iPod School

Comprei meu Mac, e agora? iLife

Dico42Dico42

No quarto capítulo, irei descrever os programas presentes no pacote iLife, que vem pré-instalado nos Macs. O programa atualmente está na versão ’09, com a versão ’10 provavelmente saindo do forno.

O primeiro programa da suite é o iPhoto, do qual eu falei brevemente no primeiro post do Guia, mas agora darei uma atenção maior.

iPhoto

Como vocês (provavemente) já sabem, o iPhoto organiza as fotos em eventos e por faces, e até por mapas, a chamada geolocalização. Eu explico: Os celulares e as câmeras mais atuais, que possuem GPS, colocam essas informações na foto, possibilitando mais tarde você saber onde tirou determinada foto. Obviamente, isso é configurável.

Mas ele é mais que isso. Com ferramentas básicas de edição, resolve o problema de muitos fotógrafos amadores, que se resume a retirar olhos vermelhos e fazer pequenas correções (espinhas, por exemplo). Tem também uma correção automática de cores, que “percebe” se a foto está muito clara ou muito escura e balanceia contraste, exposição, entre outras configurações.

O algoritmo usado para reconhecimento de fotos é o mais avançado, ultrapassando o concorrente Picasa, do Google. Também, como organizador de fotos que se preze, pode criar um slideshow com as fotos, Foto-Livros, calendários, e até mesmo cartões de natal ! O iPhoto pode exportar seus álbuns para alguns dos mais famosos sites de foto, como o Flickr, a galeria virtual do MobileMe e até o Facebook.

Garage Band

O Garage Band é um software muito subestimado. Leigos acham que deve ser complicado demais e profissionais acham que deve ser muito básico. Mas a verdade é que ele atende os dois públicos. É um software simples, mas com um potencial enorme.
Para colocar uma música de fundo, por exemplo, basta arrastar ela de seu programa preferido (o iTunes, por exemplo) que ela é automagicamente convertida em uma faixa, só sendo necessário ajustar o volume e (em alguns casos, como em podcasts, por exemplo) o tempo.

Tem ainda a função Magic Garage Band, na qual acho que todos babávamos quando mexíamos nos Macs das lojas. Para quem não conhece, você escolhe um estilo (Rock, Reggae, Blues, etc) e os instrumentos, e o Garage Band cria uma música para você, podendo ser editada no programa ou apenas exportada. Detalhe: Ele pode criar apenas o acompanhamento, você mesmo gravando o instrumento principal, como na imagem acima.
É também um ótimo aplicativo para gravação e edição de podcasts, apesar de necessitar de uma gambiarra se a gravação for via Skype.

iMovie

Por último, mas não menos importante, o iMovie. É um ótimo software de edição de vídeos, atendendo desde os mais leigos, com templates pré-preparados de como editar um video, até os mais experientes, com um grau de customização alto, tanto na trilha sonora como nas transições entre vídeos.

Sim, até hoje não terminei o video do Ano Novo. Mas, até pela frequencia desses posts, vocês já devem saber que não sou muito de cumprir prazos, né ?

Seu objetivo final, obviamente, é de criar um video, mas fotos também podem ser inclusas na mistura, criando um slideshow personificado que deixará todos na babando. O programa todo é muito intuitivo, e mesmo que você nunca tenha mexido em programas de edição de vídeo, se sentirá em casa com o visual característico da Apple.


  • Deus é pai, o mestre voltou!
    Parabéns cara! É só falta cumprir prazoz, obrigações e deveres.

    Gosto dos seus posts, só falta a frequencia! (uia)

  • Marcelo Baltar

    “O ALGARISMO usado”?!?! ALGARISMO?!?! Não seria “algoritmo”? rsrs

    • Dico42

      Sorry. Passou batido ^^’

  • Norton

    Oi gente, vou comprar meu primeiro mac em novembro (muito ansioso, apesar da demora), e tenho perguntas sobre o iPhoto.
    -Eu gostaria de organizar em eventos, como “aniversário” ou “batizado”. Tem como eu por no eventos aniversário várias pastas de aniversários, como o meu ou do meu irmão, e depois com as fotos ou é limitado tipo só pode criar o evento depois colocar as fotos?

    -Uma vez importadas as fotos para o iPhoto, eu posso excluir o arquivo original ou ele copia para uma pasta própria?

    • Norton

      observação: adoro esses posts “comprei meu mac, e agora?”, parabens pelo post sempre fico entusiasmado.

    • Sim e sim. Abraços!

  • Iomp

    Não queres ele? Se quiser pode deixar na porta da minha casa eu faço bom uso dele. Deixo meu computador windows xp 2000 para você em troca, tenho gravador de DVD nele e tudo só não me pergunta a configuração dele porque sou leigo nesse assunto, mais uns meses atrás coloquei 1 HD nele e recentemente coloquei memória de 1GB DDR2, semana que vem estou para formatar coitada pegou o H1N1, fica na rua passeando dá nisso, mais vai ficar excelente. Futuramente colocarei mais 1 GB e depois ninguem saberá o futuro dessa máquina poderosa.