Press "Enter" to skip to content

Como usar corretamente as funções básicas do meu iPhone, iPod, iPad? (Manual de A a Z – Parte 2)

Continuando a mini-série Manual de A a Z, hoje você terá a segunda parte desse pequeno tutorial para iniciantes. (Clique aqui e veja a parte 1 – Veja a parte 3)

Como diz o título, neste post mostrei pra vocês o que um device da Apple pode fazer para agilizar a sua vida. Irei mostrar a vocês todas as funções nativas, ou seja, aquelas que já vem instaladas no device.

Elas são: Mensagens, Calendários, Notas, Mapas, Youtube, Vídeos, Contatos, Came Center, Face Time, App Store, iTunes, Música, Fotos, Safari, Bolsa, Gravador, Tempo, Bússula, Relógio, Calculadora.

Você sabia que tinha tudo isso a disposição? Então vamos usá-los!

Você comprou o seu device e precisa saber mexer em tudo que tem nele. A primeira dica é simples e foi assim que eu aprendi a mexer:

1- Mexa bastante em seu novo brinquedo, não tenha medo de bagunçar. Agente só aprende mexendo.

2- Faça valer a pena o dinheiro gasto e utilize todas as funções que o device tem.

Acredito que essa seja uma imagem familiar. O device no caso é um iPhone, mas é praticamente a mesma coisa do iPod e iPad.

Vamos começar a explicar cada aplicativo nativo.

Mensagens: Esse aplicativo é de conhecimento de todos, acredito eu. É nele que escrevemos a velha e boa mensagem SMS. É bem simples, é só entrar nele, e clicar no botão de criar nova mensagem.

criar novo email, mensagem
Botão de criar nova mensagem. É o mesmo botão usado em todos os aplicativos quando você for criar uma nova mensagem, email, notas e etc.

 

Calendário: Não preciso dizer que a função dele é organizar nosso tempo no dia a dia, preciso? Ops, acabei dizendo. Ele, assim como todos os aplicativos são bem simples na forma de manusear. Mas eu fiz um tutorial para você aprender a usar esse app. Confira aqui.

Fotos: Nesse aplicativo é onde ficam as fotos tiradas pelo próprio iPhone, ou as fotos sincronizadas pelo iTunes. Você terá opções de compartilhar as fotos, por e-mail ou MMS.

Câmera: Aplicativo que você usa para tirar fotos do iPhone. Também serve para filmar.

Youtube: Aplicativo do iPhone para você visualizar os vídeos do Youtube. Você também pode logar na sua conta no Youtube, ver seus vídeos preferidos e muito mais.

Bolsa: Esse aplicativo é para os investidores ou interessados no mercado de bolsa de valores. Aqui você pode escolher quais bolsas e cotações você quer acompanhar diariamente.

Mapas: É um aplicativo muito bom, e que substitui em vários casos o GPS convencional. Ele se baseia no Google Maps, tem localização “ao vivo” no mapa. Tem opções de fazer rotas e etc. Quando viajei para o Exterior usei muito e foi excelente, não falhou nenhuma vez.

Clima: Baseado na meteorologia esse aplicativo fornece a você a temperatura local ou de onde você quiser saber.

Notas: Esse é um excelente aplicativo. Sabe aquelas horas que você quer anotar um endereço, nome, ou qualquer outra informação e nunca tem um papel e caneta disponível? Então o Notas serve pra isso. Você consegue rapidamente escrever uma nova anotação, somente com 1 toque na tela.

Utilitários:

Dentro da pasta utilitários:

Relógio: Aqui você pode saber a hora exata, saber a hora em outras cidades ou países. Colocar vários alarmes. Cronômetro progressivo e regressivo.

bússola: Esse aplicativo é literalmente uma bússola. Ele aponta onde está exatamente o Norte, Sul, Leste e Oeste. Só serve para isso. Mas pode ser bastante útil para quem faz caminhadas e etc.

Gravador: Esse aplicativo grava tudo o que você fala em seu microfone do device. Tem uma qualidade de áudio muito bom e reduz os ruídos.

Calculadora: Muito útil. É uma calculadora completa. Tem 2 vizualizações (Device “em pé”e “deitado”)

iTunes: Só pode ser usado para quem tem contas na App Store dos EUA. Serve para comprar Músicas, Ring Tones e Vídeos diretamente no device.

App Store: Loja do iTunes dentro do seu aparelho. Tem muitas funções inclusive comprar aplicativos e atualizar.

Ajustes: Esse não é um aplicativo, mas é o centro de controle. Nele você ajusta tudo do seu Device. Rede wi-fi e 3G, contas de e-mail, configurações gerais do device e aplicativos.

Contatos: Nesse Aplicativo você cria, edita e organiza seus contatos. Pode colocar fotos, email e vários atributos para o seu contato.

Telefone: Acho que não preciso falar nada. Mas já falando, você pode adicionar números telefônicos favoritos, ver as chamadas recentes, acessar os seus contatos diretamente e ver sua caixa postal de voz.

Mail: Um dos mais importantes aplicativos. Aqui você pode enviar, receber, encaminhar e-mail de todas as suas contas existentes. Muito simples e de excelente praticidade. Você configura as contas no Ajustes>Mail, Contatos e Calendários>Adicionar conta…

Safari: É o navegador de internet nativo do aparelho. Muito rápido e prático. É só abrir, digitar o endereço da web e navegar.

iPod: É o aplicativo onde você pode ouvir músicas e vídeos. Pode criar lista de reprodução e muito mais. É o mais antigo aplicativo da Apple.

Vídeos: Aplicativo para ver filmes e vídeos da biblioteca do seu device.

Depois de tudo isso você pode ter algumas dúvidas:

Em todos os devices tem esses aplicativos? Quanto pago por eles?

 – Eles já vem instalados em todos os devices, o que muda é que no iPad e no iPod por exemplo, não tem o Telefone e nem mensagens.

Não gosto de alguns deles, posso desinstalar?

 – Não.

Existem outros aplicativos melhores que eles?

 – Existem vários aplicativos na App Store que fazem coisas melhores que eles. Mas eles são muito bons, as vezes não compensa gastar mais $$$ em outros aplicativos um “pouco” melhores.

É isso ai meus amigos. Esperem pela parte 3 dessa série.

Obrigado e comentem suas dúvidas que terei o prazer de responder, não fique envergonhado com uma dúvida básica.