no PC eu uso uma espécie de adaptador para pegar Wi-Fi, entederam? 😀

  • Paulo Vitor Ramalho

    Vai me ajudar bastante se essa série continuar, pq tenho um mac e nao entendo bulufas.

    • Dico42

      Pode ficar tranquilo que vai continuar sim, o n2 já ta pronto e eu to começando a escrever o 3 e o 4 ! Vai sair um post por semana, durante o fim de semana.

  • Luck Strike

    Dico42, muito bom esse seu post!

    Minha real experiência com o mundo da maçã foi qdo ganhei da minha mulher um iPod Shuffle (1a geração). Depois foi um iPod Nano (2a geração). Agora tenho um iPod Touch, de 1a Geração ainda, pelo qual sou apaixonado. Desde então não fiquei apenas achando que a Apple era muito boa em design, mas em todo o hardware e softwares que ela possui.

    Ainda não comprei um Mac mesmo porque não tenho grana pra isso no momento. Pretendo ter um notebook da maçã, mas acho que isso só vai rolar em 2011 qdo eu pretendo ir a NY. Acho que trazendo de lá deve ser mais barato que no Brasil, aqui é caro demais (ou estou enganado?).

    [ ]s

    • Dico42

      Obrigado 🙂 Meu iTouch tbm é 1G, nem é tao velho não hehe. Aqui no Brasil realmente os preços são muito caros, mas para entrar no mundo Mac te recomendo o MB Branco da geração passada (2250 a vista ou 10x de 245, na Fast Shop) Ou o Mac mini (10x de 180, também na FastShop)

      • Thiago

        Comprei o meu ipod touch no dia 31/03/10 e estou fascinado com ele,design muito bonito, meu próximo vai ser um macbook.A proposito alguém sabe o nome de algum aplicativo legal e free para o ipod?

  • adailton

    oi td bem eu gostaria de saber como eu faso pra sincronizar o mouse com meu iped