Press "Enter" to skip to content

Como a Apple empurrou o Apple Watch aos usuários do iPhone

A publicidade do Apple Watch invadiu os iPhones com a chegada do iOS 8.2. O que a Apple fez foi bastante impactante: adicionou o aplicativo “Apple Watch” a todos os aparelhos sem autorização prévia do usuário. Como sempre, seguindo uma linha de design bastante admirável a ponto da inclusão do ícone não causar desconforto no usuário, o app no mínimo chama a atenção do usuário: é como uma propaganda que aguarda para ser tocada. Dentro do app, exatamente da opção de “Iniciar Emparelhamento” — a opção principal –, há ainda um hyperlink: “Mais informações sobre o Apple Watch”. É por ele que a Apple tem a oportunidade de convencer o usuário a comprar o seu produto.

apple-watch-home

Por mais que a iniciativa de tornar o Apple Watch um recurso padrão e nativo no sistema facilite a configuração do Watch por seus proprietários — não há, por exemplo, a necessidade de baixar um app externo da App Store, e isso torna a experiência mais fácil ainda (é só comprar e usar). No entanto, inflar a tela inicial com apps — não só o Watch, mas também outros, de maneira geral –, é um pouco ruim em algumas situações.

O Android já resolveu esse problema permitindo que o usuário liste apenas os apps que ele deseja em sua tela inicial, com um atalho rápido à exibição de todos os apps. Mas quando se trata do iOS, bem, há três caminhos para resolver o problema. Dois dependem de você, e um depende da Apple.

Dica #1: Restrições

O Safari, a câmera, o Facetime e outros apps podem ser ocultados por completo do iOS. Em Ajustes > Geral > Restrições, você pode desativar alguns apps e/ou serviços que não deseja usar no aparelho. Quando eles são desativados, seus respectivos ícones são ocultados da tela inicial do seu sistema. No entanto, não é possível restringir todos os apps: na verdade, não é possível restringir quase nenhum app. A Apple ainda trabalha com esse recurso de forma bastante limitada.

Dica #2: Pastas

Criar uma pasta dentro do iOS e colocar apps da Apple que você não usa ou que usa pouco dentro dela é uma boa solução para reduzir o espaço usado pela sua tela inicial. Isso pode te garantir menos tempo procurando por apps e mais tempo os usando.

newsstand

Proposta para a Apple: esconder ícones por padrão

A Apple poderia simplesmente implementar um recurso que seria de utilidade de muitos usuários, não há dúvidas: ocultar ícones indesejados da tela inicial. Veja: o recurso “Restrições” é capaz de ocultar alguns apps, por que não expandir isso ao resto do sistema? Quem sabe essa não seja uma das novidades do iOS 9. Até lá, você será obrigado a ter o ícone do Apple Watch na home screen, mesmo que não pretenda comprar um.