iPod School

Como declarar imposto de renda pelo iPhone?

André BazagliaAndré Bazaglia

A Receita Federal lançou apps para diferentes plataformas destinados a todos os contribuintes do Imposto de Renda 2015. Neste ano, precisa declarar quem recebeu acima de R$ 26.816,55 em 2014, e o prazo para declaração é 30 de abril. Diante de um universo cada vez mais marcado pelas facilidades da tecnologia, a Receita Federal se mostrou bastante aliada às boas práticas de multiplataforma. Veremos, nesta matéria, como os softwares desenvolvidos funcionam e para quais plataformas eles estão disponíveis.

A divisão de softwares é feita da seguinte forma: pelo programa/app do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), o contribuinte faz o preenchimento da declaração. Com o programa Receitanet, a transmissão da declaração gerada é feita.

Versão clássica pra computadores (Windows/Mac/Linux)

Através de uma página específica no site oficial da Receita, você pode selecionar sua plataforma (ela será pré-detectada automaticamente) para baixar os dois programas. Eles estão disponíveis para Windows (.exe), Linux em 32 bits e 64 bits (.bin), Mac (.app), Solaris (.jar) e em uma versão multiplataforma (.zip).

O único requisito para rodar o software para computadores é possuir a Máquina Virtual Java (JVM), na versão 1.7.0 ou superior. Caso você use Mac e não tenha o Java, abre o seu Terminal e digite java, seguido da tecla Enter. Uma janela solicitando a instalação do Java será exibida. Usuários de Windows, Linux ou outros sistemas podem instalar o Java através do seu site oficial, o java.com.

Versão para smartphones

A versão do IRPF para iOS possibilita o início de um rascunho de declaração. Os recursos destacados pela Serpro são:

Faça o download gratuitamente através da App Store. [IRPF – Serpro]. Usuários do Android podem usar o app equivalente, disponível na Google Play.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Thiago Cruz

    O aplicativo não tá funcionando para o envio do IRPF, ano base 2015.

    • Adílio Nunes

      Ano base 2015, acho eu que é só pro ano que vem, esse ano de 2015, não trabalhamos ainda !!, temos que declarar ano 2014 que trabalhemos… Acho que por isso vc não consegue enviar …