Press "Enter" to skip to content

Como sincronizar o iPhone, iPod ou iPad com mais de um iTunes

itunes-aviso

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim forçar o iTunes 11 a sincronizar com mais de um computador diferente e acabar definitivamente com a mensagem exibida acima. Na dica de hoje, mostramos como realizar tal processo em diferentes sistemas operacionais: Windows e Mac.

[zilla_alert style=”red”] Antes de iniciar o tutorial, recomendamos que você tenha um backup dos seus dados. Sendo assim, caso algo dê errado, você não terá perdas. [/zilla_alert]

No computador principal:

Passo 1: Em um dos seus computadores, preferencialmente o principal, siga o caminho correspondente ao seu sistema operacional:

  • No Windows XP, ‘Meus Documentos > Minhas músicas’;
  • No Windows Vista, 7 ou 8, ‘Músicas’;
  • No Mac OS X, ‘Música > iTunes’.

Passo 2) Dentro dessa pasta, que é a biblioteca do iTunes, abra o arquivo “iTunes Music Library.xml” com o Bloco de Notas. Anote o valor da string depois da key “Library Persistent ID”. Na imagem abaixo, o valor está selecionado em azul para facilitar a visualização. Apenas anote o valor, e não altere-o, ok?

itunes music library

Nos computadores secundários:

Passo 1: Se o iTunes estiver aberto, feche-o.

Passo 2: Depois de ter anotado o valor da Library Persistent ID, você deixará o iTunes de todos os outros computadores com o mesmo valor. Primeiro, abra o iTunes Music Library.xml com o bloco de notas e encontre a Persistent ID, como mostrado no passo anterior. Substitua o valor dela pelo valor do primeiro computador (aquele que você tinha acabado de anotar). Salve o arquivo.

Passo 3: Aqui entra o diferencial do nosso tutorial para os outros que você encontra pela internet. Delete o arquivo sentinel. Ele deve estar oculto, então force o sistema a listar os arquivos ocultos em pastas.

Passo 4: Esta é a parte mais divertida. Abra agora o arquivo iTunes Library (sua extensão .itl será oculta). Corrompa o arquivo: adicione alguns espaços no meio dele e salve-o, ou recrie um texto para ele.

Passo 5: O iTunes detectará que o arquivo .itl que você corrompeu precisa ser reconstruído. Na janela pop-up que aparecerá, clique em ‘Sim’.

Depois de seguir o tutorial, nossa recomendação é que você marque a opção de gerenciar músicas e vídeos manualmente para evitar problemas de perda de dados. Sendo assim, clicar e arrastar o conteúdo da biblioteca do iTunes para a janela do seu iPhone será possível. Divirta-se, e no caso de dúvidas, sinta-se à vontade para nos perguntar pelo grupo do Facebook (link no menu superior).