iPod School

Como pedir reembolso de um aplicativo comprado na App Store

André BazagliaAndré Bazaglia

A App Store conquistou, juntamente com seu pioneirismo na categoria de loja de apps exclusiva para smartphones e tablets, dois diferenciais em relação às lojas similares que surgiram depois. Primeiro, uma gama de aplicativos muito completa: em junho de 2012 (ano passado), já eram 750 mil aplicativos publicados por desenvolvedores. Em novembro do mesmo ano, a marca de um milhão de aplicativos aprovados foi atingida. Em segundo lugar, a organização da App Store é, na maioria das vezes, aceitável. Apesar de alguns aplicativos serem aprovados erroneamente por um estagiário (risos), o time da maçã mordida está constantemente trabalhando na manutenção de uma loja sólida e com conteúdo sempre correspondente à sua função prometida. Ainda assim, problemas básicos continuam existindo dentro do idealizado ecossistema: usuários podem ser lesados por desenvolvedores mal-intencionados; compras podem ser feitas erroneamente em diversas situações; aplicativos podem estar mal programados e causarem crash’s que impossibilitem seu uso e por aí vai. Na maioria dos casos com problemas relacionados à compra, um pedido de reembolso é possível, e a Apple sempre tenta deixar seus clientes satisfeitos: acreditem, funcionários da iTunes Store realmente recebem essa instrução.

Como solicitar o reembolso na iTunes Store?

1) Na versão do iTunes para computadores (PC ou Mac), siga o caminho “Loja > Visualizar meu Apple ID”, no menu superior. No pop-up que abrirá, digite sua senha e tecle “enter”.

itunes-menu-loja

2) Use a seção “Purchase History” [Histórico de compra]. À direita dela, há o botão “See All” [Ver todas]. Clique nele.

purchase-history

3) Na próxima tela, uma lista organizada por data do seu histórico de compras inteiro será exibida. Clique na seta cinza à esquerda do nome do app que você deseja reembolso, como mostra a imagem abaixo.

purchase-list

4) Use a opção “Report a problem” duas vezes. Primeiro ela aparecerá como um botão na seção inferior, e depois como um link ao lado do preço do aplicativo.

repor-a-problem-itunes

5) Um formulário será carregado. Preencha-o corretamente e explique, de maneira clara, os motivos que te levaram a solicitar o reembolso do app. Esteja consciente que, como toda loja, a iTunes Store tem políticas definidas, e não devolverá seu dinheiro simplesmente porque você realizou uma compra por impulso, ou não usa mais o app em questão. A abrangência do recurso é, de maneira geral, para “incidentes”. Envie sua mensagem em alemão, espanhol, francês, inglês e japonês – jamais em português, já que, pelo menos por enquanto, não há equipe de suporte na iTunes Store que trabalhe com este idioma.

formulario-itunes

6) Aguarde alguns dias (ou horas, se você tiver sorte) e a sua resposta chegará por e-mail:

itunes-app-store-reembolso

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.