iPod School

Tutorial: jailbreak no iPod touch 2G atualizado (modelo MC) no Mac

Fernando AlvesFernando Alves

Nesta sexta-feira, por volta das 02:00h, foi liberado o Sn0wbreeze para Windows, que faz o jailbreak em iPods touch 2G (MC), iPods touch 3G e iPhones 3GS com a nova bootroom. Em breve teremos um tutorial sobre como fazer o processo utilizando o Sn0wbreeze para Windows.

Neste tutorial vou mostrar como fazer jailbreak em iPods touch de segunda geração (de modelo MC) no Mac. Vale lembrar que o processo ainda é tethered, portanto, você não pode reiniciar o seu aparelho normalmente.

Vamos ao que interessa!

1 – A primeira coisa que você deve fazer é baixar o PwnageTool 4.01 clicando aqui. Logo após fazer isto, abra o PwnageTool 4.01 e selecione o Expert mode. Escolha o seu iPod, clicando na seta de avançar logo em seguida.

PwnageTool 4.01

2 – Em seguida você deve clicar “Browse for IPSW” e procurar pelo arquivo do iOS 4 em seu Mac. Este site disponibiliza links para downloads diretos dos firmwares, caso você precise, pode usá-lo.

Selecione o arquivo do iOS 4

3 – Caso queira habilitar o multitasking e a função de wallpapers na home screen, clique em General e marque a opção Re-enable functionality. Avance até a tela onde você deve clicar Build e aguardar a criação da nova firmware custom. Caso não deseje ativar as funções, é só clicar em Build e aguardar a criação da firmware custom.

Marque a opção Re-enable funcionality para habilitar Multitasking, Wallpaper e Porcentagem da bateria

Clique em Build e aguarde o processo de criação da Custom Firmware

4 – Depois de criada a firmware você precisa colocar o seu iPod em DFU mode, para isto, basta desligar o aparelho, apertar o Power e Home Button por aproximadamente 10 segundos e depois soltar o Power e continuar apertando o Home Button até que iTunes avise que existe um aparelho em modo de recuperação.

Alerta iTunes DFU mode

5 – Você precisará agora do SnowDay, clique aqui para baixá-lo. Depois de baixado, abra-o e clique em Make, selecione o arquivo da  firmware 3.1.2 e em seguida selecione a nova firmware previamente criada com o PwnageTool. Aguarde até que o SnowDay termine o processo de alteração da firmware.

Clique em Make e siga as instruções para alterar a Firmware Custom

6 – Agora abra novamente o SnowDay, clique em Jailbreak e aguarde até que a apareça uma imagem escrita SnowSt0rm na tela do seu iPod.

7 – Agora você pode abrir o iTunes clicar em Restore pressionando a tecla option (alt) e selecione a firmware criada anteriormente com o PwnageTool. Agora aguarde até que a restauração do iPod seja concluída.

Clique em Restore pressionando Alt e Selecione a Firmware previamente criada com o PwnageTool

8 – Após a restauração, o seu iPod vai continuar em DFU, então abra novamente o SnowDay e clique em Boot. A tela do seu iPod ficará branca a aparecerá novamente a imagem escrita SnowSt0rm, aguarde até que ele termine de dar boot.

9 – Após o boot é só configurar como um novo iPod e pronto, você terá um iPod touch 2G (MC) com Cydia, multitasking, homescreen, wallpaper e porcentagem de bateria ativada. 😀

Caso você desligue ou reinicie o seu iPod basta repetir o passo número 8. Divirta-se. 😉

Este foi o meu primeiro de muitos posts no iPod School, espero que gostem 😀

  • matheusmonteiro

    Essa da pra desligar o iPod sem ter que refazer o processo depois?

  • Marcelo

    nao entendi muito bem uma coisa…no titulo vc diz que tem pra windows já…
    Meu ipod touch é 3G e veio com o ios4. Já tem como fazer o jail ?

    abracos…

    • Fernando Alves

      Sim, mas é tethered. Já estou preparando um post explicando como fazer usando o Windows 😀

      • Marcelo

        Opa…show !!
        Aproveitando, sabe alguma app que eu consiga ver videos .avi no iphone ? Free de preferencia…
        Achei uma mas é paga. Mas se for o caso, pagarei ne…rs

  • Neto

    Vou esperar pelo untethered.

  • Beto

    Esse jailbreak precisa do aparelho estar no 3.1.2 ou da pra fazer no 3.1.3 mesmo?

    • Fernando Alves

      É possível fazer em qualquer versão, inclusive no 4.0

      • Beto

        Poxa que maravilha!!!
        Valew…

  • Pablo

    Gostaria de fazer jailbreak no Ipod Touch 3G no IOS4 de preferencia com um mac, já é possivel??

    • Fernando Alves

      No iPod touch 3G só no Windows por enquanto. Já estou fazendo um tutorial explicando como fazer jailbreak no Windows.

  • imarcos

    O meu ipod 2g (MC)
    ta no 4.0
    Da pra fazer o jb?
    Ou tem q tá no 3.1.2?

    • Fernando Alves

      Sim, pode estar em qualquer versão 😀

  • William

    Alguém pode me ajudar?
    Volta ou outra logo depois que eu coloco alguma coisa no meu ipod pelo Itunes na hora em que vou olhar as música ou videos no ipod ele afirma não existir,esmo no itunes mostrando que tem e no próprio ipod na hora em que olho a memória. Alguém pode me explicar isso ou um jeito rápido de arrumar?

    • Fernando Alves

      Tenta reiniciar o iPod se não funcionar, tenta dar um restore nele sem restaurar um backup 😀

  • PauloZ

    Cara se você conseguir fazer o jailbreak no 3GS antes dos demais blogs, seu site vai ficar muito famoso…
    Estou contando os minutos…

  • Willian

    Orra agora sim, a ansiedade aumenta 😀

  • zehzito

    vai rolar tutorial pra win?

    • Willian Sousa

      zehzito, respondido no post #11 😀

      Breve meu iTouch vai estar Jailbroken lol

    • Beto

      Tb estou na expectativa do tutorial para windows!
      Só espero que funcione no meu 2G MC.

      • Fernando Alves

        Vai funcionar no windows sim

      • Willian

        Claro que funciona 😀
        Só falta nossa versão (ruindows) hehe

  • zehzito

    ansiosamente no aguardo! o/

  • zehzito

    pra jailbreak do ipod touch 2g vai ser necessário ter o tal shsh salvo do fw 3.1.2/3.1.3?

    • Fernando Alves

      No Mac não é nescessário ter o SHSH salvo, no windows precisar tem o SHSH do 3.1.2 salvo

  • Willian

    Não, é só seguir o tuto mesmo e já era 😀

  • Willian

    Fernando, desculpe apressar…
    O tuto windows sai hoje ainda do forno ? rsrs
    Valeu

  • kd o pra windows o/

  • Willian

    Realmente não entendi qual é que é do eduardo …

  • 2
    só divulgar o blog…ctza

  • Willian

    Agora que vi, não tem o PwnageTool 4.01 para Windows … Então é como foi postado lá em cima, logo teremos um tuto usando o Sn0wbreeze
    Antigamente eu tinha um Mac, não era útil, mas agora faz uma falta kk.
    Mas é assim, somos brasileiros, não desistimos nunca lol
    Se querem paciencia pra lançarem essas ótimas ferramentas, o jeito é ter paciencia 😀

  • Welington

    No meu mac ele não abre a janela para procurar o .ipsw, alguem sabe o que pode ser ?

    • Fernando Alves

      Você está falando do iTunes, PwnageTool eu SnowDay?

      • Wellington

        Pwnage Tool, ele tbm nao encontra nenhuma ipsw.

  • Se desliga, ele perde todos os dados que estão no ipod?

    • Fernando Alves

      Não, é só repetir o passo 8 que ele vai forçar o boot e vai voltar ao normal

  • blz

  • nao consigo baixar o SnowDay ta zuado o link! tem outro link ?

  • fiz tudo certinh mais na segunda vez q abro o SnowDay e clico em Jailbreak e fecha e nao aparece nada no ipod. alguma ideia?

    • Fernando Alves

      Para que funcione perfeitamente você deve estar com o iPod em DFU 🙂

      • é mesmo assim, uma pergunta, eu loko meu ipod 2g de 8g…ele esta com 40.0
        mas quando coloca em DFU aparece no itunes q esta em DFU mais ele nao aparece nada no ipod fica tudo preto!
        normal?

        • Joao Sousa

          Acontece o mesmo a mim :

          Solucoes ???

          • Fernando Alves

            está normal, quando o iPod fica em DFU ela fica com a tela toda preta 😀

  • Pedro Ivo Rodrigues

    Po véio, depois que termino todo o processo e desconecto do mac ele entra automaticamente em modo dfu, a tela fica toda preta e o aparelho não responde. Sabe o que pode ser???
    Abraço.

  • Pedro Ivo Rodrigues

    Corrigindo o post anterior: Quando ele entra no bloqueio automático ele entra em modo dfu, e preciso fazer o passo 8 novamente. Sabe o que pode ser?

    • Fernando Alves

      Você fez o restore e configurou com o um novo iPod ou restaurou um backup?

      • Pedro Ivo Rodrigues

        Fiz um restore, fiz exatamente como está descrito no tutorial.

        • Julia

          Voce conseguiu resolver o seu ploblema? Isso ta acontecendo no meu, nao sei como resolver

          • Henrique

            Alguem conseguiu resolver este problema? o meu esta dando essa zica tambem.. tive que restaurar o ipod! =

  • Spider

    tenho um ipod modelo MC008NF que ao adquirir trazia a versão antiga 3.1.3 algum tempo depois fiz jailbreak com o SPIRIT…..funcionou maravilha… acontece que depois de efectuar a actualização para a versão 4.0 (8A293) todos estes programas ficaram sem efeito, tenho andado desesperado em busca de soluções para desbloquear novamente…. qual o firmware que devo baixar para depois fazer esta operação de jail que é postada aqui ?…..cumpz

    • Fernando Alves

      Você pode estar em qualquer versão de firmware, inclusive a 4.0 😀

  • Joao Sousa

    Tenho um iphone 3gs antiga bootrom com ISO 4.0, será que posso utilizar este método ?
    Para aintiga bootrom so vi JB com downgrades em antigas versoes só que nao guardei shsh files entao nao sei o que fazer…

    • Fernando Alves

      Este método é somente para iPods touch 2G modelo MC

  • Joao Sousa

    Valew
    Já tem JB para iphone 3gs antiga bootrom com ISO 4.0 GM já instalado ??
    urgente galero tou ficando maluco com iphone 3gs guardado sem poder usar 🙁

    • Fernando Alves

      Tem sim, já estou preparando um tutorial para jailbreak em todos aparelhos, com nova e antiga bootroom usando windows 😀

      • William

        Eu já reiniciei mas não da certo. O que consertar é quando eu tiro, coloco ou altero alguma coisa dentor dele. Mas o detalhe é que volta ou outra também pego o ipod de uma amiga para passar umas coisas e ele as vezes fica do memso jeito também. Muito estranho isso ¬¬

      • Joao Sousa

        Valeww!! So gostaria que fizesse tambem para mac. apesar de eu ter windows xp mas penso que nao funciona ou estou enganado ?

        • Fernando Alves

          Este tutorial é para Mac, mas já fiz um para Windows também 😀

        • O do Windows pode ser visualizado da nossa página principal.

  • Sotto

    Com esse processo o iphone fica desbloqueado tb? Pq o meu é 3GS com nova boot da AT&T que funciona na 3.1.2 com o Blackra1n thetered…

    • Fernando Alves

      Este processo é somente para iPods touch 2G MC, para 3Gs já tem um tutorial que fiz explicando no windows, só não pude testar se desbloqueia pois não tenho nenhum 3Gs para testar 😀

      • Joao Sousa

        Pois mas esse processo é para quem tem um 3gs com 3.1.2 com JB. Eu tenho um 3gs com o ISO 4.0 sem JB e sem shsh files guardados por isso nem o downgrade consigo fazer.
        Tou procurando um tutorial para fazer JB no 4.0 de preferencia para MAC.

        Pelo que entendi este tutorial só dá para ipod touch, pelomenos tentei no meu 3gs e não deu, quando clicko e jailbreak o porgrama encerra :

        • Infelizmente este método é só para iPods touch 2G MC, mas em breve o Dev-team ou o Geohot devem lançar uma ferramenta para jailbreak para todos aparelhos 😀

  • deleted1551471

    Hum , acho meio dificil pessoas terem dificultades em fazer jailbreak , o pior foi tutoriais do blackra1n/spirit que estavam na net , quem tem dificuldades em clicar em um botao ?

    FERNANDO ALVES , VOU TE DAR UM DICA , CRIA UM CONTA NO INTENSE DEBATE , PARA COMENTAR , GANHAR PONTOS , ETC …

  • Mas no Windows tem q ta com o 3.1.2 instalado, aqui no Mac pode estar no iOS 4 né?? Aff queria ter um Mac agora…

    • Sim, no windows precisa estar no 3.1.2, mas no mac pode estar em qualquer versão 🙂

  • Joao Sousa

    Pessoal para quando um Jailbreak para 3gs com versao 4.0 no mac ?
    Já exprimentei esse tutorial no 3gs e nao deu. Disseram por ai que estavam fazendo um tutorial para 3gs sem ter a versao 3.1.2
    Aguardo ansiosamente!!!

    • Por enquanto para 3Gs é preciso estar no Windows e tem que estar no 3.1.2 😀

  • Igor

    eu não sei que horas eu devo clicar no boot do snowday.

    • Você deve clicar no boot depois de restaurar a firmware custom, e toda vez que desligar ou reiniciar o seu Device também 😀

  • Erica

    Fiz todo o procedimento e parecia ter dado certo, ele ficou com o fundo tudo certo, porém toda hora que eu paro de mexer nele e ele apaga a tela ela nao liga mais! vc tem idéia do que pdoe estar acontecendo??

  • Erica

    Acho que meu problema é igual ao do Pedro Ivo Rodrigues logo acima

  • Erica

    Ja descobri! nao tinha configurado como um ipod novo =P

    • lon way chao

      o meu deu o mesmo problema mas eu configurei como um novo ipod
      pq sera que ele fica sim no consigo ligar ele
      ai toda hota tem que dar o boot pelo snowday

      alguem sabe porque?

  • Julia

    isso tah acontecendo comigooooo, oq eu façooo?

  • Raphael Ramos

    Boa tarde… fiz todo o procedimento… e quando chega no passo 6 eu coloco o SnowDay pra fazer o jail, ai eu seto a FW 3.1.2, e depois seto a 4.0 modificada ai ele me retorna um erro… do tipo… que arquivos não foram encontrados na pasta usr/ o que pode ser?

  • zehzito

    o snowday [pra forçar o boot no itouch] soh roda em mac?
    pq meu amigo tem um mac e pensei em fazer o JB com ele.. caso o itouch desligue ou reinicie, tem como usar um pc com windows pra dar o boot?

  • Filipe

    Mesmo problema do Raphael Ramos, soluções?!

  • Eduardo

    fiz o jailbreak aqui tudo ok no 2G MC..o unico problema é que se ponho ele em sleep, ele apaga e não volta mais, só volta se eu fizer o passo 8…. tem como arrumar isso?

  • rub

    nao consigo fazer o restore! da erro
    o q q eu faço?
    ajuda!!!!

  • Rafael

    alguem pode me ajudar ai?
    se alguem souber como fazer o jailbreak do iso 4.0 no iPod 2g modelo MC pra WINDOWS me ajuda?
    POR FAVOR. Deletei meu jailbreak e não concigor por de novo
    POR FAVOR, AJUDEM-ME!!

  • rafael

    POR FAVOR!!!!!
    faz um tutorial para windows!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • rafael

    a apple na aceita mais rstaurar iPods para versões anteriores da 4.0?

  • Leonardo

    Olá bom Tutorial!!
    Consegui seguir e concluir o processo, mas tenho uma duvida. Caso eu precise dar boot no meu iPod e não tenha um MAC por perto existe algum programa semelhante ao Sn0wDay só que para WINDOWS.
    Muito Obrigado

  • Gabriel Veloso

    Amigo, no passo 6, quando clico "Jailbreak" o Sn0wday demora um pouco e fecha mas, nada aparece no ipod…

    Alguma ideia do quê é isso? Obrigado…

  • frederico

    o meu i pod touch é 4.0 mc mode e 3g alguem me ajuda a fazer o jailbreak ja tentei de todo o jeito alguem temque me ajudar por favor

  • Marlon Dani

    Tenho um iPod Touch 2G Jailbroken e aceitei o prompt no Cydia para salvar o ECID. Porém, deu erro em algo lá e apareceu Reload Data e não saia disso. Aí apertei o Home Button e daí não consegui mais acessar nada. Apertava em qualquer ícone, aí abria e fechava sozinho. Aí desliguei o iPod e agora não quer ligar mais, fca só no logo da maçã. Nem conectar com iTunes consigo mais, nem entrando em modo DFU. Alguma solução?? Agradeço. Abraço.

  • Daniel Jr.

    Já saiu o tutorial para Windows??? Estou desesperado, todos que achei na web não deram certo!