Press "Enter" to skip to content

Comprei meu Mac, e agora ? Dashboard, Exposé e Spaces

No primeiro artigo da série, apresentei à vocês os aplicativos que sincronizam com seu iPod/iPhone. Agora apresentarei alguns dos melhores recursos do Mac OS X, que a Microsoft até tentou implementar no Windows, sem sucesso.

O primeiro da lista é o Dashboard, um aplicativo que permite a reunião de vários widgets com diferentes finalidades. A partir dele, você pode facilmente checar a previsão do tempo, anotar recados, ou fazer contas simples com a calculadora. Clicando no botão de +, você pode visualizar alguns dos widgets pre-instalados, mas você não precisa se limitar a isso. Vários widgets podem ser baixados no site da Apple, e existem ainda os chamados Webclips, que são partes de sites e podem ser criados através de uma opção no Safari.

O Exposé e o Spaces trabalham juntos. Com o exposé, você pode habilitar os cantos da tela para iniciar determinadas aplicações. No meu Mac, por exemplo, o canto inferior direito mostra o Dashboard, o superior esquerdo mostra todas as janelas, o inferior esquerdo mostra o Desktop, e o superior direito mostra o Spaces. No Snow Leopard, o exposé também pode ser ativado clicando sobre um ícone do Dock e mantendo o botão do Mouse pressionado. Assim ele mostrará todas as janelas abertas daquele determinado aplicativo.

O Spaces, a propósito, permite a criação de até 16 desktops virtuais, tendo como padrão 4. Assim, você pode organizar suas janelas, por exemplo, iTunes em uma desktop, Safari e Firefox em outra, etc.

Nos vemos semana que vem, com uma resenha sobre os aplicativos da suíte iLife 🙂