Press "Enter" to skip to content

Como atualizar o iPhone sem perder o desbloqueio: Sn0wbreeze

No dia 7 de março, o iOS 5.1 foi lançado. Apesar de ainda não existir o jailbreak untethered para ele, é possível realizar o tethered, que possui uma limitação: você não pode reiniciar o aparelho livremente, depende de um computador para iniciar o sistema operacional iOS.

A dica de hoje é para você atualizar seu iPhone para qualquer versão mais recente sem perder o desbloqueio não-oficial dele. Portanto, se você usa Gevey, ultrasn0w ou qualquer programa de desbloqueio, esta dica é válida para você. O arquivo de atualização de software baixado pelos servidores da Apple possuem duas partes: o software, que é o sistema que o aparelho roda, e a baseband. O iOS pode ser atualizado, mas a baseband é que não pode ser. O Sn0wbreeze é o programa que dá conta disto: fará com que seu iTunes atualize apenas o sistema operacional do aparelho, deixando a baseband como ela provavelmente está: em uma versão desbloqueável.

A imagem acima representa o chipzinho que causa tanta dor de cabeça em muitos usuários que atualizam seus iPhones bloqueados de fábrica (geralmente comprados no exterior). O sistema baseado no ThreadX que a Apple usa faz com que a baseband só grave versões que são assinadas pela Apple, que são sempre as mais recentes. Sendo assim, uma vez que a baseband é atualizada, NÃO há como voltar para uma versão antiga.

Como atualizo o iOS sem atualizar a baseband?

Se seu iPhone é bloqueado de fábrica e você usa algum chip externo ou modificação no sistema (ultrasn0w) para desbloqueá-lo, esta dica universal é totalmente válida para você.

Tutorial:

1) Primeiramente, baixe o programa Sn0wbreeze para Windows clicando aqui. (se o link não funcionar, baixe pelo site oficial aqui).

Agora, baixe também o arquivo de atualização do iOS. A versão que deve ser baixada é a última (atualmente, a 5.1). Baixe a versão correspondente à versão do seu iPhone clicando aqui, ou se você preferir, dentro do próprio Sn0wbreeze estão os links para download.

2) Verifique que você já passou o .NET Framework instalado. Se não possui, baixe-o pelo site da Microsoft clicando aqui.

3) Tendo os dois requisitos mínimos acima, vamos abrir o Sn0wbreeze, que foi baixado anteriormente. Ele vem dentro de um .zip. Extraia-o para qualquer lugar, como sua área de trabalho, por exemplo, e dê um duplo clique em seu ícone. Você verá uma mensagem de introdução, e assim que clicar em “OK”, a seguinte tela:

4) Na tela acima, clique na seta azul para avançar. O programa pedirá para você selecionar o arquivo .ipsw correspondendo ao seu aparelho. O arquivo é aquele que você baixou anteriormente. Clique no botão “Browse” e selecione-o.

5) Depois de selecionar o arquivo .ipsw e clicar na seta azul duas vezes, o programa perguntará qual modo você deseja usar. Selecione o “Baseband Preservation Mode”. Ele é o último da lista das três opções.

6) Agora, basta aguardar até que o programa termine de criar o arquivo de restauração customizado. Geralmente, este processo demora um pouco. É só aguardar. No final, você verá a seguinte tela:

7) Pressione OK, e em seguida, o Sn0wbreeze lhe dará as instruções para colocar seu aparelho no modo DFU, necessário para que o arquivo customizado sem a baseband que ele gerou seja aplicado. A tela que você verá será assim:

8 – Plugue o seu dispositivo, se você não o fez, e clique em “OK”. Então você será solicitado a colocar o seu dispositivo em modo DFU, que você pode fazer seguindo as instruções da tela. Se tudo correr como esperado, o programa avisará com um prompt de confirmação e a tela do seu dispositivo deve estar preta.

A sequência de botões que o programa pede para você seguir pode ser feita assim:

– Com o aparelho desligado, pressione e mantenha pressionados os dois botões do iPhone por 10 segundos
– Após os 10 segundos, solte o botão de cima, mas continue pressionando o botão de baixo por mais 10 segundos.

Simples assim! O patch do iREB será rodado, e o iTunes, quando aberto, reconhecerá seu aparelho em modo de restauração.

Pressione a tecla shift em seu teclado e clique no botão restaurar. Uma janela pedirá para você indicar o caminho da versão criada pelo Sn0wbreeze salva em seu desktop. É importantíssimo que esta janela apareça e que você selecione o arquivo que o sn0wbreeze gerou nela. Caso a janela não apareça ou você selecione o arquivo errado acidentalmente, desconecte o iPhone do computador antes que o iTunes comece a copiar qualquer arquivo.

Dúvidas ou qualquer problema? Nós lhe ajudamos!

Se você deixar um comentário com dúvidas por aqui, ele dificilmente será respondido. Temos um fórum desenvolvido exclusivamente para você tirar suas dúvidas. Não quebre a cabeça para nada, use nosso fórum! 😉

http://www.ipodschool.com/forum