iPod School

Como a integração entre diferentes apps tornará o iOS mais prático

André BazagliaAndré Bazaglia

table2

A Apple, em seu último evento, anunciou um recurso para o iOS 8 – sistema operacional que será lançado ainda neste ano – que, apesar de passar quase que invisível pela blogosfera, chamou, desde o início, bastante atenção da nossa equipe: a integração entre diferentes apps, de diferentes desenvolvedores.

A ideia consiste em abrir mais portas ao fechado iOS, melhorando a experiência de uso. A AgileBits, desenvolvedora do 1Password, conseguiu exemplificar a ideia.

Imagine que você tenha um aplicativo que lhe ajuda a gerenciar suas senhas em diferentes sites e serviços – no caso, o 1Password. Imagine, agora, que você deseje se logar no Twitter através do app oficial da rede social do pássaro azul. Até então, no iOS 7, a única saída era abrir o 1Password, verificar a conta/senha e, então, reabrir o Twitter. O iOS 8 mudará a situação: que tal, dentro do próprio Twitter, usufruir da integração entre apps para requisitar dados do 1Password? – desde que, é claro, esta chamada seja autorizada pelo usuário. A autenticação pelo TouchID para a obtenção dos dados seria genial.

No exemplo gravado em vídeo, de uma versão beta do 1Password, um usuário preenche seu login dentro do site da Amazon pelo Safari usando a integração do 1Password. Confira:

A novidade será ultra bacana. Espero, também, que mais desenvolvedores explorem possibilidades parecidas criadas a partir da integração de seus apps com outros apps.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.