iPod School

Como forçar o Mac a esvaziar a lixeira

André BazagliaAndré Bazaglia

Usuários do OS X, o sistema operacional da maçã mordida para Macs, eventualmente passam por um problema: itens são criados automaticamente na lixeira. Isto acontece porque o sistema operacional, sempre que possível, tenta recuperar dados de aplicativos que encerram de forma inesperada. É uma ação preventiva do sistema. Um recurso, não um erro – no entanto, um recurso que desagrada quando foge do controle. Mesmo que tentemos esvaziar a lixeira do Mac algumas vezes, um erro nos

Seja lá qual for o erro que você enfrente ao tentar esvaziar, sem sucesso, a lixeira do Mac, esta matéria é para você. Separamos algumas breves soluções que podem lhe ajudar a solucionar brevemente o problema. Tentei separá-las por ordem de facilidade (da mais rápida/simples para a mais trabalhosa).

10422965_10203823838226120_4027707687000819868_n

Solução #1: atalho no teclado.

cmd-opt-shift-del

Basta, ao clicar no botão “Esvaziar” dentro da lixeira, manter as teclas “Command + option + shift + delete” pressionadas.

Solução #2: pelo Terminal.

lixeira-mac-terminal

Abra o aplicativo “Terminal”. Ele é nativo no OS X e você pode encontrá-lo buscando no spotlight. Rode o seguinte comando:

sudo rm -rf ~/.Trash

Sua senha será solicitada. Digite-a. A lixeira será instantaneamente esvaziada. A taxa de sucesso para este comando é bastante alta.

Solução #3: reiniciando…

É possível, e bastante provável, a esse ponto, que, se nenhuma das soluções acima funcionou, algum processo esteja usando um arquivo da lixeira, o que esteja impedindo sua remoção temporariamente. Neste caso, contornar o problema continua sendo simples:

. . .

Tentou alguma das soluções? Teve sucesso? Gostaria de sugerir algo a mais? Compartilhe suas experiências nos comentários. 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Daniel

    Bom dia! Já fiz todas as tentativas acima e nada, minha lixeira continua cheia, estou tentando esvaziar coisas de um hd externo e não consigo! Alguma idéia?
    Att.
    Daniel.

  • Maurício Santos

    Cara queria agradecer, a sua dica foi a única que deu certo, gastei a tarde inteira tentando. um simples comando funcionou perfeitamente.
    Muito mais muito obrigado por dividir o seu conhecimento.
    Abraço