iPod School

Comparação: Processadores Core2duo x Quadcore

iPod SchooliPod School

Bom, os processadores são a parte mais cara do computador, é praticamente o cérebro do PC. Hoje eu vou fazer uma comparação entre  dois processadores , o Core2duo e o Quadcore, nada muito complicado, somente uma comparação bem básica.

Se você está pensando em comprar um PC novo ou até um processador novo, minha recomendação seria o Quadcore, mas ai vocês me perguntam: Porquê?

O princípio seriam os núcleos que cada um tem, acho que você já deve ter percebido que o nome  já diz. Ou seja o Core2duo tem 2 núcleos, e o  Quadcore tem 4 núcleos. Vamos entender os processadores como fogões, os núcleos por bocas do fogão e programas abertos por comidas.

O primeiro fogão seria o Core2duo, como vocês sabem ele tem 2 bocas (núcleos) e eu quero cozinhar arroz (Msn), feijão (iTunes) e sopa (Mozila Firefox). Como o fogão só tem 2 bocas, ele teria de altenar entre as três comidas, ou seja, em explicações tecnicas o Processador teria de usar a potencia a cada programa de uma vez.

O segundo fogão Quadcore, com 4 bocas e eu quero cozinhar arroz (Msn), feijão (iTunes) e sopa (Mozila Firefox) de novo. No caso o este fogão tem 4 bocas dando a possibilidade de suportar as 3 comidas ao mesmo tempo sem alternação, ou seja, o Processador suporta até 4 programas de uma vez.

Agora sim, tomara que vocêm tenham percebido a diferença!

Abraços e até a Proxima!

Perfil usado para mensagens do blog ou posts publicitários.

  • PCTeacher

    @Arthur Oliveira

    Cara centrino apesar de nao ter 4 nucleos é a mesma tecnologia do quad=P

  • Marcelo Augusto

    Oo -.-! Eta ficou estranho, aparentemente pelo que vc falou, eu entendi qe um computador core 2 duo não guenta direito MSN/iTUnes e Mozilla, o que é ridiculo, já que até um celerum guenta… acho que nao entendi direito essa de fogão de 4 bocas….
    Mass:

    Intel afirma que um processador dual core é melhor para:

    1. Maximizar a produtividade para usuários empresariais e multitarefas
    2. IT com várias aplicações rodando num segundo plano
    3. Aplicações exigentes e software de colaboração

    A explicação que a Intel dá para justificar um processador de quatro núcleos também se baseia em três pontos:

    1. Aplicações empresariais avançadas de CAD e renderização 3D
    2. Cálculos complexos como programas: Monte Carlo e Black-Scholes
    3. Codificação de vídeo de alta definição

    Nos testes apresentados, a companhia exibiu um processador E8600 dual core @ 3,33GHz diante de um Q9400 @ 2,66 GHZ (quatro núcleos), uma vez que os dois tem aproximadamente o mesmo preço, rondando os 270 dólares. No software de testes Sysmark 2007, o DUAL CORE mostrou uma performance cerca de 15% MAIOR do que o processador Q9400 (principalmente pela diferença de velocidade, pois ele não está otimizado para o uso de mais de dois núcleos). No entanto, em aplicações mais exigentes de potência de cálculo como planilhas com macros no Excel 2007, ou simulações com o programa Monte Carlo, o processador de quatro núcleos mostrou uma performance cerca de 21% maior do que o processador dual core.

    ;-)!! Então deixa ai o complemento…

  • PCTeacher

    @Marcelo Augusto
    A parada do fogão seria os NUCLEOS do procesador ou seja que ele SÓ PODE abrir TANTOS PROGRAMAS DE UMA VEZ é meio dificil de entender mesmo, leia de novo!

  • gostei da analogia

  • Arthur Oliveira

    Ficou muito boa mesmo a analogia, alem de que o tópico ficou exelente.
    Aqui em casa tem 4 PC’s:
    Um notebook com Intel Centrino
    Outro notebook com Core 2 Core
    Um notebook velho com Intel Pentium II, XD
    E um Dekstop com um AMD Phenom Quad Core.

    Até mais!!!

  • Prefiro muuuuuuito mais a linha da AMD. 😉

  • Arthur Oliveira

    Disso eu não sabia

  • Max

    penso da mesma maneira que o Marcelo Augusto…..do jeito q voce ‘explicou’, parece q o processador de um nucleo roda um programa de cada vez, um dual core dois, assim sucessivamente…..

  • Essa é uma comparação simples Max, pro pessoal entender um pouco, depois faremos explicações mais avançadas para usuários mais avançados 😀

    Abraços

  • Max

    😉

    blz…

  • Marcelo Augusto

    centrino na verdade é o cunjunto de tudo intel ,processador, placa de wi-fi, placa mãe e etc… o processador não é necessáriamente Quad Core… Na verdadem em geraç são Core 2 Duo ou Dual Core… A idéia de ser tudo intel, na teoria daria uma economia maior de energia =P

  • Max

    acho q os “Centrino” sao so Core 2 Duo [nao sei ao certo]

  • Macheese

    ok ma Mac rulez

  • PCTeacher

    @Max
    Sim você está certo,centrino sao so Core 2 Duo

  • m

    huahuauha..interessante seria a explicação do hyper theading nessa analogia…