Press "Enter" to skip to content

Como o Facebook obriga usuários a instalarem o app “Facebook Messenger”

Parece bastante confuso enxergar e tentar compreender o cenário das rede sociais de hoje, principalmente dentro do universo mobile. O Facebook, que comprou o WhatsApp por 16 bilhões de dólares no começo deste ano, continua, curiosamente, investindo na adaptação cada vez mais forte dos usuários à sua rede social no celular. No entanto, ao invés de facilitar as coisas e deixar o usuário livre, criou-se, na última atualização do app, uma tentativa forçada de obrigar o usuário a estar conectado.

A partir de agora, os usuários do Facebook deverão instalar o aplicativo do “Facebook Messenger” para trocarem mensagens com outros usuários na rede social.

Imagem: Líniki
Imagem: Líniki

A justificativa oficial da maior rede social do mundo é que a atitude facilitaria o trabalho dos programadores, que concentrariam seus esforços no desenvolvimento do chat em um app só. Logicamente, porém, a jogada é puro marketing. Dedicar um app só à troca de mensagens pode, de alguma maneira, incentivar o uso do serviço pelos usuários. Usuários que se depararem com a tela acima devem simplesmente tocar no botão “Install“, ou “instalar”, em português.

Usuários que têm jailbreak ainda podem contar com o tweak “FBNoNeedMessenger”. Ele remove a necessidade do usuário instalar o aplicativo Messenger, complementar ao app oficial, trazendo, assim, o mesmo cenário existente desde sempre: a concentração de todos os serviços do Facebook em um app só.