Press "Enter" to skip to content

Como a Apple poderia implementar widgets na homescreen do iOS

Existentes no Windows Phone e no Android, widgets sempre passaram longe do sistema operacional da Apple para smartphones e tablets, o iOS. A empresa da maçã mordida prefere insisir em ícones estáticos. Não dá para negar que dá certo: o iOS tem, hoje, a interface mais linda entre todos os sistemas operacionais móveis. Isso não significa, no entanto, que o que já é bom possa ser ainda mais melhorado.

ios-widgets-iphone

Não há como ser mais simples e intuitivo do que o que o designer propõe: não há menu e não há opções ocultas. Você simplesmente amplia e reduz os ícones que você quiser com o movimento de pinça (o mesmo que você usa desde sempre para ampliar fotos o iOS). Os widgets (“blocks”) são criados a partir daí.

Em dois vídeos, o Jay Machalani, criador do conceito, explica sua proposta – e faz isso MUITO BEM.

Lembre-se que o iOS 8 será apresentado amanhã, dia 2 de junho, às 14 horas, no evento que cobriremos em live.ipodschool.com. Apesar do conceito ser visualmente lindo e introduzir elementos gráficos que são bem a cara da Apple, ele não passa de uma proposta – e não é um rumor. Pode ser que a Apple, por coincidência, apresente o recurso no iOS 8. No entanto, é mais provável que isso fique apenas na nossa imaginação…