Press "Enter" to skip to content

Com o novo iOS 5 você não precisa mais de cabos. Veja como usar essa novidade!

Uma das grandes e melhores novidades do iOS 5 (pelo menos para mim), é o PC-Free. Desde quando saiu as versões betas que eu uso, e sinceramente não sei como conseguia viver antes sem o PC-Free.

Wi-fi sync

Agora com o iOS 5 você praticamente não irá precisar mais do cabo USB (exceto para carregar é claro). Além do cabo, você também poderá eliminar a “utilidade” do iTunes, ficando completamente livre do PC. Parece ser complicado, mas afirmo mais uma vez, com a Apple, tudo é simples, com alguns pequenos passos você será livre dos cabos e do iTunes que prendem seu device!

Então, como já estava dizendo, você pode facilmente ficar livre dos cabos e do iTunes. Isso só é possível graças a alguns novos serviços da Apple, sendo que o principal deles é o iCloud. Agora deixa eu para der falar (escrever) e mostrar para vocês.

Pra quem acabou de comprar seu primeiro device da Apple você pode nem precisar do iTunes, pois agora, você não precisa mais dele para configurar seu iPod/iPhone/iPad (Veja como ficou a nova configuração do iOS 5).

Caso você atualizou o seu iPhone, você terá que usar o iTunes pelo menos uma vez para recuperar seu backup.

Depois que seu iPhone já estiver corretamente com seu iOS 5 instalado e iCloud configurado, é só seguir os passos:

(clique nas imagens para aumentá-las)

  • Para não usar mais o cabo USB para configurar:

Abra seu iTunes (já na versão 10.5) e clique no seu device. Veja a imagem:

Existem duas opções exemplificadas na imagem. A primeira é a opção de backup pelo iCloud (eu recomendo*) ou pelo próprio iTunes.

A segunda opção é a de “Sincronizar com esse iPad/iPhone/iPod via Wi-fi”. Essa é a melhor de todas. É só você dar um “check” nessa opção e depois ir no seu device em Ajustes – Geral – Sincronizar via Wi-fi como exemplificado na imagem abaixo:

Pronto. Feito esses passos o seu device irá sincronizar automaticamente com o seu iTunes toda vez que ele se ligar a uma fonte de alimentação e esteja na mesma rede Wi-Fi, ou então quando acionado manualmente pelo usuário.

  • Atualizar o iOS do seu device sem precisar do iTunes (OTA – Over The Air)

Mais um novo recurso é poder atualizar o seu device (exemplo: iOS 5.0 -> 5.1) sem a necessidade do iTunes e até pelo 3G.

Esse recurso já foi testado nas versões betas e me surpreendeu. Enquanto um firmware baixado pelo itunes pesava cerca de 800mb, pelo OTA o tamanho dele era cerca de 130mb, aumentando a velocidade e facilitando a atualização pelo 3G. Para atualizar é muito simples. É só ir em Ajustes – Geral – Atualização de software. Caso exista uma atualização disponível você terá a opção de baixá-la, caso não tenha, você verá isso:

Além disso, quando a atualização estiver disponível, o ícone do push (igual nos e-mail) avisará que (com o número 1) que há uma atualização a ser feita.

  • Livre-se do iTunes por completo com o iCloud.

Com o novo iCloud você terá tudo do seu device na nuvem, fotos, email, backups, documentos, músicas, aplicativos e mais. Com isso, a sua biblioteca do iTunes ficará praticamente completa no iCloud.

Dessa forma toda vez que você necessitar restaurar seu device, você poderá restaurar a partir do iCloud e terá tudo o que o iTunes também tem, a única diferença é que você terá que baixar tudo da internet, ou seja, em uma velocidade baixa, você demorará algumas horas ou dias para completar a restauração. Já no iTunes, é tudo via rede e bem mais rápido.

“Abre aspas…

(Anônimo) – Mas se no iTunes tudo é mais rápido (pelo menos no brasil), porque usar o iCloud para backups?

(iPod School) – É uma boa pergunta. E eu respondo com outra. Você já precisou fazer uma restauração e esqueceu de fazer o backup e perdeu os contatos e tarefas feitas antes do último beckup? Isso já aconteceu comigo algumas vezes. Com o iCloud o backup é feito automático todos os dias. Além disso, se você estiver em viajem sem o seu PC pessoal, você poderá restaurar perfeitamente seu device a partir do iCloud.

…Fecha aspas”

Para fazer o Backup pelo iCloud você irá dar um “check” em Criar backup no iCloud no iTunes. (mostrado na primeira imagem). Feito isso, você ativará essa opção. Você também pode fazer manualmente backup no iCloud pelo seu dispositivo indo em Ajustes – iCloud – Armazenamento e Backups como exemplifica as imagens:

Pronto. Com essas dicas você ficará livre!

* Eu recomendo o backup pelo iCloud, pois assim você não se preocupará em ficar fazendo backup e caso você queira fazer um backup manual pelo iTunes também é possível, é só clicar em cima do seu device com o botão esquerdo do mouse e depois na opção backup, ele criará um backup pelo iTunes mesmo se a opção “Criar backup no iCloud” estiver marcada.

Se você gostou desse pequeno tutorial, divulgue para seus amigos. Não queira ser o(a) único(a) a saber.

Obrigado!