Press "Enter" to skip to content

iTip: Como fazer de seu iGadget um computador de bordo

iphone-computador-bordo

Atualmente, todos os carros fabricados, sejam eles nacionais ou importados, possuem um recurso desconhecido por muitos. Tal recurso, atrelado à uma peça específica e um software competente, permitem que você use seu smartphone ou tablet como computador de bordo. Caso você não saiba o que é, computador de bordo nada mais é que um painel/display que lhe fornece várias informações sobre seu veículo, como, por exemplo, rotação do motor, velocidade real, etc. Muitos carros não possuem este já integrados ao veículo (como eu, por exemplo, que tenho um UNO 2009); no entanto, o que muitos não sabem é que todo mundo pode usar este recurso, até então só conhecido por mecânicos e por poucas pessoas. E o melhor de tudo: sem ter que gastar uma fortuna pra isso.

Todos os veículos possuem módulos integrados a sensores eletrônicos que processam cada elemento do funcionamento do veículo. Essa quantidade módulos varia de acordo com cada modelo. Mas como é feito essa “leitura”? Você provavelmente já dever ter visto, em vídeos institucionais de oficinas autorizadas, mecânicos com uma espécie de computador de mão conectado ao carro, fazendo análise. Como sempre é muito rápido, não pra se notar o que especificamente é aquilo. “Aquilo” é um leitor que, conectado à uma porta chamada de conector OBD, interpreta os códigos gerados e fornece os resultados e estatísticas sobre o veículo.

Ok, Qaiq, legal. Mas o que é esse OBD?

OBD é a sigla de “On Board Diagnostics” – ou diagnóstico de bordo – uma interface padrão criada pela indústria automotiva na década de 1990, que permite que qualquer computador acesse e leia as informações processadas pela central eletrônica do carro. Toda vez que algo de errado acontece, assim como em Sistemas Operacionais, é gerado um código erro que pode ser lido por qualquer dispositico/computador de diagnóstico. Este, conectado à porta OBD, juntamente com seu software, é capaz de interpretar esse código de erro e os conjuntos de informações dessa interface e assim ajudar o mecânico a detectar o erro e/ou monitorar o funcionamento do motor.

Sendo assim, mesmo não estando acessível a todos, devemos concordar que qualquer pessoa pode acessar as informações de seu próprio veículo, por qualquer motivo.

O tal “leitor OBD”

obd

Existem várias opções disponíveis no mercado, atualmente. Opções que transmitem dados via cabo USB, Wi-fi e bluetooth são as mais comuns. Porém, infelizmente, nós usuários de iOS temos algumas regras, por hora negativas, de usuários de Android, que devem ser obedecidas. A principal, e única relevante, é que atualmente só é possível se conectar em dispositivos que transmitam os dados via Wi-fi. Em sites como o Mercado Livre e eBay você encontra, porém os preços são elevados. Buscando por modelos de qualidade e preço acessível nós encontramos um que é vendido por US$37,60 no site dx.com.

Legal, legal. Mas como eu utilizo este “troço”?

Geralmente, esse conector OBD fica sob o painel, so lado esquerdo do volante. Você já deve ter percebido que, em seu carro, há uma fenda (como em um parafuso), correto? Pois é. Abrindo, com uma chave de fenda mesmo, você encontrará esse conector. Após conectar o dispositivo à porta basta pressionar o botão ‘ON/OFF’ que ele inicia. Ele irá criar uma rede Wi-Fi e você deverá conectar seu iGadjet nele. A senha padrão é 12345, mas esta pode variar (não se preocupe: a senha virá junto com o manual). O modelo que citamos acima é o mais recomenda pois possui um preço bastante acessível e bem pequena, ocupando pouquíssimo espaço.

Feito isso, você abre em seu aparelho um aplicativo capaz de ler, interpretar os códigos e gerar os resultados e a mágica está feita: em sua tela, relatórios, dados e afins serão mostrados.

Os aplicativos

Existem dezenas de opções da App Store, porém muitas delas, além de pagas, não servem pra quase nada. Daremos a vocês duas opções: uma paga, e uma gratuita. Seguem:

icon_

iOBD2

Preço: gratuito.
Disponibilidade: iPhone, iPod touch e iPad.
Tamanho: 37MB.
Idioma português disponível: não.

[zilla_button url=”https://itunes.apple.com/app/iobd2/id528881858?mt=8″ style=”grey” size=”small” type=”round” target=”_self”] Baixar [/zilla_button]

Prints

iPhone|iPod touch

prints_iphone

iPad

prints_ipad

icon_zilla

Zilla: Digital Dashboard & HUD

Preço: US$2,99
Disponibilidade: iPhone, iPod touch.
Tamanho: 9.5 MB.
Idioma português disponível: não.

[zilla_button url=”https://itunes.apple.com/us/app/zilla-digital-dashboard-hud/id415752919?mt=8″ style=”grey” size=”small” type=”round” target=”_self”] Baixar [/zilla_button]

Prints | Vídeo

app_zilla

Nós, da equipe do iPod School recomendamos o Zilla. Mas por quê? Mesmo não sendo compatível com iPad, ele é nossa escolha pois é o que possui uma interface bem mais agradável e profissional, possui mais recursos e a precisão é bem superior ao iOBD2. E, além do mais, ele possui um preço bem acessível.

E você, qual dos dois achou mais interessante? Já usa em seu automóvel? Nos envie seu vídeo/review para publicarmos em nosso blog!