Press "Enter" to skip to content

Comprei meu Mac, e agora? Sincronização com o iPod

Antes de mais nada, parabéns. A partir do momento único que é abrir a caixa do seu Mac, você entrará em um mundo sem vírus, sem DLLs, sem BSD (Blue Screen of Death, ou Tela Azul da Morte, em uma tradução literal)…

A princípio, você pode estranhar a falta do menu iniciar, e até o Dock pode ser um incomodo para você, acostumado a maximizar suas janelas. Mas não se preocupe, em pouco tempo você estará totalmente acostumado ao Mac e nunca mais irá querer usar rWindows. Estou escrevendo esse guia para te ajudar a entrar de cabeça no mundo dos Macs, e pretendo uma vez adicionar um “capítulo” nele. Vamos começar ?

Como estamos em um site sobre iPods (e, por extensão, iPhones), você pode ter adquirido seu Mac na esperança de que a sincronização deles com o Mac seria mais suave que no Windows. Acertou. Então, vamos dar uma olhada nos aplicativos que sincronizam com seu iPod, todos por meio do iTunes:

iPhoto

Parte integrante da suíte iLife, pré-instalada nos Macs. Atualmente na versão ’09, organiza suas fotos e permite o upload das mesmas, seja para sua galeria no MobileMe, no Flickr e até no Facebook. Conta também com reconhecimento de faces. As fotos, organizadas em eventos, podem ser sincronizadas com a no seu iPod por meio do iTunes.

Mail

O aplicativo de email do Mac, equivalente ao outlook no Windows. Uma interface bem limpa, permite múltiplas contas com POP ou IMAP. Suas contas são sincronizadas com as contas no iPod, por meio do iTunes.

iCal

É o aplicativo padrão de calendários para Mac. Muito bom, permite sincronização com a sua conta do Google, e entrada de calendários múltiplos. Seu conteúdo pode ser sicronizado com o iPod por meio do iTunes.

Address Book

Uma agenda simples. Permite sincronização com seus contatos do Google e com seu iPod.

iTunes

Velho conhecido de guerra de todos que têm iPods, é o gerenciador de mídia no Mac OS, assim como o Windows Media Player é no Windows. Por meio dele, você pode assistir vídeos, ouvir podcasts, músicas, acessar a iTunes Store, e, obviamente, sincronizar todo esse conteúdo com seu iPod, de qualquer geração. Atualmente está na versão 9, que adicionou organização de aplicativos, um novo design na iTunes Store, entre outros.

Como podem ver, todo o Mac OS X trabalha junto, e só usando um software, você possibilita a modificação de dados tanto no seu iPod quanto no seu Mac. Essas funções e a vocação multimidia do Mac o tornaram uma espécie de hub digital, onde ficam centralizados os conteúdos de todos os seus gadgets (celular, câmera, filmadora, iPod, etc). Vários celulares, inclusive, podem ser sincronizados com o Mac por meio de um software chamado iSync, que nos tempos remotos foi utilizado para a sincronização com o iPod, até ser substituído pelo iTunes.